Quais são os alimentos ricos em vitamina C? | Dra. Simone Geraldini

| |

Quais são os alimentos ricos em vitamina C? 

Falou em vitamina C, todos nós lembramos da laranja e do limão, não é verdade? Por isso hoje eu preparei para vocês uma lista dos alimentos mais ricos em vitamina C, além da laranja e do limão.

Você sabia que além das frutas cítricas, algumas frutas não cítricas e até mesmo alguns vegetais e a batata doce são fonte de vitamina C?

Quer descobrir quais são os alimentos que mais nos oferecem vitamina C? Então vem com a gente na leitura deste texto!

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é uma vitamina essencial para o nosso corpo, ou seja, nosso corpo não é capaz de produzi-la, e por isso devemos ingerir pela alimentação ou suplementação, quando necessário.

De forma resumida, podemos dizer que a vitamina C é importante para nosso organismo porque ela é necessária para a função do sistema imunológico, para a produção de colágeno e outras proteínas, melhora a absorção do ferro quando ingeridos na mesma refeição, além de ter uma função antioxidante.

Alimentos fontes de vitamina C

Em geral, todas as frutas e verduras apresentam alguma quantidade de vitamina C, mas vejam que curioso:

O escorbuto, uma doença causada pela deficiência de vitamina C e na qual ocorre uma síntese defeituosa do colágeno no corpo, ficou muito conhecido por atingir navegadores na Idade Média, uma vez que os tripulantes não tinham à disposição frutas e verduras fonte de vitamina C nas suas longas viagens.

Mas, o curioso é que o escorbuto não atingiu apenas os navegadores, por muitos anos, atingiu também  a maioria dos povos no norte europeu até o fim da idade média e a doença só diminuiu com a introdução da batata na dieta europeia, a partir do século XVII

As melhores fontes de vitamina C e que fazem parte dos hábitos dos brasileiros são as frutas cítricas, goiaba, tomate, pimentão, batata doce e verduras

Na tabela abaixo podemos observar os principais alimentos fonte de vitamina C, e a quantidade de vitamina C a cada 100 gramas de alimento:

 

Alimento Quantidade de Vitamina C (mg/100g)
Acerola 941,4
Pimentão amarelo, verde e vermelho entre 100 e 200
Goiaba vermelha 80,6
Mamão Papaia 82,2
Mamão Formosa  78,5 
Couve manteiga refogada 76,9
Kiwi 70,8
Manga Palmer 65,5
Morango 63,6
Laranja Pêra 53,7
Tangerina Poncã 48,8
Brócolis cozido 42
Limão tahiti 38,2
Batata Doce Cozida 23,8
Couve-flor cozida 23,7
Acelga crua 22,6
Mexerica Murcote 21,8
Tomate 21,2

Fonte:  Tabela de Composição dos Alimentos (TACO), 2011.

Qual fruta tem mais vitamina C?

A campeã da vez com certeza é a acerola, pois como podemos ver na tabela anterior, 100 gramas de acerola contém nada mais nada menos do que 941,4 mg de vitamina C.

Mas, o importante dentro de uma alimentação saudável é a variação, então não precisa ficar na neura de comer acerola todos os dias, varie com os demais alimentos da tabela anterior, pois assim você poderá aproveitar outras vitaminas e minerais de cada um dos alimentos.

Quantidade de vitamina C por dia

Bom, é importante destacar que a vitamina C não é armazenada pelo nosso corpo e por isso a quantidade consumida em excesso é eliminada pela urina. Portanto, o consumo de vitamina C deve ser diário.

A quantidade diária que devemos ingerir varia conforme a idade, o gênero e condições de saúde.

  • Para crianças de 1 a 3 anos a dose mínima recomendada é de 15 mg e a dose máxima 400 mg 
  • Crianças de 4 a 8 anos a dose mínima recomendada é de 25 mg e a dose máxima 600 mg 
  • Crianças de 9 a 13 anos a dose mínima recomendada é de 45 mg e a dose máxima 1200 mg 
  • Adolescentes de 14 a 18 anos a dose mínima recomendada é de 65mg para as mulheres e 75 mg para os homens e a dose máxima 1800 mg 
  • Adultos a partir dos 18 anos a dose mínima recomendada é de 75 mg para as mulheres e 90 mg para os homens e a dose máxima 2000 mg 
  • Gestantes com menos de 18 anos a dose mínima recomendada é de 80 mg e a dose máxima 1800 mg 
  • Gestantes a partir dos 18 anos a dose mínima recomendada é de 80 mg e a dose máxima 1800 mg 

No entanto, os estudos científicos mostram que algumas condições, como um estilo de vida estressante, o hábito de fumar assim como algumas doenças, podem aumentar a necessidade de ingestão mínima de vitamina C diariamente. 

Aqui vale um alerta, para não ultrapassar a dose máxima indicada, porque em excesso a vitamina C assim como outros nutrientes pode trazer malefícios a nossa saúde.

De acordo com os estudos científicos, adultos sem problemas renais podem consumir até 2 gramas ou 2000 mg de vitamina C por dia de forma segura, mas uma exceção é feita para pessoas que formam cálculos renais (pedras nos rins), nesse último caso, não se deve ultrapassar o 1 grama por dia, beleza?

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Deixe um comentário