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18 alimentos ricos em vitamina C e quantidade recomendada

vitamina C
4 minutos de leitura

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é essencial para o nosso corpo, ou seja, não produzimos e devemos ingerir pela alimentação ou suplementação.

Em geral, todas as frutas e verduras apresentam alguma quantidade de vitamina C. Na tabela abaixo, podemos observar os principais alimentos ricos em vitamina C e a quantidade em  cada 100 gramas de alimento.

ALIMENTOQUANTIDADE DE VITAMINA C EM 100g
Acerola941,4 mg
Pimentão (amarelo, verde e vermelho)Entre 100 a 200 mg
Mamão Papaia82,2 mg
Goiaba vermelha80,6 mg
Mamão Formosa78,5 mg
Couve manteiga refogada76,9 mg
Kiwi70,8 mg
Manga Palmer65,5 mg
Morango63,6 mg
Laranja Pera53,7 mg
Tangerina Poncã48,8 mg
Brócolis 42 mg
Limão Tahiti38,2 mg
Batata-doce23,8 mg
Couve-flor23,7 mg
Acelga22,6 mg
Mexerica Murcote21,8 mg
Tomate21,2 mg
Fonte:  Tabela de Composição dos Alimentos (TACO), 2011.
vitamina c

Qual fruta tem mais vitamina C?

A fruta campeã da vez com certeza é a acerola, como alimento mais rico em vitamina C. Como podemos ver na tabela anterior, 100 gramas de acerola contém cerca de 941,4 mg de vitamina C.

O importante dentro de uma alimentação saudável é a variação. Inclua a acerola no seu hábito alimentar e intercale com os demais alimentos da tabela anterior, pois assim você poderá aproveitar outras vitaminas e minerais de cada um dos alimentos.

Qual a quantidade de vitamina C recomendada por dia?

Bom, é importante destacar que a vitamina C não é armazenada pelo nosso corpo e por isso a quantidade consumida em excesso é eliminada pela urina. Portanto, o consumo de alimentos ricos em vitamina C deve ser diário.

A quantidade diária que devemos ingerir varia conforme a idade, o gênero e condições de saúde.

  • Para crianças de 1 a 3 anos: a dose mínima recomendada é de 15 mg e a dose máxima 400 mg;
  • Crianças de 4 a 8 anos: a dose mínima recomendada é de 25 mg e a dose máxima 600 mg; 
  • Crianças de 9 a 13 anos: a dose mínima recomendada é de 45 mg e a dose máxima 1200 mg; 
  • Adolescentes de 14 a 18 anos: a dose mínima recomendada é de 65mg para as mulheres e 75 mg para os homens e a dose máxima 1800 mg; 
  • Adultos a partir dos 18 anos: a dose mínima recomendada é de 75 mg para as mulheres e 90 mg para os homens e a dose máxima 2000 mg; 
  • Gestantes com menos de 18 anos: a dose mínima recomendada é de 80 mg e a dose máxima 1800 mg; 
  • Gestantes a partir dos 18 anos: a dose mínima recomendada é de 80 mg e a dose máxima 1800 mg. 

No entanto, os estudos científicos mostram que algumas condições, como um estilo de vida estressante, o hábito de fumar e algumas doenças, podem aumentar a necessidade de ingestão mínima de vitamina C diariamente. 

Ponto de alerta

Aqui vale a sua atenção. Tome cuidado para não ultrapassar a dose máxima indicada, porque o excesso de vitamina C pode trazer malefícios à saúde.

De acordo com os estudos científicos, adultos sem problemas renais podem consumir até 2 gramas ou 2000 mg de vitamina C por dia de forma segura. Para pessoas que têm cálculos renais (pedras nos rins), a quantidade limite é 1 grama por dia.

Descobriu quais são os alimentos ricos em vitamina C e qual a quantidade recomendada? Então continue com a Vhita nas redes sociais e continue aprendendo sobre nutrição, saúde e bem-estar.

Quer saber mais?

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

7 comentários em “18 alimentos ricos em vitamina C e quantidade recomendada”

    1. Oi Josue,

      Fico feliz em saber que você gostou do artigo! A acerola realmente é uma fonte incrível de vitamina C, e é ótimo que você tenha um pé dessa fruta em seu quintal. Aproveitar um suco bem geladinho de acerola deve ser uma delícia, ainda mais sabendo dos benefícios que a vitamina C traz para a saúde.

      Se você tiver mais dúvidas ou quiser saber mais sobre outros nutrientes ou alimentos, não hesite em perguntar. Estamos aqui para fornecer informações e ajudar no que for preciso.

      Continue desfrutando dos benefícios da acerola e de uma alimentação saudável!

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