Home » Procedimentos estéticos dentais para melhorar a sua autoestima

Procedimentos estéticos dentais para melhorar a sua autoestima

Mulher sorrindo

Ter um sorriso bonito e saudável é essencial para melhorar a autoestima e trazer uma aparência mais harmônica das linhas da face, contribuindo com a qualidade de vida. Assim, por meio de procedimentos estéticos, há a correção das imperfeições, garantindo uma melhora estética da pessoa e, consequentemente, de diversos âmbitos de sua vida.

É difícil imaginar uma pessoa inteiramente feliz e sadia com um sorriso com imperfeições e com a saúde bucal e geral mal cuidada, sentindo-se privada ou incomodada ao socializar.

Mas, infelizmente, essa é uma realidade para grande parte da população brasileira e mundial.

Pessoas têm problemas com a autoestima decorrentes de traços e imperfeições relacionadas à face e sorriso, sendo que alguns desses problemas podem ser fruto de descuido com a saúde bucal ao decorrer da vida, ou mesmo fatores de nascença.

No segundo caso, o distanciamento dos dentes, o posicionamento e até mordida e estruturas dentais tortas são os principais exemplos, fazendo com que as se sintam acanhadas ao abrirem o sorriso. 

Essa falta de confiança prejudica na interação com as pessoas e provoca a baixa autoestima. É como se a pessoa não se sentisse bem com ela mesma e isso, além de tudo, é um problema de saúde e bem-estar.

Por isso, existem os procedimentos estéticos ortodônticos para dar uma maior satisfação pessoal e aumento da autoestima. 

Conheça a seguir os tratamentos mais requisitados nos consultórios de odontologia.

Lente de contato dental

Um dos procedimentos mais populares no Brasil, as lentes de contato são aplicadas sobre os dentes visando corrigir imperfeições no sorriso.

Com o tratamento é possível aumentar o comprimento e a largura dos dentes por meio da aplicação de lâminas ultrafinas de porcelanas sobre eles. 

A lente de contato dental é vista como um dos tratamentos mais modernos, sendo muito usada por artistas e celebridades. 

Esse é um procedimento simples, que não altera a estrutura do dente, mas tem um bom tempo de durabilidade (em torno de 10 anos, se bem cuidada).

Aparelho dental transparente

O aparelho dental é uma boa escolha para quem precisa mudar a estrutura do dente, seja por conta da mordida errada ou pela posição dos dentes.

Nesse contexto, o modelo de aparelho dental transparente se destaca, pois o procedimento ameniza o impacto estético que os aparelhos metálicos costumam causar.

Isso significa que com o aparelho dental transparente, é possível tratar de imperfeições estéticas e funcionais da arcada dentária sem que o paciente sinta que sua aparência é prejudicada.

Muitas pessoas têm receio de colocar aparelho justamente por essa causa estética, seja por trabalharem com a imagem ou pela insegurança que isso pode trazer. Assim, com esse tipo de procedimento, cuidar dos dentes se torna mais fácil, sem afetar a autoestima do paciente.

Clareamento

O clareamento consultório é um procedimento ortodôntico que tem a finalidade de recuperar a coloração do dente, que geralmente está amarelado ou com manchas.

Existem dois meios de fazer o clareamento dental, em casa (com acompanhamento do profissional) ou diretamente no consultório.

Na primeira opção, é preciso utilizar uma moldeira personalizada durante algumas horas por dia, com duração de algumas semanas – conforme o quadro. Para o efeito ser alcançado deve ser injetado o gel clareador na estrutura.

Já no segundo formato, o dentista utiliza os géis clareadores em maior concentração, podendo recorrer a um laser para intensificar sua ação. Nesse processo é possível clarear os dentes em cerca de 60 minutos. 

No entanto, o processo pode precisar ser refeito algumas vezes para restabelecer a cor natural dos dentes.

Implante dentário

O implante dentário é um procedimento indicado para pacientes que perderam ou extraíram o dente.

Esse é um tratamento comum nos consultórios odontológicos e, para que seja realizado, um pino de titânio deve ser colocado no maxilar para dar apoio a colocação de um novo dente. 

Geralmente, as pessoas fazem o implante dentário porque, ocasionalmente, perderam o dente devido à cáries que não tiveram tratamento adequado e a periodontite, que afeta o tecido ósseo. 

A falta de dente(s) afeta negativamente na mastigação, portanto, além de estético, o implante dentário é um procedimento funcional.

As principais causas de perda de dente estão ligadas à falta de hábitos saudáveis para a boca. Desse modo, algumas rotinas podem contribuir para o fortalecimento da estrutura. São elas:

  • Escovar os dentes três vezes ao dia;
  • Usar fio dental;
  • Usar enxaguante bucal;
  • Ingerir alimentos saudáveis (como frutas e verduras);
  • Beber água regularmente;
  • Utilizar creme com flúor;
  • Verificar a presença de tártaro;
  • Suplementar o cálcio, em caso de necessidade.

Além disso, é sempre importante salientar que apenas os procedimentos ortodônticos não são o suficientes para garantir um belo sorriso por toda a vida. 

Ou seja, os hábitos são essenciais e precisam ser praticados diariamente para ter um sorriso bonito e saudável, bem como para prolongar a duração dos tratamentos realizados. 

Mais ainda, o acompanhamento profissional é imprescindível para a manutenção da boca e identificação de problemas, devendo ocorrer a cada seis meses para a limpeza do tártaro e realização da profilaxia, uma limpeza complementar com injeção de flúor nos dentes. 

Assim, independentemente da realização de procedimentos estéticos ou funcionais, é preciso que o acompanhamento do profissional seja constante, bem como os bons hábitos sejam feitos cotidianamente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *