A queda de cabelo, atinge mulheres, homens e crianças. Saiba aqui quais são as principais causas, tratamentos e como a alimentação pode diminuir a queda.

Queda de cabelo em mulheres

Causas da queda de cabelo

A queda de cabelo pode estar relacionada a ansiedade, comportamento compulsivo, caspa, irritações na pele e condições clínicas. Todas podem ser tratadas, para minimizar a queda e até reverter o processo.

Saiba quais são as principais condições de queda de cabelo que afetam as mulheres a seguir!

Queda de cabelo na gravidez

É muito comum a queda de cabelo durante a gravidez, e isso pode ser devido ao aumento do hormônio de progesterona durante o período e da glicoproteína hormonal HCG.

Esses aumentos hormonais fazem com que os fios cresçam durante a gestação e fiquem no que é chamado de “fase anágena” e após o parto “fase telógena” que é a fase da queda.

Essa condição é chamada de Eflúvio telógeno. Saiba agora sobre essa condição e como a alimentação e suplementação podem ajudar.

Eflúvio telógeno

A principal causa desse diagnóstico é devido ao estresse do organismo. Após uma experiência estressante fisiologicamente como a gestação. A perda de cabelo é em toda região do couro cabeludo.

Como mencionado anteriormente, é esperado o desenvolvimento do Eflúivo telógeno após o parto, ocasionando queda dos cabelos devido a variação hormonal. Costuma regularizar em até 3 meses após o parto segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Tratamento do eflúvio telógeno

A suplementação de colágeno hidrolisado e uma alimentação rica em ferro, magnésio, e principalmente as vitaminas A, C e E auxiliam no tratamento. Veja os exemplos de alimentos ricos nesses nutrientes:

Ferro: Carne vermelha (presente em todas as carnes mas ainda mais concentrada em cortes de fígado), peixes, brócolis, espinafre, escarola, grão de bico (importante fonte de ferro para vegetarianos), lentilha e feijão.

Magnésio: Beterraba, frutas como uva e banana, leite de vaca, soja e sementes como nozes e amendoim. Além dos alimentos citados para o ferro que também são ricos em magnésio.

Vitamina A: Ovo, alimentos de cores alaranjadas como cenoura, manga e mamão.  

Vitamina C: Laranja, caju, acerola, goiaba e morango.

Vitamina E: Espinafre, brócolis, óleo de girassol e manteiga de amendoim.

O colágeno hidrolisado vem sendo apontado como um aliado é um importante aliado na prevenção da queda capilar. Já que o colágeno forma uma matriz onde os minerais se fixam para deixá-los fortes, resistentes e brilhantes.

Colágeno para queda de cabelo

Lembrando que o ideal é consultar o dermatologista para confirmação do diagnóstico e o nutricionista para trabalhar no adequamento nutricional.

O colágeno Verisol®, é composto por peptídeos bioativos de colágeno, com ação específica para essa região com estudos científicos comprovando sua eficácia. Pois, envolve o principal mecanismo de ação com a retenção de água nos folículos capilares, reduzindo o seu ressecamento.

O recomendado para sua suplementação é entre 2 a 3g ao dia para observar seus benefícios com o uso, por um período mínimo de 8 semanas diariamente.

Quedas de cabelo e vitaminas

Como mencionado anteriormente muitas vitaminas estão associadas a saúde e fortalecimento dos cabelos. Mas, há situações em que o consumo e uso através de produtos para o cabelo pode gerar a queda dos cabelos. Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo, algumas vitaminas merecem atenção tanto para seus efeitos positivos quanto adversos a saúde capilar.

Vitamina C

A vitamina C tem papel fundamental nos cuidados com o cabelo. O ácido L-ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C, é um co-fator de enzimas ( lisil e a prolil hidroxilases) que auxilia nos processos metabólicos necessários para a produção de colágeno, tanto do tipo I quanto do tipo III.

Para obter os benefícios dessa vitamina para os cabelos não é necessário a suplementação, resalva para raras exceções, já que alimentos fontes de vitamina c são comuns em nossa dieta 🙂 

Vitamina A

Segundo a Sociedade Brasileira do Cabelo, a vitamina A possui os dois lados da moeda. Pois quando consumida dentro das recomendações favorece o crescimento capilar e quando em excesso atua na queda dos cabelos. Mesmo essa sendo uma condição rara, fique atento e busque orientação profissional para evitar esse efeito adverso.

Sobre a utilização de produtos com vitamina A a mesma regra vale. Já que o uso excessivo pode causar sobrecarga da vitamina nos fios e causar a queda (efeito localizado apenas no cabelo, não interferindo endogenamente).

Vitaminas do complexo B

Tão importante quanto a vitamina A para os cabelos. Presente em alimentos de origem animal como ovos e carnes. A suplementação dessa vitamina para vegetarianos e veganos pode ajudar no fortalecimento capilar já que atua na produção de hemácias e anticorpos, melhorando oxigenação dos tecidos e na imunidade.

Vitamina K

Com relação a sua aplicação na pele e cabelos tem ação limitada. E isso acontece devido a ação da vitamina atuar apenas no local onde foi aplicada.

A Sociedade Brasileira de Cabelos ainda alerta para um mito: o uso de shampoos com vitaminas não causa efeitos sistêmicos no organismo!

Outras causas de queda de cabelo

Diagnósticos envolvendo fatores genéticos são comuns a homens e mulheres, como a “Alopécia androgênica”. A alopecia androgênica se caracteriza apela queda dos cabelos na região frontal da cabeça.

O tratamento envolve medicação e cirurgia de implante capilar, não havendo cura. É orientado consultar o dermatologista para avaliar qual o melhor tratamento para cada caso.

Queda de cabelos e medicamentos

Lembrando novamente: Busque orientação médica antes de realizar qualquer tratamento medicamentoso. Porém, para conhecimento, o tratamento envolvendo medicamentos comuns para combater as causas da queda de cabelo enevolvem: corticoides, vasodilatadores, anti-inflamatórios e imunossupressores.

Quedas de cabelo em homens

As causas envolvendo a queda de cabelos em homens envolvem fatores hereditários, genéticas e má alimentação.

No ponto alimentação, a mesma orientação para gestantes vale para os homens. O consumo de uma alimentação equilibrada com vitaminas e colágeno podem ajudar a minimizar a queda, mas não excluem o tratamento médico.

Queda de cabelo em crianças

Menos comum que em adultos, as principais causas relacionadas a queda de cabelo em crianças são: fungos, eflúvio telógeno (igual as gestantes), má alimentação e infecções bacterianas sistêmicas como amidalite.

A nutrição para esse público acompanha a fase de desenvolvimento e a idade, já que a recomendações de vitaminas, minerais e macronutrientes são diferentes. Porém também positiva ao combate da queda.

Conclusão

A adequação nutricional através de vitaminas e minerais ajudam a combater a queda de cabelo para ambos os sexos e em diferentes faixas etárias. Mas, o diagnóstico médico é indispensável já que algumas das causas da queda de cabelo são patologias.

Em associação a adequação nutricional, um suplemento alimentar com estudos científicos envolvendo seus benefícios ao controle da queda de cabelo é o colágeno hidrolisado que além de ajudar na saúde dos cabelos também fortalece as unhas, auxilia na saúde da pele combatendo o envelhecimento!

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Referências:

KIM, D. U. et al. Oral Intake of Low-Molecular-Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Nutrients, v. 10, n. 7, Jun 2018. ISSN 2072-6643.

GONÇALVES, Gleidiana Rodrigues et al. Benefícios da ingestão de colágeno para o organismo humano. Revista Eletrônica de Biologia (REB). ISSN 1983-7682, v. 8, n. 2, p. 190-206, 2015.

PEDROSO, Maitê Golinelli Vanella. Estudo comparativo de colágeno hidrolisado e comercial com adição de PVA. 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MANELA-AZULAY, Mônica et al. Vitamin CAnais brasileiros de dermatologia, v. 78, n. 3, p. 265-272, 2003.