Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?

| | ,

Existem recomendações seguras com relação ao consumo de nutrientes para as diferentes faixas etárias. E para a vitamina C não é diferente, existem recomendações de vitamina C para bebê, crianças, adultos e idosos. 

Aqui você irá encontrar as recomendações específicas para bebês e crianças e vamos te ensinar a comprar o melhor suplemento para essas diferentes faixas etárias. 

Recomendações de vitamina C para bebê 

0 a 6 meses

Até os 6 meses de idade, a recomendação de consumo adequada é de 40 mg ao dia. Lembrando que até essa idade, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente através do leite materno. 

Atingir essa recomendação não é difícil, pois com cerca de 800 ml de leite materno diário já possui as 40 mg de vitamina C ao dia. Esse valor inclusive, é a média de consumo diário de um bebê de 6 meses. Sem adicionar qualquer tipo de alimento ou suplemento.

Caso o bebê consuma outros alimentos além do leite materno, é necessário adequada avaliação nutricional junto ao pediatra e nutricionista.

7 meses a 1 ano

A partir de 7 meses, o bebê já está com introdução alimentar, e as necessidades de vitamina C a partir de então são maiores, tanto para meninos quanto para meninas. Mas apesar de aumentar, ainda não implica em uma grande diferença.

Deixa de ser 40 mg para até 50 mg de vitamina C ao dia para crianças de 7 meses até 1 ano de idade.

Porém sabendo que foi iniciado a introdução alimentar, mas sem excluir o leite materno, também é uma recomendação bem simples de atingir.

Qual o melhor suplemento de vitamina C para bebês

Para bebês, não é recomendada a suplementação de vitamina C.

Porém em situações especiais, como a ausência do leite materno ou condições clínicas específicas, essa suplementação deve ser avaliada junto ao médico.

Nunca deve ser fornecido nenhum suplemento para bebês sem avaliação prévia de um médico pediatra e nutricionista materno infantil.

Recomendações de vitamina C para crianças

1 ano até 3 anos

A ingestão máxima segura para crianças a partir de 1 ano até 3 anos de idade é de 400 mg ao dia.  Essa quantia é facilmente atingida com hábitos minimamente saudáveis.

Mas caso exista alguma dificuldade na inserção de frutas e legumes, avalie junto ao nutricionista a necessidade de complementar a dieta com um suplemento de vitamina C.

4 anos até 8 anos

A ingestão máxima para crianças entre 4 anos até 8 anos é de até 650 mg ao dia. Apesar desse pequeno aumento, vale a mesma orientação de uma dieta saudável, como a mencionada para as crianças de 1 até 3 anos. 

O consumo de vitamina C através da alimentação consegue tranquilamente atingir essa recomendação ao dia, mas vale a análise individual e buscar um nutricionista para avaliar cada caso.

9 anos até 13 anos

Nessa faixa etária o consumo máximo diário já é bem maior. Já que para crianças de 9 anos até 13 anos é de 1200 mg ao dia.

Nessa faixa etária, ter uma alimentação saudável envolve diversos fatores, entra principalmente os desejos das crianças, que nem sempre envolvem alimentos saudáveis. 

Caso o consumo de frutas e verduras não seja diário, é recomendado um suplemento de vitamina C.

Qual o melhor suplemento de vitamina C para crianças

Pensando em crianças maiores de 9 anos de idade, o qual a suplementação pode ser recomendada, existem alguns cuidados necessários na hora de escolher o suplemento de vitamina C.

O melhor suplemento de vitamina C para crianças deve ser:

  • Versão em comprimido é a mais segura para a saúde; 
  • Um bom suplemento contém o mínimo de ingredientes possível;
  • Zero calorias. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

 

Referências:

OTTEN, Jennifer J. et al. (Ed.). Dietary reference intakes: the essential guide to nutrient requirements. National Academies Press, 2006.

 
Anterior

Melhor horário para consumir Vitamina C 1 g

Saiba quais são os diferentes nomes da vitamina D

Próximo

3 comentários em “Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?”

Deixe um comentário