Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Proteína de colágeno: o que é, para que serve e quando tomar?

Proteína de colágeno: o que é, para que serve e quando tomar?

proteína de colágeno
6 minutos de leitura

Por muito tempo, o colágeno foi associado apenas a melhora da pele, cabelos e unhas. No entanto, a proteína do colágeno é uma das mais abundantes do corpo humano, estando também presente nos músculos, ossos, tendões, articulações e intestino.

Embora o corpo produza colágeno naturalmente, essa síntese tende a diminuir com o passar do anos.

O que faz o organismo necessitar de uma maior quantidade deste nutriente para manter as estruturas corporais em excelente estado.

Por essa razão, nos dias atuais, os suplementos de colágeno estão sendo melhor desenvolvidos. Os quais têm sido empregados em tecnologias específicas para que o colágeno tenha uma atuação adequada no corpo.

O que é a proteína de colágeno?

Antes de mais nada, é importante saber que todo colágeno é uma proteína. Ao todo, os estudos supõem que o corpo humano contém 28 tipos de colágeno espalhados em cerca de 35% do total das proteínas do organismo.

Isso significa que cada tecido pode ter um tipo de colágeno diferente, o que retrata que cada colágeno apresenta uma composição específica de proteína.

Dessa forma, a proteína de colágeno é um suplemento que visa fornecer um aporte proteico à dieta, assim como o whey protein (proteína do soro do leite). O que vai favorecer a manutenção da composição corporal como um todo.

Ou seja, assim como o whey protein, a proteína do colágeno pode ser utilizada como um shake para lanches ou como complemento de refeições.

Para que serve a proteína de colágeno?

O colágeno está presente em diversas estruturas corporais. Sendo importante para conceder elasticidade, resistência, união, flexibilidade e sustentação aos tecidos.

Então, quem utiliza o suplemento de colágeno como fonte de proteína pode facilitar o ganho de massa muscular, a melhora da saciedade, a preservação das estruturas corporais e o bom funcionamento do intestino.

No entanto, é importante ter atenção à matéria-prima e à tecnologia utilizada no produto. Uma vez que cada proteína de colágeno pode ter um objetivo diferente, conforme a forma de hidrólise (quebra das moléculas) e a combinação dos peptídeos.

O que são peptídeos de colágeno?

O colágeno é melhor aproveitado pelo organismo quando está hidrolisado (quebrado) em peptídeos.

Os peptídeos são moléculas menores de colágeno, que são melhores absorvidos no intestino e têm uma atuação direcionada no corpo.

Além disso, esses peptídeos também podem ser combinados de forma estratégica. Podendo também serem acrescentados a outros ingredientes para melhorar os resultados almejados.

Como é o caso da inclusão de ácido hialurônico e biotina na composição para otimizar a formação de colágeno na pele, por exemplo.

Qual a diferença entre colágeno para pele e colágeno para massa muscular?

O colágeno para pele é um suplemento que oferece os peptídeos de colágeno tipo 1, por meio da tecnologia Verisol. Que, por sua vez, direciona o colágeno para a pele, cabelos e unhas.

Já o colágeno para massa muscular é produzido a partir da tecnologia BodyBalance, que também fornece os peptídeos de colágeno tipo 1, mas com um processo de hidrólise diferente.

Também pode haver a combinação estratégica dos peptídeos para que o colágeno seja direcionado com êxito para os músculos.

Por essa razão, este suplemento é o mais indicado para quem deseja ganhar massa magra e aumentar a força muscular.

Como tomar proteína de colágeno?

A proteína de colágeno é um suplemento que pode ser consumido tanto misturado com água como acrescentado a shakes, mingaus, vitaminas, bolos, frutas, panquecas e receitas no geral.

Atualmente, é possível encontrar este produto com vários sabores, como chocolate, frutas vermelhas, baunilha, morango e até sabor neutro. Podendo ser utilizado tanto para lanches quanto para complemento de refeições.

Para fazer uma boa escolha, o ideal é verificar se o suplemento oferece uma boa quantidade de proteína de colágeno por porção e quais são os outros ingredientes presentes na composição.

No geral, os melhores produtos são aqueles que acrescentam vitamina C e zinco. A vitamina C é importante para a formação do colágeno no corpo. E zinco, já que este mineral é crucial para a produção de novas células.

Quando tomar proteína de colágeno?

A proteína de colágeno, ou colágeno BodyBalance, pode ser consumida para otimizar a ingestão proteica diária, para ajudar no ganho de massa magra, para aumentar a força muscular e para melhorar a saciedade nos dias corridos.

Por ser versátil, de fácil solubilidade e sabor leve, o suplemento pode ser incluído na rotina, tanto misturado em bebidas como acrescentado em receitas.

Além disso, ele também pode ser consumido em qualquer momento do dia, desde como opção de pós-treino até nos lanches.

Para quem a proteína de colágeno é indicada?

A proteína de colágeno é indicada para todas as pessoas que precisam de um aporte proteico na alimentação. Seja com o objetivo de ganho de massa muscular até com o foco de perda de gordura.

Ela também é uma ótima opção para aqueles que têm restrições aos outros tipos de suplementos proteicos. Como é o caso de pessoas que têm intolerância à lactose e sentem desconfortos com o whey protein.

Além disso, o suplemento de colágeno também têm se mostrado um produto eficaz para idosos, pois têm demonstrado efeitos positivos na prevenção da sarcopenia (perda excessiva de massa muscular).

Posso tomar proteína de colágeno mesmo sem malhar?

Sim! O uso do colágeno como suplemento proteico pode ser utilizado mesmo sem treinar ou até mesmo com uma frequência baixa de exercício físico.

No entanto, vale ressaltar que a atividade física é de suma importância para que os resultados sejam mais satisfatórios. Além de ser crucial para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Proteína de colágeno X Whey protein: qual a diferença?

Como resultado, a proteína de colágeno fornece os peptídeos necessários para a formação de colágeno no organismo.

Por outro lado, o whey protein é a proteína extraída do soro do leite, a qual têm um alto valor biológico e oferece os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento de todas as células.

Quer saber mais?

Referências

KHATRI, M. et al. The effects of collagen peptide supplementation on body composition, collagen synthesis, and recovery from joint injury and exercise: a systematic review. Springer. v. 53, p. 1493-1506, 2021.

PRESTES, R. C. et al. CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DE COLÁGENO, GELATINA E COLÁGENO HIDROLISADO. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais. v. 15, n. 4, p. 375-382, 2013.

SENGER, J. O uso de peptídeos de colágeno na sarcopenia. APTARE – GERIATRIA E GERONTOLOGIA PARA ESPECIALIDADES CLÍNICAS. p. 24-29, 2021.

2/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quatro =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.