Home » Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?

Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?

Vitamina C para bebê
4 minutos de leitura

A vitamina C é um nutriente com grande importância para o funcionamento do nosso organismo e deve estar incluída na alimentação diária desde os primeiros anos de vida. 

A recomendação de nutrientes varia conforme a idade, pois as nossas demandas mudam com o passar dos anos. Confira abaixo a recomendação diária de vitamina C para bebês e crianças.

IDADE

RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE VITAMINA C

PARA BEBÊS E CRIANÇAS

0 a 6 meses

40 mg

7 a 12 meses

50 mg

1 a 3 anos

15 mg

4 a 8 anos

25 mg

9 a 13 anos

45 mg

Fonte: Institute of Medicine (IOM).

Recomendações de vitamina C para bebê 

  • 0 a 6 meses

Até os 6 meses de idade, a recomendação de consumo adequado é de 40 mg ao dia. Lembrando que até essa idade, a alimentação do bebê deve ser exclusivamente através do leite materno. 

Atingir essa recomendação não é difícil, pois com cerca de 800 mL de leite materno possuem cerca de 40 mg de vitamina C. Esse volume de leite materno é a média de consumo diário de um bebê de 6 meses. Então, não é necessário adicionar qualquer tipo de alimento ou suplemento.

  • 7 meses a 1 ano

A partir de 7 meses, o bebê inicia sua introdução alimentar. As necessidades de vitamina C a partir de então são maiores, sendo  50 mg de vitamina C ao dia para crianças de 7 meses até 1 ano de idade.

Nessa fase, alimentos ricos em vitamina C devem ser incluídos na introdução alimentar, que ainda deve acompanhar o consumo de leite materno, portanto a recomendação continua simples de atingir.

Recomendações de vitamina C para crianças

  • 1 ano até 3 anos

A ingestão recomendada para crianças a partir de 1 ano até 3 anos de idade é de 15 mg ao dia.  Essa quantia é facilmente atingida com hábitos minimamente saudáveis.

Caso exista alguma dificuldade na inserção de frutas e legumes, avalie junto ao nutricionista a necessidade de complementar a dieta com um suplemento de vitamina C.

  • 4 anos até 8 anos

A ingestão para crianças entre 4 anos até 8 anos é de até 25 mg ao dia. Apesar desse pequeno aumento, vale a mesma orientação de uma dieta saudável, como a mencionada para as crianças de 1 até 3 anos. 

O consumo de vitamina C através da alimentação consegue tranquilamente atingir essa recomendação ao dia, mas vale a análise individual e buscar um nutricionista para avaliar cada caso.

  • 9 anos até 13 anos

Nessa faixa etária o consumo máximo diário é maior, sendo recomendado 45 mg de vitamina C por dia para crianças de 9 anos até 13 anos.

Nessa faixa etária, ter uma alimentação saudável envolve diversos fatores, principalmente os desejos das crianças, que nem sempre envolvem alimentos saudáveis. 

Caso o consumo de frutas e verduras com vitamina C não seja diário, é recomendado um suplemento.

Qual o melhor suplemento de vitamina C para bebês?

Para bebês, não é recomendada a suplementação de vitamina C. Porém em situações especiais, como a ausência do leite materno ou condições clínicas específicas, essa suplementação deve ser avaliada junto ao médico.

Nunca deve ser fornecido nenhum suplemento para bebês sem avaliação prévia de um médico pediatra e nutricionista materno infantil.

Qual o melhor suplemento de vitamina C para crianças?

Pensando em crianças maiores de 9 anos de idade, o qual a suplementação pode ser recomendada, existem alguns cuidados necessários na hora de escolher o suplemento de vitamina C.

O melhor suplemento de vitamina C para crianças deve ser:

  • Vitamina C em comprimido é a mais segura para a saúde; 
  • Um bom suplemento contém o mínimo de ingredientes possível;
  • Zero calorias. 

Quer saber mais?

Referências:

OTTEN, Jennifer J. et al. (Ed.). Dietary reference intakes: the essential guide to nutrient requirements. National Academies Press, 2006.

4/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

7 comentários em “Qual a recomendação de vitamina C para bebês e crianças?”

    1. Monica, tudo bem?

      A opção de eferverscente não é a mais indicada, recomendamos que invista em gomas, comprimidos mastigáveis e gotas, existem muitas opções no mercado infantil de Vitamina C, procure aquela com menos ingredientes e na quantidade que mencionamos no conteúdo. Ah, um acompanhamento pediatrico é muito importante no momento de suplementação infantil! 🥰

  1. Pingback: 5 Receitas práticas de sucos turbinados em Vitamina C para bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.