Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina D para bebê e criança | Entenda a importância

Vitamina D para bebê e criança | Entenda a importância

Vitamina D para bebe.
4 minutos de leitura

Igualmente aos adultos, a deficiência da vitamina D em bebês e crianças é um problema reconhecido mundialmente.

A vitamina D é um micronutriente essencial para a realização de funções relacionadas ao metabolismo ósseo e esquelético tanto em adultos quanto em crianças, sendo fundamental na absorção de minerais, como o cálcio e o fósforo, no osso.

Estudos recentes também apontam possíveis benefícios da vitamina D relacionados à regulação de vários aspectos da imunidade, como a prevenção de doença inflamatória intestinal pediátrica e a cárie dentária, por exemplo, ambas relacionadas à função do sistema imunológico.

A vitamina D para o bebê

Por mais que o leite materno seja um alimento exclusivo para recém nascidos até os 6 meses de idade, o mesmo não comporta quantidades suficientes de vitamina D para recém-nascido necessárias para o seu bom desenvolvimento metabólico e ósseo.

De acordo com diversas organizações mundiais de saúde, é recomendado que haja uma suplementação de, em média, 400 UI/dia de vitamina D para bebê até o completar 1 ano.

Essa dosagem é recomendada para crianças com alimentação exclusiva pelo leite materno, mas é ainda mais indicada para crianças sem essa alimentação exclusiva, ou que sofrem de um mau equilíbrio alimentar introdutório e vivem em países ou ambientes com baixo índice de radiação solar devido ao tipo de clima.

Qual a melhor vitamina D para o bebê?

A melhor vitamina D para bebê deve ser avaliada de acordo com a dose (a partir de 400 UI/dia de acordo com recomendações), o que determinará a marca que melhor se adequa a necessidade.

Porém, algumas características podem auxiliar nessa escolha e ajudarão a fazer a diferença:

  • Opte por marcas que possuam óleo de soja na composição do seu suplemento de vitamina D para bebê, pois essa é uma vitamina com melhor absorção quando consumida junto a uma gordura;
  • Escolha pela vitamina D3 (Colecalciferol), pois esta tem uma absorção melhor que as demais pelo organismo do bebê.

A Vitamina D para a criança

A vitamina D no período infantil e juvenil é uma grande aliada das crianças no desenvolvimento metabólico e ósseo e na prevenção de doenças.

Porém, existe uma resistência na adesão da suplementação pelas crianças por meio de rotina, por isso, muitas vezes se opta por grandes doses com maior espaçamento de tempo, Mas, o mais recomendado ainda é a suplementação da vitamina D em doses menores e diárias.  

Entre 1 a 18 anos, a Academia Americana de Pediatria recomenda a suplementação de 600 UI/dia. Para crianças em risco de deficiência, é recomendado de 600 UI/dia a 1000 UI/dia.

Essas recomendações são importantes para garantir um desenvolvimento correto da massa óssea, que é conhecida por ter seu pico na adolescência, um processo no qual a vitamina D está intimamente envolvida.

O que causa a deficiência de vitamina D em bebês e crianças?

Diversos fatores podem acarretar a deficiência de vitamina D em bebês e crianças, e a falta de vitamina D nesse público se encontra presente em diversos países.

A deficiência da vitamina D para bebê pode se dar pela alimentação exclusiva do leite materno em seus primeiros 6 meses de vida, a recomendação de não exposição direta ao sol, o clima frio e céu nebuloso, dificulta a passagem da radiação solar na região, entre outros fatores.

Em crianças muitos dos fatores se repetem, mas, acima de 1 ano de idade, elas também podem sofrer da deficiência da vitamina D devido a algum tipo de deficiência renal ou hepática, má absorção intestinal, tratamento crônico com anticonvulsivantes, obesidade, entre outros fatores também.

Antes de iniciar a suplementação da criança, consulte um pediatra e um nutricionista.

Quer saber mais?

Referências:

CARBONARE, Luca Dalle; VALENTI, Maria Teresa; FORNO, Francesco del; CANEVA, Elena; PIETROBELLI, Angelo. Vitamin D: Daily vs. Monthly Use in Children and Elderly—What Is Going On?. MDPI.24 de junho de 2017.Disponível em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5537772/> Acessado em 17/06/2020.

MAILHOT, G., & WHITE, J. H. Vitamin D and Immunity in Infants and Children. MDPI. 27 de abril de 2020. Disponível em <https://sci-hub.tw/https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32349265> Acessado em 17/06/2020.

VHITA. Vitamina D dose diária: Bebês, crianças, adultos e idosos. Blog Vhita. 28 de janeiro de 2020. Disponível em<https://blog.vhita.com.br/vitamina-d-dose-diaria/> Acessado em 17/06/2020.

4.5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

6 comentários em “Vitamina D para bebê e criança | Entenda a importância”

    1. Oii Mikaelly, tudo bem?

      é importante observar que os bebês, em geral, têm padrões de sono diferentes dos adultos, e é comum que eles durmam por longos períodos de tempo ao longo do dia. Bebês recém-nascidos podem dormir entre 14 e 17 horas por dia, com períodos de sono mais curtos, intercalados com alimentação e outros cuidados.

      Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre a resposta do seu bebê após tomar algum suplemento, é sempre recomendado entrar em contato com um médico ou pediatra. Eles podem fornecer orientações adequadas com base nas necessidades e características individuais do seu bebê!

  1. Tenha uma bebê de 5 meses mas a pediatra passou 5 colônias de vitamina D mas na caixa na farmácia só tinha ora 4 anos deve dar 2 gotas de vez de 5?

    1. Oi Keila, tudo bem?

      Não consegui entender muito bem a sua pergunta.
      O que seriam as colônias de Vitamina D?

      Aguardo seu retorno pra te ajudar melhor 😉

    1. Aparecida,

      Vitaminas são sempre bem vindas nessa fase, porém existem algumas contraindicações para crianças e isso deve ser analisado caso a caso e as vitaminas devem ser indicado por um médico.
      Por isso, busque essa orientação para que ela possa ter um consumo com maior segurança

      Bjs 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.