Sabia que a vitamina C é um suplemento muito utilizado no Brasil? Existem várias crenças em torno dela, alguns dizem que é boa para a gripe, aumenta a imunidade, e até deixa a pele mais bonita!
Mas, você sabe a real importância da vitamina C para o nosso organismo? É o que você vai entender a seguir:  

O que é vitamina c?

É uma vitamina hidrossolúvel e essencial, isso significa respectivamente que:

1) Por ser uma  uma vitamina hidrossolúvel, se dissolve em água. Por isso, cuidado ao cozinhar os alimentos ricos em vitamina C, porque ao fazer isso, perdemos quase toda a vitamina na água.

2) Por ser essencial, a vitamina C diferente de outros nutrientes, não consegue ser produzida pelo nosso corpo. Então precisamos consumir através de alimentos ou suplementos.

A vitamina C pode ser em encontrada em frutas e legumes ou adquirida por meio de suplementos em comprimidos, tabletes ou efervescentes.

A quantidade de vitamina C que precisamos consumir ao dia é de  70 mg para mulheres e 90 mg para homens adultos. Porém, para quem fuma esse valor é maior, aumentando 35 mg, ou seja, 105mg para mulheres e 125 mg para homens. \

Beleza, agora você deve estar se perguntando: Como eu sei que estou consumindo a quantidade certa de vitamina C que preciso por dia? É fácil, primeiro confira aqui os principais alimentos ricos em vitamina C, depois pense em como foi sua dieta na semana passada. Reflita se você consumiu pelo menos 3 dos alimentos ricos em vitamina C todos os dias.

Se a resposta for sim, você está arrasando e não precisa se preocupar, com certeza está ingerindo a vitamina C na quantidade suficiente. Mas, se a resposta for não, aí ligue o sinal amarelo, porque provavelmente você não está alcançando a quantidade de vitamina c que precisa apenas pelos alimentos.

Qual a função da vitamina c?

A vitamina C é super importante para várias funções dentro do organismo humano. Desde o fortalecimento do sistema de defesa até na prevenção dos sinais do envelhecimento.

Ela  atua como antioxidante natural, diminui as linhas de expressão no rosto, previne doenças cardiovasculares, atua no sistema imunológico, auxilia na absorção de ferro, tem ação anti-inflamatória, entre outras. Confira os benefícios com mais detalhes:

Benefícios da vitamina c na pele

Por ter função antioxidante, a vitamina c retarda o envelhecimento da pele, auxiliando a produção de colágeno e diminuindo as linhas de expressão. 

Um estudo, realizado por três pesquisadoras da sociedade brasileira de dermatologia, Maria Helena Lesqueves Sandoval; Clarice Martins Caixeta; Nathalia Meireles Ribeiro, analisou os efeitos da vitamina C na pele.

O experimento foi feito com 37 mulheres, com idades entre 40-50 anos, essas mulheres fizeram uso de vitamina C durante quase três meses. Após esse tempo os estudos mostraram uma redução de 17% das rugas, além da melhora na flacidez e elasticidade. Esse resultado comprovou os efeitos benéficos da vitamina C para a saúde e aparência da pele. 

Benefícios da vitamina c no cabelo

A vitamina c também deixa os cabelos mais fortes! Isso mesmo. Ela tem grande importância para a aparência do cabelo, contribuindo para deixá-lo com mais brilho e vitalidade e também dificulta sua queda.

Benefícios da vitamina c para defesa do organismo

Um dos fatores mais determinantes para nossa saúde é a capacidade do organismo de combater agentes estranhos. Seja um vírus ou bactérias, ou mesmo a poluição e até o consumo excessivo de açúcar ou a prática de exercícios físicos.

A todo momento, mesmo sem perceber, estamos lutando contra agentes estranhos. Então ter um sistema de defesa forte é fundamental. Para isso, a vitamina C é extremamente útil.  

 A vitamina c atua impedindo o crescimento e a produção de agentes estranho, como um vírus, por exemplo, conferindo mais resistência ao sistema imunológico e às células de defesa. É uma ótima aliada contra gripes e resfriados.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES 

A vitamina C tem outra função essencial, ela auxilia na absorção de nutrientes dentro do organismo, principalmente de ferro. 

O ferro é um mineral essencial no corpo humano, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. A falta dele leva à anemia, então, ter bons níveis de vitamina C no sangue vai ajudar a evitar essa doença.

Benefícios da vitamina c no sistema nervoso

As células do sistema nervoso não conseguem se multiplicar como as demais células do nosso corpo. Isso é um problema porque doenças causadas nessas células, não tem cura, apenas tratamentos.

Mais um vez, a vitamina C se destaca, pois cientistas comprovaram que ela atua fortemente nas células do sistema nervoso, as fortalecendo e defendendo. Dessa forma ajuda a evitar inúmeras doenças, como depressão, mal de Parkinson e Alzheimer.

Benefícios da vitamina no tratamento de câncer 

São inúmeros os nutrientes e medicamentos testados para o tratamento do câncer. Alguns são promissores, outros nem tanto. Olha só que interessante: estudos afirmam que altas doses injetadas de vitamina C podem matar células cancerígenas de alguns tipos de câncer.

Dessa forma, a vitamina C se destaca por ser uma alternativa eficiente em tratamentos de câncer. Mas vale ressaltar que é um tratamento alternativo para ser realizado junto com os tratamentos tradicionais. O uso da vitamina C não dispensa o medicamento, a radioterapia ou quimioterapia. 

O que pode decorrer da falta de vitamina c?

Uma doença antiga, chamada escorbuto, é a única que se conhece em que a principal causa é atribuída a causada pela carência grave de vitamina C c no organismo. Atingiu muitas pessoas no século XVI, especialmente marinheiros, porém já não é uma preocupação, pois é considerada praticamente erradicada, sendo extremamente rara.

Porém, a falta de vitamina C no organismo hoje pode ser percebida por alguns sintomas clássicos, pois prejudica tudo o que ela ajuda a beneficiar, como por exemplo:

  • Deixa os cabelos mais fracos e quebradiços; 
  • A pele fica mais flácida e áspera, com dificuldade de cicatrização;
  • Pode causar baixa imunidade – o que nos faz ficar mais propensos a contrair gripes e resfriados;
  • Em casos mais graves, contribui para evolução de uma anemia por carência de ferro. 

Pode tomar vitamina c quando está com dengue?

Existem vários mitos em torno da vitamina C e uma dúvida que frequentemente surge é se pode tomar a vitamina C quando está com dengue.

A resposta é sim! Inclusive pode ser até recomendada para ajudar no tratamento da dengue em alguns casos.

Um estudo, feito em 2016, mostrou que o uso desse suplemento em casos de dengue ajudou a diminuir os sintomas da doença. Isso ocorreu, porque a vitamina C contribuiu para o aumento do número de células de defesa no sangue.

Porém não é consenso entre os médicos sobre que usar a vitamina C em casos de dengue é algo benéfico, já que há poucos estudos ainda. Entretanto, como não foi registrado nenhum efeito colateral, não há contra-indicações quanto ao uso. 

Esse estudo foi feito apenas em relação à dengue comum, ainda não há pesquisas sobre uso de vitamina c para pacientes com dengue hemorrágica. A dengue hemorrágica é mais grave que a comum, se caracteriza pelo quadro de hemorragia e choque séptico. O choque séptico é uma resposta do corpo à infecções, leva a quedas bruscas de pressão, compromete órgãos e pode causar morte.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências 

MAY, James M. Vitamin C transport and its role in the central nervous system. In: Water Soluble Vitamins. Springer, Dordrecht, 2012. p. 85-103.

ALMOHANNA, Hind M. et al. The role of vitamins and minerals in hair loss: a review. Dermatology and therapy, v. 9, n. 1, p. 51-70, 2019.

CARR, Anitra C.; MAGGINI, Silvia. Vitamin C and immune function. Nutrients, v. 9, n. 11, p. 1211, 2017.

LAKHANPAL, G.; SHARMA, S. Study of Effect of Vitamin C on Thrombocytopenia in Patients of Simple Dengue Fever. Age (y), v. 35, n. 11, p. 34-12, 2016.