Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Benefícios da vitamina C para a sua pele e cabelos

Benefícios da vitamina C para a sua pele e cabelos

Benefícios da vitamina C
4 minutos de leitura

A vitamina C é uma importante aliada contra o envelhecimento precoce da pele e no fortalecimento do cabelo. Abaixo você encontra os principais benefícios da vitamina C para a pele e cabelos.

Benefícios da vitamina C para a pele

1. Estimula a maior produção de colágeno na pele: A vitamina C é essencial para a síntese de colágeno para a pele. O colágeno é uma das principais proteínas que compõem a estrutura da nossa pele. A produção adequada da proteína resulta em uma pele com melhor elasticidade e aspecto mais jovem.

2. Diminui os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce: Outra função importante da vitamina C para a saúde da pele é o seu papel como antioxidante. A degradação do tecido da pele que leva ao envelhecimento é ocasionado por radicais livres, que são neutralizados pela vitamina C.

3. Atua como um preventivo ao câncer de pele: O câncer de pele pode ser desencadeado por agressões sistemáticas ao tecido. A vitamina C previne parte das agressões ocasionadas por radicais livres, além de auxiliar na manutenção da estrutura do tecido com a síntese de colágeno.

4. Age contra o envelhecimento da pele causado pela exposição solar: A exposição solar em excesso é um dos principais fatores para o envelhecimento precoce, devido a sua atuação na degradação do colágeno da pele. O suplemento de vitamina C auxilia na reversão desse processo, contribuindo para a síntese da proteína.

5. Melhora a elasticidade da pele: A vitamina C contribui para uma pele mais saudável com a redução de radicais livres agressores e maior produção de colágeno. Dessa forma, temos uma pele com mais elasticidade e aspecto jovial.

Benefícios da vitamina C para o cabelo

1. Fortalece os fios e diminui a quebra: A suplementação de vitamina C estimula a produção de colágeno e a maior concentração da proteína estimula o fortalecimento do cabelo. O colágeno é uma das proteínas que compõem os nossos fios, além de desempenhar papel importante no crescimento.

2. Ajuda no crescimento saudável: Ao contribuir para a produção de colágeno a vitamina C também contribui para que a proteína atue na região da pele responsável pelo crescimento forte e saudável do cabelo, a região do folículo piloso. No folículo piloso, existe uma região ainda menor, chamada matriz celular, e é nessa área que o colágeno vai agir com maior intensidade.

3. Cabelos mais brilhosos e aparência mais sedosa: Além de estimular o crescimento dos fios, a vitamina C para o cabelo também leva a produção de um fio mais saudável. Como consequência o cabelo tem mais brilho e maciez. 

Na alimentação, se você consumir cerca de 5 porções de frutas e verduras variadas todos os dias, vai conseguir atingir a recomendação diária de vitamina C, e sentir os benefícios.

Agora se você acredita que consumir esse número de porções de frutas e verduras todos os dias para você é difícil, a suplementação é o mais recomendado. Então não se esqueça, a dose ideal para os benefícios na pele é a dose de 1000 mg (1g) ao dia por pelo menos 8 semanas de um bom suplemento de vitamina C

Quer saber mais?

Referências

PULLAR, Juliet; CARR, Anitra; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

LE VU, Phuong et al. Effects of food-derived collagen peptides on the expression of keratin and keratin-associated protein genes in the Mouse Skin. Skin pharmacology and physiology, v. 28, n. 5, p. 227-235, 2015.

Avalie este post
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

2 comentários em “Benefícios da vitamina C para a sua pele e cabelos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.