Vitamina C no cabelo? 3 Dicas para diminuir o frizz

| | ,

Nós mulheres sempre estamos buscando alternativas para deixar nossos cabelos com aquela aparência brilhosa e livre do frizz, não é? E uma das vitaminas usadas para isso é a vitamina C no cabelo. Mas será que é realmente bom passar vitamina C no cabelo? vale a pena? 

Fomos atrás dessas respostas e de dicas para você resolver o frizz e também conseguir aquela aparência de cabelo hidratado!

Falta de vitamina C causa queda de cabelo

Sim, a falta de vitamina C causa queda de cabelo, esse é um sintoma comum quando estamos com falta de algum nutriente. No caso da vitamina C isso acontece, pois a sua deficiência pode levar a uma doença, que hoje é considerada rara, chamada escorbuto.

O escorbuto é uma doença que acontece quando não consumimos alimentos fontes de vitamina C, tipo frutas e verduras. Os principais sintomas são sangramento fácil da pele e gengiva, dificuldade na cicatrização de feridas, sensação de cansaço, perda de apetite e também a queda dos cabelos.

Apesar dessa queda ser mais evidente no escorbuto, se você perceber que seu cabelo está caindo mais que o normal, vale se atentar a sua alimentação.

Uma alimentação com 5 porções diárias de frutas e verduras variadas já vai garantir a quantidade de vitamina C ao dia que você precisa. 

Mas vamos ser sinceras, não são todos os dias que conseguimos consumir essa quantidade de frutas e verduras né? Então, uma alternativa simples é investir em um bom suplemento de vitamina C para ajudar a diminuir a queda de cabelo.

Vitamina C no cabelo

Aplicar vitamina C líquida ou em cremes no cabelo não é uma boa ideia, pois essa vitamina não vai conseguir penetrar dentro dos fios e no couro cabeludo. Mas o consumo de 1000 mg de vitamina C é relacionada com a produção de colágeno pelo organismo. 

Ainda é uma hipótese, mas o que os especialistas falam é que devido essa maior produção de colágeno, ele consegue atuar em uma região específica da nossa pele relacionada com o crescimento mais forte e saudável dos cabelos.

Essa região se chama folículo piloso, e o colágeno atua na região mais profunda do folículo piloso, chamada de matriz celular, e isso ajuda na estruturação forte dos cabelos. 

Então um jeito simples de fortalecer o cabelo é usar o suplemento de vitamina C com uma dose de 1000 mg  (1 g) ao dia, por pelo menos 8 semanas (1).  

Dicas para controlar o frizz no cabelo:

  • 1° DICA- Focar em uma alimentação saudável

Mas calma, não precisa virar musa fitness! São pequenas mudanças na sua rotina de alimentação que já vão ajudar. Como beber mais água, e consumir pelo menos 5 porções de frutas e verduras todos os dias, desse jeito você cuida da sua saúde, pele e do seu cabelo da forma mais natural e eficiente de todas!

  • 2° DICA- Suplemento de vitamina C

Cabelos com mais peso, tendem a baixar, então além de consumir a vitamina C para o fortalecimento do cabelo, ela também pode te ajudar a combater o frizz.

Para ser um bom suplemento é fundamental que a dose seja de no mínimo 1000 mg (1 g), zero calorias, na versão em tabletes (não aquele efervescente) e com no máximo dois ingredientes, o ácido ascórbico (vitamina C) e um antiumectante natural (como a celulose microcristalina).

  • 3° DICA- Borrifar água micelar no cabelo

Consultamos também a rainha dos cabelos, Julia Doorman e ela deu uma dica super bacana para cuidarmos das madeixas, que além de ajudar a fortalecer e deixar eles mais bonitos ainda promete que vai controlar o frizz em minutos! 

A dica de ouro da Julia Doorman é borrifar água micelar nos cabelos e com a ajuda de uma escova de dente, lógico que não a que usamos normalmente, ir passando a escova onde está com muito frizz que em poucos minutos você vai ver todos os seus cabelinhos baixar (2). 

Gostou das dicas? E você, tem seu segredinho? Compartilha aqui nos comentários com a gente!

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina C do mercado?

Referências:

1- PULLAR, Juliet; CARR, Anitra; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

2- Como acabar com o frizz em minutos – Julia Doorman

 
Anterior

Vitamina C na gravidez| Faz mal? aborta? Saiba tudo aqui

Qual a relação do sol com a vitamina D? Confira aqui

Próximo

Deixe um comentário