Vitamina D em gotas | O que é importante saber

| | ,

A vitamina D tem se tornado cada vez mais famosa no meio científico devido aos seus benefícios e funções.

Ela é um micronutriente que age como pré hormônio fundamental no desenvolvimento do metabolismo ósseo e muscular esquelético. Além disso, a vitamina D também é uma grande estimuladora do processo de imunidade do nosso organismo, prevenindo contra infecções do trato respiratório.

Por se tratar de uma vitamina importante, porém, com uma deficiência na saúde pública global (como mostram estudos), a suplementação da vitamina D se tornou um ótimo meio para se melhorar esse cenário tendo diversos formatos, como em cápsulas, injetável e em gotas.

Descubra agora o que você precisa saber sobre a vitamina D em gotas.

O que é o suplemento de Vitamina D e quais os seus formatos

O suplemento de vitamina D tem um grande potencial no trabalho de reposição dessa vitamina, a qual temos uma deficiência de caráter mundial.

O suplemento é uma forma segura e prática de inserção da vitamina D na dieta diária, oferecendo doses adequadas ao que o organismo precisa (até 2000 ui), sem a necessidade de receita médica e podendo ser consumido em cápsulas, injetável ou em gotas.

Entretanto, é recomendado que se consulte um profissional da saúde para identificar a quantidade necessária para o seu organismo de acordo com exames de sangue específicos. Os exames são fundamentais para determinar se a necessidade é pelo suplemento ou pelo medicamento de vitamina D.

A diferença entre o suplemento e o medicamento de vitamina D está na concentração e no nível de deficiência da vitamina no organismo. Os suplementos podem conter concentração de até 2000 ui, enquanto o medicamento pode ter concentração de até 50000 ui.

Vitamina D em gotas, qual o seu diferencial?

O suplemento de vitamina D pode ser ingerido em diferentes formatos (gotas, injetável, ou em cápsulas), mas o que diferencia a vitamina D em gotas dos outros formatos?

Somente o formato e o modo de usar.

O formato do suplemento da vitamina D que você irá escolher vai depender mais de qual se encaixa melhor para a sua rotina e qual é mais agradável para você. No caso de bebês e idosos (que tenha dificuldade de deglutição), a vitamina D em gotas facilita a ingestão do suplemento.

No formato em gotas, a vitamina D é muito mais comum ser encontrada como medicamento. Um frasco com 15ml pode render por volta 300.000 ui (sendo 1000 ui por gota). Porém, em geral, no caso dos suplementos, é comum encontrar doses de 200 a 250 ui por gota (lembrando que o ideal é a ingestão de até 2000 ui/dia).

Ainda sim, o formato mais recomendado para se tomar o suplemento de vitamina D é em cápsula, pois, como a vitamina D é lipossolúvel (solúvel em gordura), há a adição do óleo de soja na cápsula, permitindo uma melhor e mais fácil absorção da vitamina pelo organismo.

Vitamina D infantil (para bebês e crianças)

Como já dito, a vitamina D é um micronutriente essencial para o nosso organismo, e estudos apontam que desde antes do desmame ela já é fundamental para a prevenção de doença inflamatória intestinal pediátrica e a cárie dentária, por exemplo, ambas relacionadas à função do sistema imunológico.

No caso de crianças em período juvenil, o consumo da vitamina D se torna muito importante para a melhora do amadurecimento metabólico e ósseo, incluindo a prevenção de doenças.

Devido a dificuldade natural de inserção da vitamina D na dieta dos jovens nessa fase da vida, e devido a dificuldade de deglutição dos bebês, a vitamina D em gotas pode ser uma opção.

Como tomar a vitamina D em gotas?

Independentemente do formato do suplemento de vitamina D que for escolhido (cápsula, em gotas ou injetável), a recomendação é verificar a concentração de vitamina D no seu sangue por meio de exames laboratoriais específicos.

A partir de então o profissional da saúde, junto com você poderá direcionar a melhor forma de ingestão da vitamina (se será por meio de medicamentos ou suplementos). Após definida a concentração, é escolhido o melhor formato que se adapte a sua rotina e gosto.

No caso do suplemento em gotas, a recomendação é que seja tomado a partir da contagem de gotas de acordo com a concentração de UI existente por gota, e a quantidade total de UI determinada pelo médico e/ou nutricionista conforme exames laboratoriais. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina D do mercado?

Referências:

VHITA. Vitamina D dose diária: Bebês, crianças, adultos e idosos. Blog Vhita. 28 de janeiro de 2020. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-d-dose-diaria/>. Acesso em 09/06/2020.

VHITA. Qual o preço da vitamina D?| 6 dicas para escolher a melhor. Blog Vhita. 08 de outubro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/preco-da-vitamina-d/>. Acesso em 09/06/2020.

VHITA. O que você precisa saber sobre Vitamina D | Dra. Priscila Gontijo. Blog Vhita. 02 de outubro de 2019. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/vitamina-d/>. Acesso em 09/06/2020.

 
Anterior

Coronavírus e Vitamina D | O que você precisa saber

Falta de vitaminas: saiba como identificar os sintomas

Próximo

Deixe um comentário