Seu cabelo está caindo mais do que o normal, e você quer saber se a vitamina D serve para queda de cabelo? será que tem relação? veja aqui se a falta ou o excesso de vitamina D causa queda de cabelo e se ela realmente serve para tratar esse problema tão comum.

Falta de vitamina D causa queda de cabelo?

A falta de vitamina D pode sim causar queda de cabelo. Mas calma, porque o seu cabelo pode estar caindo por diferentes motivos. Mas se for pela falta de vitamina D, esse tipo de queda de cabelo é chamada de “alopecia areata”

A queda de cabelo conhecida como “alopecia areata” é um tipo de queda de cabelo que ocorre de modo concentrado, que formam espaços arredondados sem cabelo em alguma região no corpo, seja no couro cabeludo ou em qualquer outra parte.

  • Evidências científicas que a falta de vitamina D causa queda de cabelo

Em 2019 apenas 2 estudos (1,2), que mencionamos ao final do texto, avaliaram a falta de vitamina D na alopecia areata.

No primeiro estudo, publicado por um grupo de médicos chineses, eles discutem as possíveis relações entre a queda de cabelo e a vitamina D e concluem que é relacionada a alterações no sistema imunológico (1). Porém ainda são necessários mais estudos para confirmar a teoria do grupo chinês.

Enquanto o outro estudo analisa questões genéticas, que apesar de ser um estudo pequeno, mostrou que alterações nos receptores de vitamina D também apresentam relação com outro tipo de queda de cabelo, chamada clinicamente de “eflúvio telógeno”.

Diferente da alopecia areata, o eflúvio telógeno é o enfraquecimento do cabelo na região superior do couro cabeludo, que pode levar a queda de cabelo na região.

A recomendação de vitamina D através da dieta, exposição solar e suplementação é encorajada. Porém ainda não existem estudos analisando a dieta rica em vitamina D, exposição solar e se suplementação melhoram a queda de cabelo.

Mas existem algumas recomendações como o uso de substâncias de funções semelhantes a da vitamina D, como o uso de calcipotriol. Além disso, a combinação dessas substâncias semelhantes da vitamina D com corticosteróides também são recomendadas em caso de alopecia areata.

Portanto não deixe de fazer exames de sangue para avaliar o nível de vitamina D no seu corpo, e caso você tenha alopecia areata, busque tratamento profissional para indicação do melhor tratamento do seu caso.

Excesso de vitamina D causa queda de cabelo?

Até o momento não existem estudos que nos permita afirmar que o excesso de vitamina D causar a queda de cabelo. Porém o excesso de outras vitaminas podem estar relacionadas com a queda dos fios, como por exemplo o excesso de  vitamina E.

vitamina D serve para queda de cabelo?

Apesar da falta de vitamina D ter relação com a queda de cabelo, esse micronutriente é necessário principalmente para ajudar na absorção do cálcio e do fósforo nos ossos, para manter a saúde óssea e muscular. 

A falta ou excesso de vitamina D não é a principal causa da queda de cabelo, outras vitaminas podem estar relacionadas com um aumento na queda dos cabelos. 

Porém para o adequado tratamento, não deixe de fazer uma avaliação com um médico dermatologista e também com um profissional nutricionista. Pois esses dois profissionais podem combinar tratamentos que irão te ajudar a tratar a queda do cabelo de forma adequada. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar a melhor vitamina D do mercado?

Referências:

1- LIN, Xiran; MENG, Xianmin; SONG, Zhiqi. Vitamin D and alopecia areata: possible roles in pathogenesis and potential implications for therapy. American Journal of Translational Research, v. 11, n. 9, p. 5285, 2019.

2- SELEIT, Iman et al. Vitamin D Receptor Gene Polymorphism In Chronic Telogen Effluvium; A Case-Control Study. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, v. 12, p. 745, 2019.