Vitamina C comprimido ou efervescente?

| | ,

Você está procurando uma vitamina C mas não sabe qual é a melhor opção? Fica tranquila, com tantas opções, é fácil mesmo ficar na dúvida. Por isso vamos te explicar quais são os benefícios e os ricos de cada tipo, comprimidos ou efervescente, do suplemento de vitamina C.

E já te adiantamos que vamos começar do melhor tipo de suplemento de vitamina C para o pior, fica de olho:

Vitamina C em tabletes

Esse é o melhor tipo de suplemento de vitamina C, você vai perceber com os próximos tópicos que esse é diferenciado dos outros. Isso porque a versão em tabletes, permite a concentração ideal para os benefícios da vitamina C.

A dose ideal para a suplementação é de 1 g (1000 mg) de vitamina C por dia, e você encontrará essa concentração em uma dose de vitamina C em comprimido, mas não na versão efervescente.

Isso acontece porque a capacidade de um comprimido é suficiente para os ingredientes essenciais do suplemento. Enquanto a versão efervescente além de ser pequena, o espaço que teria no suplemento é usado para incluir aditivos artificiais para dar características específicas, como o sabor de laranja. 

Então, DICA DE OURO: Procure por um suplemento de vitamina C em comprimido, com a dose de 1 g (1000 mg) e com o mínimo de ingredientes possíveis, como por exemplo a celulose microcristalina ou dióxido de silício.

Dessa forma você terá o suplemento mais puro e seguro para a sua saúde.

Vitamina C comprimido

É um dos melhores formato de apresentação da vitamina C, pois comporta uma boa quantidade do nutriente, conferindo uma boa concentração e absorção. É a mais recomendada.

Se você consome menos de 5 porções ao dia de frutas e verduras a versão em comprimidos ajuda a evitar que você desenvolva os sintomas da deficiência. Por exemplo, são sintomas comuns a inflamação na gengiva, pequenos sangramentos e demora no processo de cicatrização.

E se a intenção é ter benefícios para a beleza da pele, unhas, cabelos, fortalecimento do sistema de defesa, como o combate aos sintomas da gripe, a versão em comprimido é a mais recomendada.   

Vitamina C efervescente

A vitamina C efervescente não é recomendada pelos especialistas e profissionais da área da saúde. Inclusive existe um estudo mostrando um caso de problema de saúde grave devido o uso desse tipo de suplemento (1). 

E é para ficar preocupada mesmo, pois esse tipo de suplemento além de conter diversos aditivos artificiais que a longo prazo são prejudiciais a saúde, contém uma grande quantidade de açúcar por dose. Todos esses fatores somados botam em risco a sua saúde, e por isso deve ser evitado ao máximo.

Esperamos que com essa análise dos pontos positivos e negativos, de cada tipo de suplemento de vitamina C, você consiga escolher qual é o melhor para a sua saúde! Mas se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos perguntar aqui na sessão de comentários, nós adoramos conversar com vocês!

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

1- BAHAL, Priya; DJEMAL, Serpil. Dental erosion from an excess of vitamin C. Case reports in dentistry, v. 2014, 2014.

 
Anterior

Siga esses 3 passos e garanta a compra do Body Vhita

Excesso de vitamina D | Causas, sintomas e como tratar

Próximo

2 comentários em “Vitamina C comprimido ou efervescente?”

  1. Não sei como a ANVISA não investiga essa máfia da vitamina C efervescente. Caro pra caramba uma coisa que deveria ser acessível a todos porque naturalmente não produzimos isso em nosso corpo como alguns animais. Um produto que para indústria alimentícia é muito barato porque é usado até como conservante. Mas na hora de tomarmos como suprimento, são vendidos com gostinho de laranja e blablablá. Se eu quisesse refrigerante eu tomava uma garrafa de fanta.

    Responder
    • Marcos, tudo bem por aí?

      “Gi, tudo bem por aí?

      O consumo da vitamina C efervescente, não é a melhor forma de consumir vitamina C. Te digo porque: esse tipo de vitamina C possui muitos compostos químicos e corantes, o que não trás grande benefícios para saúde. Além disso, a quantidade de vitamina C (ou ácido ascórbico) presente no na sua composição, é muito pouco o que te obriga a consumir muito mais do produto aumentando o custo benefício. Ideal é consumir uma vitamina C com poucos ingredientes na fórmula e que possa apresentar laudo técnico, certificando sua pureza e qualidade. Dá uma olhadinha na página da vitamina C da Vhita, que possui tudo o que comentamos acima: https://www.vhita.com.br/products/vitamina-c-tabletes

      Responder

Deixe um comentário