Você está procurando uma vitamina C mas não sabe qual é a melhor opção? Fica tranquila, com tantas opções, é fácil mesmo ficar na dúvida. Por isso vamos te explicar quais são os benefícios e os ricos de cada tipo, comprimidos, efervescente ou tabletes, do suplemento de vitamina C.

E já te adiantamos que vamos começar do melhor tipo de suplemento de vitamina C para o pior, fica de olho:

Vitamina C em tabletes

Esse é o melhor tipo de suplemento de vitamina C, você vai perceber com os próximos tópicos que esse é diferenciado dos outros. Isso porque a versão em tabletes, permite a concentração ideal para os benefícios da vitamina C.

A dose ideal para a suplementação é de 1 g (1000 mg) de vitamina C por dia, e você não encontrará essa concentração em uma dose de vitamina C em comprimidos ou na versão efervescente.

Isso acontece porque a capacidade de um comprimido é muito pequena. Enquanto a versão efervescente além de também ser pequena, o espaço que teria no suplemento é usado para incluir aditivos artificiais para dar características específicas, como o sabor de laranja. 

Então, DICA DE OURO: Procure por um suplemento de vitamina C em tabletes com a dose de 1 g (1000 mg) com apenas 2 ingredientes, o ácido ascórbico (nome técnico da vitamina C) e um antiumectante de origem natural, como por exemplo a celulose microcristalina ou dióxido de silício.

Além desses dois ingredientes que mencionamos na dica, não é necessário mais nenhum ingrediente. Dessa forma você terá o suplemento mais puro e seguro para a sua saúde.

Vitamina C comprimido

Não que a vitamina C em comprimido seja ruim, porém a dose é menor que o recomendado. Mas se você deseja usar o suplemento pensando apenas em complementar a recomendação diária recomendada, e evitar a carência desse nutriente, pode ser uma boa opção. 

Se você consome menos de 5 porções ao dia de frutas e verduras a versão em comprimidos ajuda a evitar que você desenvolva os sintomas da deficiência. Por exemplo, são sintomas comuns a inflamação na gengiva, pequenos sangramentos e demora no processo de cicatrização.

Agora se a intenção é ter benefícios para a beleza da pele, unhas, cabelos, fortalecimento do sistema de defesa, como o combate aos sintomas da gripe, a versão em comprimidos não é a mais recomendada.   

Vitamina C efervescente 

A vitamina C efervescente não é recomendada pelos especialistas e profissionais da área da saúde. Inclusive existe um estudo mostrando um caso de problema de saúde grave devido o uso desse tipo de suplemento (1). 

E é para ficar preocupada mesmo, pois esse tipo de suplemento além de conter diversos aditivos artificiais que a longo prazo são prejudiciais a saúde, contém uma grande quantidade de açúcar por dose. Todos esses fatores somados botam em risco a sua saúde, e por isso deve ser evitado ao máximo.

Esperamos que com essa análise dos pontos positivos e negativos, de cada tipo de suplemento de vitamina C, você consiga escolher qual é o melhor para a sua saúde! Mas se ainda tiver dúvidas, não deixe de nos perguntar aqui na sessão de comentários, nós adoramos conversar com vocês!

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

1- BAHAL, Priya; DJEMAL, Serpil. Dental erosion from an excess of vitamin C. Case reports in dentistry, v. 2014, 2014.