Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 10 principais frutas que aumentam a imunidade

10 principais frutas que aumentam a imunidade

Foto com diversas frutas cítricas
3 minutos de leitura

A imunidade é um tema complexo e influenciado por diversos fatores, sendo a alimentação um dos principais. Diversos nutrientes que consumimos desempenham um papel importante na regulação do sistema imunológico.

No entanto, quando falamos sobre frutas que aumentam a imunidade, podemos focar em um dos nutrientes que mais contribuem com as defesas do organismo: a vitamina C.

As frutas são grandes fontes de vitamina C. Incluir elas na alimentação diária contribui com a manutenção de bons níveis do nutriente no corpo, portanto separamos as cinco frutas mais ricas em vitamina C para aumentar a imunidade.

FRUTAQUANTIDADE DE VITAMINA C EM 100g
Acerola (polpa)1505,20 mg
Caju (polpa)257,33 mg
Mexerica111,97 mg
Goiaba89,90 mg
Mamão 80,37 mg
Kiwi70,78 mg
Morango69,80 mg
Manga65,52 mg
Carambola60,87 mg
Laranja47,32 mg
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

Cuidados para consumir as frutas que aumentam a imunidade

Ao manipular e preparar as frutas fontes de vitamina C existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a integridade do alimento e a entrega dos nutrientes.

  • A vitamina C é sensível ao calor, evite preparações que aqueçam as frutas, para não perder o nutriente;
  • A luz e o oxigênio também levam a redução da vitamina C, ou seja, consuma as frutas picadas ou sucos logo após o preparo;

Além de garantir que não haverá perdas na quantidade total de vitamina C presente na fruta, existem alguns cuidados relacionados ao armazenamento correto e higienização dos alimentos.

  • Algumas frutas, como laranja, mexerica, goiaba e mamão, podem ser armazenadas sem refrigeração. Porém, tome cuidado com a qualidade das frutas em dias quentes;
  • As demais frutas precisam de refrigeração no armazenamento. Guarde-as na geladeira;
  • O congelamento conserva os nutrientes das frutas e pode ser utilizado para maior aproveitamento das polpas;
  • As frutas que serão consumidas que casca devem ser higienizadas corretamente:
    • Casca dura: Utilizar uma escovinha e sabão ou detergente neutro para lavagem. Secar corretamente com papel toalha ou pano limpo antes de consumir;
    • Casca mole: Deixar imerso em 1 litro de água com 1 colher de sopa de vinagre de álcool por 15 minutos. Após o primeiro passo, lavar com água corrente e secar com papel toalha ou pano limpo.

Além da vitamina C, existem outras vitaminas para a imunidade importantes. Uma alimentação de qualidade, rica e diversificada, fornece os nutrientes necessários e contribui com a saúde.

Quando a dieta não consegue suprir todos os nutrientes do qual precisamos, a suplementação pode ser utilizada como complemento. Garantindo assim o bom funcionamento do sistema imunológico.

Quer saber mais?

Referências:

CUPPARI, L. Nutrição Clínica no Adulto. São Paulo: Manole, 3ª Ed. 2014.

3/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.