Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Pré-natal odontológico: entenda sua importância na gestação

Pré-natal odontológico: entenda sua importância na gestação

gestante fazendo o pré natal odontológico
7 minutos de leitura

Todo mundo sabe da importância do pré-natal durante a gestação, assim como os benefícios e segurança que ele oferece à saúde da mãe e do bebê.

Entretanto, poucas mulheres têm consciência da importância de fazer o pré-natal odontológico, e muitas nem sequer sabem que ele existe.

Por isso, neste artigo você vai saber tudo sobre o pré-natal odontológico e porque ele é tão importante para a saúde da mulher grávida.

O que é pré-natal odontológico?

Pré-natal odontológico é o acompanhamento que a gestante faz no dentista durante a gestação, para garantir sua saúde bucal no período e evitar que bactérias e doenças odontológicas causem danos à saúde do feto.

Sendo assim, durante o pré-natal odontológico doenças são tratadas e os riscos de passagem de patógenos para o bebê através do cordão umbilical diminuem por completo.

Por sua vez, sua  importância se dá por manter a saúde da mãe nos nove meses de gestação e permitir que o bebê nasça com saúde.

A presença de tártaro, cáries e bactérias perigosas na boca trazem riscos para o desenvolvimento do embrião.

O acompanhamento é feito como medida preventiva e serve para que o/a dentista oriente a gestante sobre os cuidados na amamentação e para a saúde bucal da criança após o nascimento.

Por que é importante garantir a saúde bucal da mãe na gestação?

Nessa fase da vida da mulher, alterações hormonais ocorrem a todo momento, contribuindo para que a boca fique mais suscetível a doenças, como infecções na gengiva e cáries.

Sendo assim, sintomas dessas doenças trazem sofrimento para a gestante e aumentam os riscos para a saúde do bebê.

Todavia, é necessário que as gestantes entendam essa importância, uma vez que o pré-natal odontológico não recebe a mesma atenção que o pré-natal médico.

Em muitos casos, as gestantes não tem noção que precisam ir ao dentista na gravidez, e acreditam que os procedimentos podem prejudicar o desenvolvimento do embrião, o que não acontece.

gestante sentada no chão fazendo exercício e sorrindo

Benefícios do pré-natal odontológico 

1. Previne partos prematuros 

Uma das doenças mais graves que podem levar a um parto prematuro na gestação é a periodontite.

Trata-se de uma doença que destrói todos os tecidos em volta dos dentes, assim como o osso responsável pelo suporte de cada um deles.

Então, o pré-natal odontológico evita que partos prematuros possam acontecer, já que esta doença aumenta as chances das bactérias e patógenos bucais caírem na corrente sanguínea, levando a uma infecção que induz um parto de risco.

Todavia, essas bactérias vagam até o útero, aumentando a produção de um hormônio chamado prostaglandina, através do sistema imunológico, que procura deter esses microorganismos.

No entanto, a prostaglandina destrói os microrganismos mas também possui a capacidade de induzir o parto.

2. Perigos do parto prematuro

Caso um parto prematuro ocorra, a saúde do bebê fica comprometida, já que ele precisará ficar hospitalizado até ganhar o peso adequado.

E no ambiente hospitalar o que mais existe são bactérias e germes que aumentam as chances de uma infecção na criança.

Por isso, o pré-natal odontológico é uma conduta  altamente indicada durante a gestação, pois evita consequências de alto risco para a saúde da mãe e bebê.

3. Melhora a saúde dentária e bucal da gestante

Outro benefício do pré-natal odontológico é que ele melhora por completo a qualidade de vida da gestante.

Afinal, neste período a mulher tem tendência a desenvolver episódios como gengivite, cárie e tártaro com mais facilidade.

O resultado dessas infecções é o acúmulo da placa bacteriana, que ocorre em virtude do aumento da circulação sanguínea na região da gengiva.

Dessa forma, o dentista vai evitar que a higiene bucal da mãe fique inadequada, através dos procedimentos recomendados para reduzir a placa bacteriana.

4. Gera uma gestação saudável e tranquila

Uma gestante saudável é garantia de uma gestação segura e sem riscos, por isso o pré-natal odontológico deve ser realizado.

Afinal, a disposição e ânimo da mãe é essencial para que o bebê se sinta acolhido ainda no útero e nenhuma mulher consegue ficar bem com dores no dente ou sangramentos na região dental.

Além disso, o pré-natal odontológico permite que a gestação passe de forma tranquila, gerando segurança e evitando problemas mais graves.

5. Segurança e autocuidado 

A mulher que realiza o pré-natal odontológico se preocupa com a segurança do bebê e demonstra ser muito cuidadosa, afinal este é um gesto de amor próprio e amor para com o bebê.

Quando o pré-natal odontológico deve ser iniciado? 

Recomenda-se que uma visita ao dentista seja feita antes da descoberta da gestação, para que a mãe possa cuidar da saúde oral antes de engravidar.

No entanto, várias gestações acontecem de forma inesperada, e nem sempre é possível uma consulta antes da confirmação.

Nestes casos, a gestante deve marcar uma consulta com o odontopediatra no segundo semestre da gestação, ou seja, do terceiro ao sexto mês de gravidez. 

Por sua vez, não é indicado que o pré-natal odontológico seja iniciado nos 3 primeiros meses, porque esta é a fase mais crítica da gestação, onde a mulher sente muitos enjôos e náuseas, que podem atrapalhar a consulta.

Com relação ao último trimestre, nesta fase a barriga está muito grande e a mãe sente-se desconfortável na cadeira do dentista, além de que os perigos da existência de doenças bucais nessa fase aumentam as chances de complicações. 

gestante escovando os dentes

Como garantir a saúde bucal na gravidez 

1. Escovação adequada 

É importante que a gestante escove os dentes após as principais refeições, ou 3 vezes ao dia, com um creme dental enriquecido com flúor.

Além disso, não deve-se esquecer de usar o fio dental pelo menos uma vez no dia, para evitar acúmulo de germes na região gengival.

2. Evitar o consumo de doces e alimentos açucarados 

Esses alimentos contribuem para a proliferação de bactérias e patógenos causadores da cárie e do tártaro, portanto devem ser evitados na gravidez.

Além do fato de que o açúcar em excesso na gestação contribui para o surgimento da Diabetes gestacional, uma das principais causas de morte de crianças prematuras no mundo.

Quer saber mais?

Referências

Fatores relacionados à orientação de busca por atendimento odontológico na gestação de alto risco. Galvan, Jéssica; Bordin, Danielle; Fadel, Cristina Berger; Alves, Fabiana Bucholdz Teixeira. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Dez 2021, Volume 21 Nº 4 Páginas 1143 – 1153.

Não realização de consulta odontológica no extremo sul do Brasil: um estudo de base populacional. Konzen Júnior, Dionizio José ; Marmitt, Luana Patrícia ; César, Juraci Almeida. Ciência & Saúde Coletiva. 2019, Volume 24 Nº 10 Páginas 3889 – 3896.

Pré-natal odontológico na gravidez. SALIBA, Tânia Adas; CUSTÓDIO, Lia Borges de Mattos; SALIBA, Nemre Adas; MOIMAZ, Suzely Adas Saliba. RGO – Revista Gaúcha de Odontologia. 2019, Volume 67 localização e20190061.

Avaliação do conhecimento das gestantes sobre a relação entre doenças bucais e complicações na gravidez. Catão, Carmem Dolores de Sá; Gomes, Thaissa de Amorim; Rodrigues, Rachel Queiroz Ferreira; Soares, Renata de Souza Coelho. Revista de Odontologia da UNESP. Fev 2015, Volume 44 Nº 1 Páginas 59 – 65.

Parihar AS, Katoch V, Rajguru SA, Rajpoot N, Singh P, Wakhle S. Periodontal Disease: A Possible Risk-Factor for Adverse Pregnancy Outcome. J Int Oral Health. 2015 Jul;7(7):137-42. PMID: 26229389; PMCID: PMC4513769.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × quatro =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.