Vitamina D faz bem para o cabelo? Veja aqui benefícios desse nutriente e se sua falta pode interferir na saúde capilar!

Vitamina D faz bem para o cabelo?

Ainda não existem muitos estudos que ligam diretamente a vitamina D com a saúde dos cabelos, mas há evidências de que baixos níveis do nutriente no sangue podem causar queda dos fios. A vitamina D pode contribuir dando mais vitalidade e brilho aos cabelos, pois tem papel importante na absorção de cálcio e fósforo no corpo.

Mas as principais funções da vitamina D estão ligadas ao desenvolvimento ósseo e absorção de cálcio pelo organismo. Esse nutriente atua, principalmente, no fortalecimento dos ossos e evita a perda de massa óssea, além de atuar na prevenção e tratamento de doenças autoimunes e fortalecer o sistema de defesa do corpo. 

Falta de vitamina D causa queda de cabelo?

Ainda não há evidências suficientes que provem que a falta de vitamina D está diretamente ligada à queda de cabelo. Porém, um estudo (1) realizado em 2019 analisou a relação entre os níveis de vitamina D no sangue e uma doença chamada alopecia areata.

Alopecia areata é um tipo de queda de cabelo que ocorre de modo concentrado, formando espaços arredondados sem cabelo em alguma região no corpo, seja no couro cabeludo ou em qualquer outra parte. 

Nesse estudo ficou comprovado que pacientes com essa condição tinham níveis de vitamina D mais baixos do que indivíduos que não sofriam com a doença.

Mas não se pode afirmar que essa foi a principal causa, pois havia outros fatores envolvidos, como a localização geográfica, que podem influenciar no resultado. Porém, é provável que a deficiência de vitamina D esteja relacionada com o alopecia areata.

Já um outro estudo (2), analisou a relação entre a vitamina D e um tipo de queda de cabelo chamada Eflúvio Telógeno, que é o enfraquecimento do cabelo na região superior do couro cabeludo, que pode levar a queda dos fios na região.  

O estudo mostrou que a alteração nos receptores de vitamina D pode apresentar relação com esse tipo de queda de cabelo.

Então, a vitamina D pode estar relacionada com a saúde dos cabelos e sua falta pode estar relacionada com a queda dos fios e com o enfraquecimento capilar.

Falta de vitamina D 

Mas não é só por conta da queda de cabelo que você deve se preocupar em manter os níveis desse nutriente em dia. A falta de vitamina D pode levar ao enfraquecimento de ossos, doenças autoimunes (como artrite e lúpus), diabetes gestacionais. É uma substância muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo. 

Além disso, mais da metade da população brasileira sofre com insuficiência de vitamina D, por isso, é importante cuidar para que você tenha a quantidade ideal desse nutriente. E avaliar se é necessário fazer uma suplementação para complementar. 

E caso você esteja sofrendo com problemas na saúde dos cabelos, como quedas ou enfraquecimento dos fios, procure um médico para ter o diagnóstico correto e fazer um tratamento adequado. 

Mas é importante que você saiba, que a vitamina D, como as outras vitaminas vão ter um papel importante para que nosso organismo realize as funções de forma eficiente. Então, para manter a saúde dos cabelos e do organismo, no geral, mantenha uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina D do mercado?

Referências: 

1- LIN, Xiran; MENG, Xianmin; SONG, Zhiqi. Vitamin D and alopecia areata: possible roles in pathogenesis and potential implications for therapy. American Journal of Translational Research, v. 11, n. 9, p. 5285, 2019.

2- SELEIT, Iman et al. Vitamin D Receptor Gene Polymorphism In Chronic Telogen Effluvium; A Case-Control Study. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, v. 12, p. 745, 2019.