Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 e colesterol: Entenda essa relação

Ômega 3 e colesterol: Entenda essa relação

omega 3 e colesterol
4 minutos de leitura

Apesar de ser uma gordura, o ômega 3 é essencial para a nossa saúde, sendo necessário seu consumo através da alimentação, já que não o produzimos em nosso corpo.

Sua importância é devido aos seus diversos benefícios, incluindo para o controle do colesterol. O ômega 3 ajuda tanto na prevenção como no tratamento do colesterol alto.

Entenda se seguir porque o ômega 3 é um importante aliado contra o colesterol alto e como deve ser o seu consumo.

Ômega 3 é bom para baixar o colesterol?

O consumo adequado de ômega 3, através da alimentação ou suplementação, aumenta o nosso colesterol bom, o HDL.

O HDL recebe esse nomenclatura de “bom”, pois retira o colesterol ruim, o LDL, dos tecidos. Essa atuação ocorre nos nossos órgãos e vasos sanguíneos, com destino final no fígado, onde é realizada a excreção.

O fígado que vai “eliminar” o colesterol. Assim como os rins são responsáveis por eliminar ou metabolizar uma série de substâncias no nosso organismo, o fígado tem um papel parecido, e o colesterol fica por conta do fígado.

Para alcançar os benefícios do consumo do ômega 3 para o colesterol, é importante escolher boas fontes alimentares, principalmente peixes gordurosos de águas frias, ou saber como escolher um bom ômega 3 para suplementação, que ofereça a concentração necessária do nutriente.

Ômega 3 aumenta o colesterol?

O colesterol é composto por duas frações, HDL e LDL. O ômega 3 atua no controle do colesterol. Isso significa diminuição do LDL, e aumento do HDL, enquanto mantém o colesterol total dentro dos níveis adequados.

Para adultos, é desejável que o colesterol total, que é a soma das duas frações, se mantenha abaixo de 190 mg/dL. No caso do HDL, é ideal que seus níveis sejam superiores a 40 mg/dL e o LDL deve estar abaixo de 130 mg/dL.

O ômega 3 pode ser consumido livremente para a prevenção do colesterol alto. No caso onde já existem sintomas de colesterol alto, é importante procurar orientação médica para o tratamento e uso do suplemento.

Como tomar ômega 3?

Para a  prevenção e controle dos níveis de colesterol, assim como para prevenir doenças do coração,  a recomendação do consumo de ômega 3 é de 1200 mg a 1400 mg por dia.

É necessário consumir de duas a três porções de alimentos ricos em ômega 3 por dia para atingir a recomendação. É importante lembrar que para alcançar os objetivos desejados, o consumo deve ocorrer todos os dias. 

A suplementação é uma opção prática e segura de atingir a recomendação diária. Bons suplementos de ômega 3 conseguem oferecer essa quantidade média de 1200 a 1400 mg em 2 cápsulas. 

O ômega 3 também pode atuar nos níveis de triglicerídeos no sangue. Em casos que a pessoa apresenta triglicerídeos muito altos, doses de até 4000 mg do suplemento podem ser recomendadas para o tratamento. Nesses casos é preciso de um acompanhamento médico para orientação do uso.

Quer saber mais?

Referências:

DA SILVA, Camila Pacheco et al. Os Benefícios dos Ácidos Graxos Ômega 3 na Alimentação: uma Breve Revisão. International Journal of Nutrology, v. 11, n. S 01, p. Trab600, 2018.

PIZZINI, Alex et al. The role of omega-3 fatty acids in reverse cholesterol transport: A review. Nutrients, v. 9, n. 10, p. 1099, 2017.

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Rio de Janeiro, 2017.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

8 comentários em “Ômega 3 e colesterol: Entenda essa relação”

  1. Boa tarde, comprei um Omega 3 da empresa Sorocaps estou em dúvida sobre o produto de ser de boa qualidade. O que estranhei e que na composição diz Colesterol 20mg. EPA 540 DHA 360. Aguardo resposta se possível puder me ajudar.

    1. Leda, tudo bem?

      O consumo de ômega 3 é mundialmente reconhecido por atuar no controle do colesterol total. Ele ajuda a reduzir o colesterol LDL considerado colesterol ruim e aumentar o HDL conhecido como colesterol bom. A recomendação de consumo para esses benefícios é o mínimo de 1200 mg de Ômega 3 ou 2 cápsulas do nosso Ômega 3 ao dia. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 2 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.