Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?

Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?

Vitamina C para bebê
5 minutos de leitura

A vitamina C é um nutriente com grande importância para o funcionamento do nosso organismo e deve estar incluída na alimentação diária desde os primeiros anos de vida. 

A necessidade de nutrientes varia conforme a idade, pois as nossas demandas mudam com o passar dos anos. Por isso a recomendação de vitamina C para bebês é relativa.

Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe a leitura e fique por dentro.

IDADE

RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE VITAMINA C

PARA BEBÊS E CRIANÇAS

0 a 6 meses

40 mg

7 a 12 meses

50 mg

1 a 3 anos

15 mg

4 a 8 anos

25 mg

9 a 13 anos

45 mg

Fonte: Institute of Medicine (IOM).

Recomendações de vitamina C para bebê

Veja, a seguir, as recomendações de vitamina C para bebês.

0 a 6 meses

Até os 6 meses de idade, a recomendação de consumo adequado é de 40 mg ao dia. Lembrando que, especificamente nessa fase, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente através do leite materno. 

Atingir essa recomendação não é difícil, pois cerca de 800 mL de leite materno já oferecem 40 mg de vitamina C. Esse volume é a média de consumo diário de um bebê de 6 meses. Então não é necessário adicionar qualquer tipo de alimento ou suplemento.

7 meses a 1 ano

A partir de 7 meses, o bebê inicia a sua introdução alimentar. As necessidades de vitamina C a partir de então são maiores, sendo 50 mg ao dia para crianças de 7 meses até 1 ano de idade.

Nessa fase, alimentos ricos em vitamina C devem ser incluídos na introdução alimentar, que ainda deve acompanhar o consumo de leite materno – portanto a recomendação continua simples de atingir.

Recomendações de vitamina C para crianças

Agora veja as recomendações para crianças.

1 ano até 3 anos

A ingestão recomendada para crianças a partir de 1 ano até 3 anos de idade é de 15 mg ao dia. Essa quantia é facilmente atingida com hábitos minimamente saudáveis.

Caso exista alguma dificuldade na inserção de frutas e legumes, avalie junto ao nutricionista a necessidade de complementar a dieta com um suplemento de vitamina C.

4 anos até 8 anos

A ingestão para crianças entre 4 e 8 anos é de até 25 mg ao dia. Apesar desse pequeno aumento, vale a mesma orientação de uma dieta saudável, como a mencionada para as crianças de 1 a 3 anos. 

O consumo de vitamina C através da alimentação consegue tranquilamente atingir essa recomendação ao dia, mas vale a análise individual e buscar um nutricionista para avaliar cada caso.

9 anos até 13 anos

Nessa faixa etária o consumo máximo diário é maior, sendo recomendado 45 mg de vitamina C por dia para crianças de 9 anos até 13 anos.

Assim, ter uma alimentação saudável envolve diversos fatores, principalmente os desejos das crianças, que nem sempre vão para alimentos saudáveis. 

Caso o consumo de verduras e frutas com vitamina C não seja diário, é recomendado um suplemento.

vitamina c

Qual o melhor suplemento de vitamina C para bebês?

Para bebês, não é recomendada a suplementação de vitamina C. Porém, em situações especiais, como a ausência do leite materno ou em condições clínicas específicas, essa suplementação deve ser avaliada junto ao médico.

Nunca deve ser fornecido nenhum suplemento para bebês sem avaliação prévia de um médico pediatra e nutricionista materno infantil.

Qual o melhor suplemento de vitamina C para crianças?

Pensando em crianças maiores de 9 anos de idade, em que a suplementação pode ser recomendada, existem alguns cuidados necessários na hora de escolher o melhor

Veja algumas dicas:

  • a Vitamina C em comprimido é a mais segura para a saúde; 
  • um bom suplemento contém o mínimo de ingredientes possível;
  • deve ser zero calorias.

Agora que você já tem as informações sobre vitamina C para bebês, dê uma olhada neste vídeo em que a nossa nutricionista explica um pouco mais sobre esse suplemento.

Gostou deste texto e ficou interessado em comprar? Então conheça a nossa Vitamina C em tabletes de 1000mg e aproveite esses e outros diferenciais da Vhita!

Quer saber mais?

vitamina c

Referências

OTTEN, Jennifer J. et al. (Ed.). Dietary reference intakes: the essential guide to nutrient requirements. National Academies Press, 2006.

3.7/5 - (4 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

9 comentários em “Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?”

    1. Oii Jaque,

      Os sintomas do excesso de vitamina C podem realmente ser cálculos renais, diarreia, náusea, vômito, azia e dores de cabeça.
      Orientamos a busca de um médico para melhor orientação nos sinais de qualquer sintoma acima.

      A quantidade de vitamina c por dia varia com a idade, podendo ser entre 40 mg até 120 mg ao dia. No caso dos benefícios como melhorar a aparência da pele e cabelos, o recomendado é o consumo de 1000 mg (1g) ao dia.

      O tempo de suplementação para ver os resultados é de 8 semanas após iniciar o consumo de 1g ao dia.

      A dose máxima diária de vitamina c para a população saudável sem efeitos colaterais à saúde é de 2g ao dia. Apesar de ser uma recomendação antiga, é a mais segura que temos até o momento, sendo a orientação dada pela maioria dos profissionais da saúde.♥

    1. Monica, tudo bem?

      A opção de eferverscente não é a mais indicada, recomendamos que invista em gomas, comprimidos mastigáveis e gotas, existem muitas opções no mercado infantil de Vitamina C, procure aquela com menos ingredientes e na quantidade que mencionamos no conteúdo. Ah, um acompanhamento pediatrico é muito importante no momento de suplementação infantil! 🥰

  1. Pingback: 5 Receitas práticas de sucos turbinados em Vitamina C para bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.