Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » ALA Ômega 3: O que é, para que serve?

ALA Ômega 3: O que é, para que serve?

ala-omega-3
6 minutos de leitura

Você já ouviu falar de ALA Ômega 3? Se você chegou a este conteúdo é porque, provavelmente, a resposta a essa pergunta é sim. 

E, se você está querendo saber mais sobre essa substância e o suplemento, então, veio ao lugar certo.

Aqui, a Vhita separou as principais informações sobre o assunto. Você vai aprender sobre o que é ALA Ômega 3, quais as principais fontes de alimentação, quais os benefícios para a saúde, entre outros dados importantes.

O que é ALA Ômega 3?

O ALA Ômega 3 é um tipo de ômega 3 de cadeia longa e que, ao entrar em contato com o nosso organismo, é metabolizado se transformando em outros dois tipos de ômega 3: EPA (Ácido Eicosapentaenoico) e DHA (Ácido Docosahexaenoico).

Esses dois últimos, por serem cadeias menores, são mais fáceis de serem absorvidos pelo corpo.

Isso não significa que o nosso organismo não consiga usar o ômega 3 ALA (Ácido alfa-linolênico), apenas que ele precisará quebrar a substância em cadeias menores.

o que é EPA e DHA

Quais os benefícios do Ômega 3 do tipo ALA?

O ômega 3 do tipo ALA consegue oferecer uma série de benefícios para a saúde, não só para a prevenção de doenças, mas também como coadjuvante no tratamento e no controle de algumas delas.

Por exemplo, há diversos estudos que comprovam a eficácia do consumo de ômega 3 na prevenção de doenças neurodegenerativas como a Doença de Alzheimer e que, inclusive, essa substância pode ajudar a retardar o avanço da doença nas fases mais iniciais.

E ainda falando sobre a função neurológica, o ômega 3 consegue oferecer benefícios de uma forma geral, ajudando pessoas de todas as idades a ter um funcionamento do cérebro e do corpo melhor.

Além disso, também é capaz de ajudar de outras formas, por exemplo:

  • Na saúde cardiovascular, pois por ser uma gordura saudável (HDL), ele ajuda a reduzir a gordura ruim, aquela que se acumula nas paredes dos vasos e que podem aumentar as chances de hipertensão arterial ou agravar a doença;
  • Também funciona como anti-inflamatório e antioxidante, auxiliando o corpo, especialmente os mais obesos, a controlar o processo inflamatório causado pelo excesso de gordura;
  • Reduz a formação de coágulos, algo que pode se tornar muito grave causando uma embolia pulmonar, AVC, entre outros;
  • Por melhorar o funcionamento do cérebro, também ajuda no controle de doenças como a depressão, o TDAH e outras.

Ainda podemos citar outro benefício de grande importância: o ômega 3 ajuda a proteger a nossa visão.

Ele ajuda a desacelerar e também prevenir doenças na retina, combate inflamações, protege os fotorreceptores, diminui o risco da síndrome do olho seco, entre outros problemas relacionados.

Como você pode ver, o ômega 3 do tipo ALA é capaz de oferecer inúmeras vantagens para a nossa saúde e, consequentemente, melhora a nossa qualidade de vida.

Leia também: Os 15 principais benefícios do ômega 3 para a saúde!

livre de metais pesados

Quais as principais fontes de ALA Ômega 3?

Nós não somos capazes de produzir essa substância naturalmente, portanto, ter uma ideia com alimentos ricos nela é de grande importância.

Veja abaixo algumas ótimas opções para adicionar no seu dia a dia:

  • Sementes e óleo de linhaça;
  • Nozes, especialmente nozes-pecã e nozes inglesas;
  • Sementes de chia;
  • Soja e produtos de soja.

A semente de linhaça pode ser usada na hora de bater um suco ou vitamina de frutas, ou ainda ser adicionada na salada. 

Já as nozes e sementes de chia podem fazer parte do café da manhã misturados a um iogurte ou em cima de uma fruta. 

E a soja, bom, com ela você pode fazer os mais variados pratos como bolinhos para o almoço e usá-la como substituto da carne em alguns lanches.

Você, provavelmente, está achando estranho os peixes como sardinha e atum não aparecem nessa lista. 

Mas, de fato, não há nenhum erro. Isso porque, nos peixes, vamos encontrar o ômega 3 EPA e DHA, ou seja, os tipos de ômega 3 de cadeia menor.

Lembrando que o ômega 3 ALA será quebrado em EPA e DHA, então, você não está perdendo nenhum benefício.

o que é EPA e DHA

Como consumir ômega 3 corretamente?

Não basta só consumir ômega 3, é preciso fazer isso da forma correta, afinal de contas, mesmo algo capaz de trazer tantas vantagens, em excesso, pode causar problemas de saúde com o passar do tempo.

Veja também: Por quanto tempo devo tomar ômega 3?

O consumo diário recomendado para adultos é, em média, de 1.110 mg para homens e 1.600 mg para as mulheres.

A partir disso, você pode ver uma tabela de nutrientes para entender a composição de cada alimento. Por exemplo a cada 100 gramas do alimento temos:

  • 18 gramas na chia;
  • 6,3 gramas na linhaça;
  • 1,6 gramas na soja;
  • 8,8 gramas nas nozes.

Fazendo uma conta simples, podemos ver que em 100 gramas de chia conseguimos 18.000 mg de ômega 3. 

Porém, dificilmente você será capaz de consumir, por dia, a quantidade necessária de chia ou outro alimento dos citados acima para alcançar a quantidade mínima diária.

Por isso, o consumo de suplemento de ômega 3 é tão importante, já que ele vai ajudar você a completar a parte da substância que falta para atingir os patamares mínimos e conseguir todos os benefícios que ele é capaz de oferecer para a saúde.

Assim, além de usar o suplemento de ômega 3 ALA, você também deve adicionar à dieta alimentos que tenham uma boa dose da substância. 

Além dos já citados aqui, considere comer peixes duas vezes por semana, seja no almoço ou pode ser num lanche da tarde. E mesmo aquela sardinha em lata pode ser muito útil para sua saúde.

Procurando por um suplemento de ômega 3 que seja de qualidade e facilmente absorvido pelo organismo? Então, confira o Ômega 3 TG da Vhita!

Quer saber mais?

Referências

SANTOS, L. E. S.; BORTOLOZO, E. A. F. Q. INGESTÃO DE ÔMEGA 3: CONSIDERAÇÕES SOBRE POTENCIAIS BENEFÍCIOS NO METABOLISMO LIPÍDICO – Doi: http://dx.doi.org/10.5212/Publ.Exatas.v.14i2.161170. Publicatio UEPG: Ciências Exatas e da Terra, Agrárias e Engenharias – ATIVIDADES ENCERRADAS, v. 14, n. 02, 2008.

SOUZA, D. et al. A IMPORTÂNCIA DO ÔMEGA 3 PARA A SAÚDE HUMANA: UM ESTUDO DE REVISÃO THE IMPORTANCE OF OMEGA 3 FOR HUMAN HEALTH: A STUDY OF REVIEW ANDRÉA NAME COLADO SIMÃO 4. v. 20, n. 2, p. 48–54, 2014.

SILVA, A. F. DA. Ômega 3: principais benefícios à saúde humana. repositorio.unifaema.edu.br, 2015.

VIEIRA, M. DA C. et al. The benefits of omega-3 fatty acid nanocapsulation for the enrichment of food products: a review. Revista de Nutrição, v. 33, 2020.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 11 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.