Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina C comprimido ou efervescente?

Vitamina C comprimido ou efervescente?

Vitamina C comprimido
3 minutos de leitura

Uma das formas mais comuns de suplemento de vitamina C é o efervescente, normalmente saborizado de alguma fruta cítrica e adoçado artificialmente, para relembrar as fontes naturais da vitamina. 

Porém, qual a melhor vitamina C, efervescente ou comprimido? O formato em comprimidos é a melhor forma de consumir o nutriente. Isso se deve a três características principais dos suplementos em comprimidos:

  • Somente os ingredientes essenciais: ácidos ascórbico (nome científico da vitamina) e um antiumectante (responsável pela manutenção da integridade do produto);
  • Concentração ideal para os benefícios da vitamina C de 1000mg (1g); 
  • Ausência de aditivos alimentares, que dão sabor, cor, cheiro ou textura.

Por que a Vitamina C efervescente não é um bom suplemento?

O suplemento de vitamina C no formato efervescente não é recomendado pelos especialistas e profissionais da área da saúde. Podendo inclusive ocasionar problemas de saúde devido o uso desse tipo de suplemento a longo prazo. 

Esse tipo de suplemento contém diversos aditivos artificiais que a longo prazo são prejudiciais à saúde, além de uma grande quantidade de açúcar por dose. Todos esses fatores somados botam em risco a saúde, e por isso devem ser evitados ao máximo.

Essa é a principal diferença entre vitamina c efervescente e comprimido. Na segunda opção, não estão incluídos os aditivos artificiais, entregando apenas o nutriente e seus benefícios.

Qual a melhor vitamina c comprimido?

A vitamina C em comprimidos é o melhor formato de apresentação de suplemento, pois comporta uma boa quantidade do nutriente, conferindo uma boa concentração e absorção. É a mais recomendada.

As principais indicações para o consumo do suplemento são:

  • Evitar inadequações do nutriente no organismo;
  • Evitar doenças relacionadas a falta da vitamina;
  • Benefícios para a pele, cabelo e unhas;
  • Complemento ao sistema imunológico no combate a gripes e resfriados.

Ao realizar a análise dos pontos positivos e negativos de cada tipo de suplemento, fica mais fácil saber qual suplemento escolher para obter os benefícios desse nutriente para sua saúde.

Conheça as vitaminas e minerais da Vhita e veja formulações únicas e de alta qualidade.

Quer saber mais?

Referências:

BAHAL, Priya; DJEMAL, Serpil. Dental erosion from an excess of vitamin C. Case reports in dentistry, v. 2014, 2014.

3.3/5 - (25 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

34 comentários em “Vitamina C comprimido ou efervescente?”

  1. Particularmente, eu recomendo a todos que façam o uso diário de multivitamínicos, principalmente depois de uma refeição pesada como almoço ou jantar. A maioria das pessoas têm o dia a dia bem corrido e, por isso, acabam não conseguindo se alimentar em casa ou comer da maneira que correta. Sendo assim, fica muito difícil atingir a nossa necessidade diária de micronutrientes específicos, o que resulta em um déficit no nosso organismo. É aí que entram os multivitamínicos. Os benefícios são imensos, desde o fortalecimento do sistema imunológico, até o melhor funcionamento do nosso organismo. Sinceramente, recomendo demais que utilizem! Inclusive, eu encontrei uns descontos bem legais e o produto é de altíssima qualidade em um site de fora https://www.couponcodeguide.com/en/coupon-codes/iherb.com/countries/singapore/iherb-discount-code-and-delivery

    1. Oii Luiz,

      Para entender como escolher um bom suplemento, segue algumas dicas:

      > Quantidade de ingredientes presentes na formulação do produto: Um bom suplemento contém apenas “Ácido ascórbico (Vitamina C)” e um antiumectante, para conservar e manter a integridade e qualidade da vitamina.
      > Tipo de apresentação (cápsulas, comprimidos, sachês ou tabletes): O melhor suplemento de vitamina C em comprimidos, a qual além de ser a mais pura, ainda costuma conter a concentração ideal para o consumo diário do suplemento.
      > Concentração do produto: A melhor concentração para suplementar vitamina C é 1 g ou 1000 mg ao dia, pois atende às recomendações nutricionais da Vitamina C para todas as faixas etárias.

      Espero ter ajudado 😉

  2. Como diria minha avó:o que vem da terra pode ser melhor que o que vem das farmácias. As indústrias farmacêuticas ganham muuuito em cima de nosso desconhecimento.

    1. Oi Simas, tudo bem?

      O Importante é não conter esses aditivos mesmo.

      Esse tipo de suplemento geralmente, contém diversos aditivos artificiais que a longo prazo são prejudiciais à saúde, além de uma grande quantidade de açúcar por dose. Todos esses fatores somados botam em risco a saúde, e por isso devem ser evitados ao máximo.

      Essa é a principal diferença entre vitamina c efervescente e comprimido. Na segunda opção, não estão incluídos os aditivos artificiais, entregando apenas o nutriente e seus benefícios.

      Espero ter ajudado 😘

  3. Ivan Luis Pinto Fernandes

    É verdade que pelo fato de a vitamina C ser efervescente, compromete a absorçao adequada, ou seja, a vitamina C não pode ser efervescente?

    1. Ivan, tudo bem?

      O consumo da vitamina C efervescente não é a melhor forma de consumir vitamina C. Te digo porque esse tipo de vitamina C possui muitos compostos químicos e corantes, o que não traz grandes benefícios para a saúde. O ideal é consumir uma vitamina C com poucos ingredientes na fórmula e que possa apresentar laudo técnico, certificando sua pureza e qualidade.

      Dá uma olhadinha na página da vitamina C da Vhita, que possui tudo o que comentamos: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

  4. Gente isso é muito verdade, a Vitamina C é um Ácido (assim como AAS) E pode prejudicar o estômago se for tomado errado. O Bicarbonato que vem junto na vitamina efervescente também prejudica o estômago. A melhor é em cápsula, o pessoal de academia sempre fala isso.

  5. O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação.

    1. Dr Deivison, tudo bem?

      A dose mais recomendada e considerada segura para consumo de vitamina C é de 1 g por dia, com essa quantidade você adquire seus benefícios, sem complicações. Essa também é concentração máxima permitida em suplementos, pelos órgãos de saúde no Brasil. Mas claro, essa é uma recomendação geral para pessoas saudáveis, cada caso é um caso. Então, o conselho que te damos, é procurar orientação profissional para saber qual a melhor dose de vitamina C para você.

  6. Mais a recomendação da OMS de vitamina C não seria de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens?
    Então porque a dica de ouro de 1000mg??:
    “DICA DE OURO: Procure por um suplemento de vitamina C em comprimido, com a dose de 1 g (1000 mg) ”
    Gostaria de entender melhor.

    1. Emile, tudo bem?

      Boa pergunta! É importante destacar que a vitamina C não é armazenada pelo nosso corpo e por isso a quantidade consumida em excesso é eliminada pela urina. Portanto, o consumo de vitamina C deve ser diário.

      A quantidade diária que devemos ingerir varia conforme a idade, o gênero e condições de saúde.

      Para crianças de 1 a 3 anos a dose mínima recomendada é de 15 mg e a dose máxima 400 mg
      Crianças de 4 a 8 anos a dose mínima recomendada é de 25 mg e a dose máxima 600 mg
      Crianças de 9 a 13 anos a dose mínima recomendada é de 45 mg e a dose máxima 1200 mg
      Adolescentes de 14 a 18 anos a dose mínima recomendada é de 65mg para as mulheres e 75 mg para os homens e a dose máxima 1800 mg
      Adultos a partir dos 18 anos a dose mínima recomendada é de 75 mg para as mulheres e 90 mg para os homens e a dose máxima 2000 mg
      Gestantes com menos de 18 anos a dose mínima recomendada é de 80 mg e a dose máxima 1800 mg
      Gestantes a partir dos 18 anos a dose mínima recomendada é de 80 mg e a dose máxima 1800 mg
      No entanto, os estudos científicos mostram que algumas condições, como um estilo de vida estressante, o hábito de fumar assim como algumas doenças, podem aumentar a necessidade de ingestão mínima de vitamina C diariamente.

      Aqui vale um alerta, para não ultrapassar a dose máxima indicada, porque em excesso a vitamina C assim como outros nutrientes pode trazer malefícios a nossa saúde.

      De acordo com os estudos científicos, adultos sem problemas renais podem consumir até 2 gramas ou 2000 mg de vitamina C por dia de forma segura, mas uma exceção é feita para pessoas que formam cálculos renais (pedras nos rins), nesse último caso, não se deve ultrapassar o 1 grama por dia, beleza?

    1. Dinalva, tudo bem?

      Não conhecemos essa marca, mas caso o produto for de qualidade você pode sim tomar 2 comprimidos de 500mg para atingir a dose ideal de 1000mg dia! 🥰

    1. Maria, tudo bem?

      Boa pergunta! Recomendamos o consumo de 1 comprimido (1 grama) da nossa Vitamina C ao dia. Como o consumo da vitamina C trata-se é nutriente e não um remédio, não existe um tempo determinado para o consumo, pode ser consumido todos os dias e por tempo indeterminado.😀

  7. jose henrique campos trindade

    Acho bastante conveniente um blog de fabricante da vitamina c em comprimido ter um posicionamento tão contundente com relação a vitamina c efervescente.
    Se o efervescente é assim tão nocivo porque tantos laboratórios mais renomados fabricam e comercializam esse produto?

    1. Ninguém é obrigado a aceitar qualquer posicionamento. A colocação do laboratório foi no intuito de informar, aceitar ou não cabe a cada um. Pra mim foi muito útil e informativo. Se pra você não foi, busque outras opiniões de outros profissionais. Assim poderá tirar suas próprias conclusões acerca do tema. Já ouviu falar de segundas opiniões? Pode buscar até cem outras se se sentir mais seguro.

    2. Ela é mais agradavel ao paladar e facil de ingerir, entao vende muito. Tai os motivo$$$
      Mas creio que o MacDonalds tenha mais autoridadde para responder sobre venda de produtos nocivos…

  8. Olá? Qual a diferença entre tablete e comprimido? Não é a mesma coisa? Nunca vi esse tablete. Só conheço a versão comprimido e efervescente ??

  9. Não sei como a ANVISA não investiga essa máfia da vitamina C efervescente. Caro pra caramba uma coisa que deveria ser acessível a todos porque naturalmente não produzimos isso em nosso corpo como alguns animais. Um produto que para indústria alimentícia é muito barato porque é usado até como conservante. Mas na hora de tomarmos como suprimento, são vendidos com gostinho de laranja e blablablá. Se eu quisesse refrigerante eu tomava uma garrafa de fanta.

    1. Marcos, tudo bem por aí?

      “Gi, tudo bem por aí?

      O consumo da vitamina C efervescente, não é a melhor forma de consumir vitamina C. Te digo porque: esse tipo de vitamina C possui muitos compostos químicos e corantes, o que não trás grande benefícios para saúde. Além disso, a quantidade de vitamina C (ou ácido ascórbico) presente no na sua composição, é muito pouco o que te obriga a consumir muito mais do produto aumentando o custo benefício. Ideal é consumir uma vitamina C com poucos ingredientes na fórmula e que possa apresentar laudo técnico, certificando sua pureza e qualidade. Dá uma olhadinha na página da vitamina C da Vhita, que possui tudo o que comentamos acima: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.