Como comprar vitamina C para a pele?

| | ,

Hoje em dia, para uma grande parte da população, é difícil ter uma alimentação equilibrada, e isso acontece por vários motivos. Mesmo que muitos busquem por uma alimentação mais saudável e equilibrada, as vezes a correria do dia a dia acaba dificultando.

Sabendo disso, os nutricionistas buscam estratégias cada vez mais práticas para ajudar a atingir esse objetivo. Uma dessas estratégias práticas, é a suplementação.

Um suplemento que tem ganhado destaque nos benefícios para a pele, é a vitamina C, e sabendo do crescente interesse por esse tipo de suplemento, aqui você vai encontrar tudo o que você precisa saber para comprar um bom suplemento de vitamina C.

Vitamina C pura em farmácia

Normalmente o primeiro lugar que pensamos para comprar vitamina C é na farmácia, mas também é o lugar mais difícil de se escolher. Isso porque você irá se deparar com todas as opções possíveis do suplemento.

Mas mesmo com tanta opção, isso não significa que serão as melhores opções. Pois muitos suplementos de vitamina C possuem componentes que podem prejudicar a sua qualidade. 

O mais recomendado é fazer uma busca pela internet e comparar as diferentes opções com as dicas que vamos te dar. Para assim ter certeza que comprou o melhor suplemento de vitamina C para a pele.

Como avaliar a qualidade de um suplemento de vitamina C?

1° Composição do suplemento;

2° Forma de apresentação;

3° Custo benefício.

Esses 3 itens são fundamentais na hora de decidir pelo melhor suplemento de vitamina C para a sua saúde e pele. Agora, entenda cada um deles nos próximos tópicos. 

Composição ideal do suplemento de vitamina C:

Para qualquer suplemento, quanto menos ingredientes tiver na lista de ingredientes informado no rótulo do suplemento, melhor.

No caso da vitamina C o ideal para obter os resultados é que o suplemento tenha apenas 1000 mg (1 g) de vitamina C e o antiumectante celulose microcristalina em sua composição, para garantir a validade do suplemento.

Essa é a composição ideal do suplemento de vitamina C. Pois assim com o antiumectante fica garantido que a vitamina C não irá perder sua concentração facilmente, além de não prejudicar a saúde por ser apenas uma fibra vegetal.

Portanto não se esqueça: a lista de ingredientes deve conter apenas vitamina C (ácido ascórbico) e antiumectante celulose microcristalina para ser considerado o melhor suplemento.

Forma de apresentação do suplemento de vitamina C:

Existem muitas formas de apresentação para essa vitamina, as mais comuns são cápsulas, em pó, líquida ou misturada com outros micronutrientes. 

Mas para cada um deles existem questões importantes que devem ser levadas em consideração na hora de comprar.

Vitamina C em cápsulas

A opção em cápsulas, ou tablets, costuma ter a recomendação ideal de 1000 mg (1 g) de vitamina C por dose, e é a mais recomendada pelos médicos e nutricionistas.

Mas vale relembrar, para ser considerado um suplemento de qualidade, deve conter apenas dois ingredientes:

  • 1000 mg (1 g) de vitmaina C (ácido ascórbico);
  • Antiumectante celulose microcristalina.

Vitamina C em pó

A versão do suplemento em pó costuma ser uma das menos indicadas, pois além da vitamina C, normalmente, também contém açúcar em sua composição.

As doses da vitamina costumam ser distribuidas em sachês, e cada sachê deveria ter apenas os dois ingredientes recomendados e 1 g de peso total. Porém costumam vir com um peso total maior que 1 g, isso porque além do açúcar adicionado, ainda possui outros aditivos alimentares desnecessários em sua composição. 

A vitamina C em pó não costuma ser recomendado pelos especialistas já que a longo prazo tanto o açúcar quanto os demais aditivos alimentares presentes no suplemento podem colaborar para o ganho de peso e outros prejuízos a saúde. 

Vitamina C líquida

A vitamina C líquida é conhecida como a vitamina C sérum, não é para consumo via oral e sim de aplicação tópica. Isto é, para aplicar diretamente na pele. 

Esse tipo de vitamina C não se caracteríza como um suplemento. Além disso, existem já alguns estudos que afirmam que a melhor forma de consumir vitamina C para conseguir resultados positivos na pele é através do consumo via oral. 

Pois a aplicação direto na pele da vitamina C não é capaz de penetrar em todas as camadas. Por esse motivo, os estudos que mostram o uso da vitamina C para a pele utilizam do suplemento, via oral, para os melhores resultados.

Vitamina C com zinco?

É comum encontrar a vitamina C adicionado junto a outros nutrientes, como o zinco, pensando na melhora da imunidade e ação antioxidante. Porém o ideal é avaliar junto com ao seu nutricionista a necessidade de se suplementar zinco.

Ainda mais que, a maioria, dos suplementos de vitamina C com zinco não possuem a dose ideal de nenhum dos dois nutrientes. Contudo, se for o caso, opte por aquele que seja em cápsulas e com o menor número de ingredientes. 

Preferencialmente vitamina C, zinco e o antiumectante celulose microcristalina. 

Comprar vitamina C

Após analisar todos esses pontos, na hora de comprar a vitamina C o que você deve lembrar são essas 3 DICAS:

1° DICA: A versão sérum (vitamina C líquida), ou no formato de cremes e pomadas não é bem absorvida, sendo a suplementação via oral a mais recomendada para os benefícios para a pele.

2° DICA: Dose ideal de 1000 mg (1 g). 

3° DICA: Apenas dois ingredientes no suplemento: Vitamina C (ácido ascórbico) e antiumectante celulose microcristalina.

E por fim, lembre-se, existem muitos suplementos de vitamina C, por isso recomendamos que você avaliei suas opções antes de comprar.

Se mesmo com essas dicas, acontecer um empate técnico, vale a análise do custo benefício.

Mas através dessas 3 dicas você conseguirá escolher a melhor vitamina C para a pele tranquilamente. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

 

Referências:

PULLAR, Juliet; CARR, Anitra; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

 
Anterior

Ômega 3 concentrado | Nutricionista explica

Colágeno com ou sem vitamina C? | Nutricionista Raquel Campos

Próximo

Deixe um comentário