Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Quais os benefícios do Ômega 3?

Quais os benefícios do Ômega 3?

ômega 3 tg
7 minutos de leitura

Os benefícios do ômega 3 para a saúde são muitos, já que ele representa um tipo de gordura boa com ação anti-inflamatória e antioxidante no organismo.

Por essa razão, ele melhora os níveis de açúcar, colesterol e triglicerídeos no sangue, previne doenças neurodegenerativas, aumenta a disposição, melhora a memória e o raciocínio e protege a visão de degenerações.

Tudo isso devido aos seus ácidos graxos (EPA, DHA e ALA), que exercem funções importantes no nosso corpo.

Os quais podem ser encontrados naturalmente tanto em alimentos, como salmão, sardinha, atum, sementes e oleaginosas, como em suplementos.

Confira a seguir 15 benefícios do ômega 3 comprovados pela ciência e comece a incluí-lo em sua rotina agora mesmo!

1 – Protege o coração

O ômega 3 é uma das principais substâncias responsáveis por prevenir doenças cardiovasculares, uma vez que ele regula os níveis de açúcar, triglicerídeos e colesterol no sangue.

Dessa forma, ele protege o coração de complicações, e também previne infarto, insuficiência cardíaca e arritmia. Além de ser importante para o controle da pressão sanguínea.

2 – Diminui dores

O ômega 3 costuma ser muito eficaz na redução de dores provocadas por processos inflamatórios, como artrite, tendinite, bursite, enxaqueca e cólicas menstruais. 

3 – Previne a formação de coágulos

Por possuir ação anticoagulante, um dos benefícios do ômega 3 é prevenir a formação de coágulos no sangue.

O que, por sua vez, impede o agrupamento de plaquetas e gorduras, prevenindo trombose, aterosclerose e até mesmo embolia pulmonar.

4 – Combate a inflamação crônica

Processos inflamatórios crônicos são uns dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, artrite, câncer e doenças inflamatórias intestinais.

Logo, o poder anti-inflamatório do ômega 3 é um coadjuvante para combater essas complicações.

5 – Previne Alzheimer e Parkinson

O DHA, tipo de ômega 3, é uma gordura com funções específicas na construção e manutenção do cérebro.

Ele é responsável por preservar os neurônios e melhorar a capacidade cognitiva, estando presente em abundância na região cerebral.

Com isso, um dos benefícios do ômega 3 é prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Além disso, ele também pode ser eficaz para a regressão dessas doenças, sendo uma gordura crucial para os idosos.

6 – Fortalece a saúde dos olhos

Assim como no cérebro, o DHA está presente na estrutura da retina ocular.

Dessa forma, ele previne degeneração nos olhos que podem ocorrer com o tempo, prevenindo a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).

7 – Contribui no tratamento da depressão e ansiedade

Como está presente em quantidade significativa no cérebro, o ômega 3 atua diretamente nos processos de síntese de neurotransmissores e sinapses nervosas.

Assim, ele contribui no tratamento da depressão e ansiedade.

Já que melhora a produção de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, motivação e relaxamento, como a dopamina e a serotonina.

8 – Fortalece as articulações e os ossos

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do ômega 3 protegem as articulações e os ossos de danos provocados por processos inflamatórios e a oxidação excessiva gerada pelos radicais livres.

Neste sentido, um dos benefícios do ômega 3 é prevenir as articulações de danos, combatendo problemas como artrite, osteoartrite e osteoporose.

Podendo também ser eficaz para diminuir as dores articulares;

9 – Preserva as funções cerebrais

O cérebro funciona muito melhor quando os níveis de ômega 3 estão normais no organismo.

Uma vez que ele está presente em grande quantidade na região cerebral, mantendo o seu bom funcionamento.

Em consequência, as funções cognitivas também são preservadas. Assim, ele melhora a memória, concentração, raciocínio e aprendizagem.

10 – Previne partos prematuros 

Durante a gestação, um dos benefícios do ômega 3 é prevenir partos prematuros.

Isso porque, ele é responsável por diminuir a ação das prostaglandinas, substâncias que estimulam o nascimento do bebê.

Na gestação, algumas mulheres tendem a produzir uma grande quantidade de prostaglandinas devido a um consumo elevado de ômega 6.

Dessa forma, o ômega 3 pode prevenir partos prematuros, já que reduz a potência destas substâncias.

11 – Auxilia no tratamento da obesidade

A obesidade é uma doença multifatorial que provoca alterações em diversos aspectos corporais, aumentando as chances para o desenvolvimento de doenças crônicas e levando a uma síndrome metabólica.

Neste caso, o ômega 3 pode ser um grande aliado para a prevenção e tratamento da obesidade e suas complicações. O que aumenta a qualidade de vida e bem-estar do paciente.

12 – Previne o câncer

Por possuir ação antioxidante e anti-inflamatória, o ômega 3 desempenha um papel importante na prevenção do câncer, sobretudo do câncer de mama, próstata, esôfago, colorretal e pâncreas.

13 – Melhora a capacidade cognitiva em crianças

Assim como nos adultos, um dos benefícios do ômega 3 é melhorar a capacidade cognitiva e desenvolvimento nas crianças.

Dessa forma, ele previne déficits de crescimento e complicações neurológicas.

14 – Ajuda no tratamento do TDAH e autismo

O TDAH e autismo são doenças neurológicas que podem ser melhoradas com o uso do ômega 3. Uma vez que ele melhora as funções cerebrais e protege o cérebro de degenerações.

15 – Contribui para o desenvolvimento neurológico do bebê

Dentre os benefícios do ômega 3 na gravidez, um dos mais importantes é o seu papel no desenvolvimento neurológico do bebê.

Visto que ele é responsável pela construção e manutenção do cérebro.

Logo, é fundamental que a gestante consuma doses adequadas de ômega 3 durante toda a gestação. Sendo o ideal que ela tenha boas reservas antes mesmo de engravidar.

O que acontece se eu tomar ômega 3 todos os dias?

Os benefícios do ômega 3 na saúde envolvem a prevenção de doenças crônicas, a melhora do funcionamento do cérebro, a preservação da saúde dos olhos e a prevenção de doenças neurodegenerativas.

Então, ao consumir ômega 3 todos os dias, é possível obter todos esses benefícios. Desde que as doses estejam adequadas e orientadas por um médico ou nutricionista.

Pode tomar ômega 3 por quanto tempo?

O ômega 3 é um suplemento de uso diário e crônico, devendo ser tomado todos os dias para obter os seus benefícios.

Quer saber mais?

Referências

HANSON, S. et al. Omega-3, omega-6 and total dietary polyunsaturated fat on cancer incidence: systematic review and meta-analysis of randomised trials. British Journal of Cancer. v. 122, p. 1260-1270, 2020.

MARQUES, F. M. S.; ARAGÃO, J. C. N.; GOULART, R. C. A. F. Eficácia do ácido graxo Ômega-3 sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças (0 a 12 anos de idade): uma revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano. v. 10, n. 3, p. 1-11, 2022.

PERES, M. C. ÁCIDOS GRAXO ÔMEGA – 3 ω-3 NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: Uma revisão da literatura. Revista Farol. v. 16, n. 16, p. 78-93, 2022.

PINHEIRO, M. S.; STABELINI, T. G.; PALMA, G. H. D. Efeitos do ômega 3 na prevenção e tratamento da doença de Alzheimer. Revista Brasileira de Neurologia. v. 58, n. 3, p. 4-10, 2022.

POLITANO, C. A.; BERROA, J. L. Ácidos graxos ômega 3 e fecundação, gravidez e amamentação. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. v. 42, n. 3, p. 160-164, 2020.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.