Home » Vitamina C no cabelo | Quais são os benefícios?

Vitamina C no cabelo | Quais são os benefícios?

mulher hidratando cabelo
4 minutos de leitura

A vitamina C é muito importante para a saúde do cabelo. Porém, ela deve ser obtida através da alimentação ou suplementação. Sua aplicação diretamente na pele e cabelos não promove uma absorção otimizada, tanto na forma líquida quanto em cremes, pois a estrutura desses tecidos impede esse processo.

Os principais benefícios da vitamina C no cabelo são redução da queda, fios mais fortes e saudáveis, aumentando assim o brilho e volume do cabelo, além de reduzir o frizz.

Para alcançar esses benefícios, inclua pelo menos 2 porções de alimentos ricos em vitamina C na sua alimentação diária ou utilize a suplementação de vitamina C em comprimidos, na dose de 1000mg.

3 benefícios da vitamina C no cabelo

A vitamina C auxilia na produção de colágeno, uma das principais proteínas que compõem a estrutura dos fios. O colágeno está presente tanto na estrutura quanto nas regiões do couro cabeludo responsáveis pelo crescimento de novos fios.

Entenda a seguir como os benefícios da vitamina C atuam promovendo a saúde dos cabelos.

1. Fios mais fortes e saudáveis

Consumir a vitamina C estimula a maior produção de colágeno. Essa proteína tem papel essencial para a saúde dos fios, pois atua  em uma região específica da nossa pele relacionada com o crescimento dos cabelos.

Essa região se chama folículo piloso. O colágeno atua na região mais profunda do folículo piloso, chamada de matriz celular, exatamente onde ocorre a estruturação dos fios de cabelos que vão crescer. 

Mais colágeno disponível leva a formação de fios mais fortes e saudáveis. O cabelo fica com o aspecto mais volumoso, pelo incremento dos novos fios. Como os fios que crescem têm uma estrutura mais saudável, o cabelo também ganha brilho e vitalidade.

2. Redução da queda de cabelo

A queda de cabelo pode ocorrer por diversos motivos, psicológicos, químicos ou físicos. Para descobrir exatamente o que está causando a queda de cabelo, procure um médico. A inadequação ou deficiência de vitamina C é um dos motivos possíveis. Por isso, ela é considerada a melhor vitamina para queda de cabelo.

Nesses casos, a suplementação diária de vitamina C na dose de 1000mg pode ser utilizada como um dos tratamentos complementares para a queda de cabelo. A vitamina pode tanto reverter possíveis inadequações como estimular o crescimento do cabelo.

3. Redução do frizz

O frizz ocorre em cabelos danificados, seja por estarem mais fracos ou por terem sofrido danos físicos e químicos. A vitamina C auxilia na recuperação da força dos fios através do estímulo à produção de colágeno para o cabelo.

Quando os fios recuperam sua força, ocorre automaticamente uma redução do frizz, pois os danos estão sendo revertidos ou remediados. O frizz deixa o cabelo com a aparência fraca e ressecada, incomodando muitas pessoas.

Além da vitamina C no cabelo, manter hábitos saudáveis também auxilia na saúde dos fios. Os dois principais hábitos que devemos ter atenção são a ingestão de água diária, que deve ser no mínimo 2 litros, e a alimentação, focando em alimentos naturais, principalmente frutas, verduras e legumes.

Quer saber mais?

Quer um desconto para conhecer a melhor Vitamina C do mercado? Confira aqui essa oportunidade.

Referências:

PULLAR, Juliet; CARR, Anitra; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

Como acabar com o frizz em minutos – Julia Doorman

Avalie este post

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *