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O que é colesterol? | 6 coisas que você precisa saber!

exame de colesterol

O que é colesterol? | 6 coisas que você precisa saber!

Você sabia que o colesterol alto no sangue é um fator de risco para doenças do coração? Portanto, se no seu exame de rotina esse exame veio alterado é hora de prestar mais atenção no seu estilo de vida.

Então, no texto de hoje vamos entender (1) o que é colesterol, (2) quais são suas funções, (3) quais são os tipos, (4) qual o valor normal no sangue, (5) o que causa esse aumento e (6) quais cuidados você pode tomar daqui para frente?

O que é colesterol e quais são suas funções?

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, de fato o colesterol é um uma das gorduras mais importantes do ponto de vista fisiológico e clínico, juntamente com os fosfolipídios, os triglicérides e os ácidos graxos.

Embora muitas pessoas acabam associando com algo ruim, o colesterol é essencial para a nossa saúde, tendo algumas funções de extrema importância, vejam:

  • precursor dos hormônios esteroides, dos ácidos biliares e da vitamina D;
  • constituinte da membrana das nossa células, conferindo fluidez;
  • ativação de enzimas nas membranas celulares.

Mas, atenção, mesmo sendo uma gordura importante para a saúde, em excesso tem o potencial de nos causar malefícios. 

 

Tipos de colesterol

Você deve estar se perguntando, mas e todas aquelas frações que vem no exame de rotina?

Antes de mais nada aquelas frações na verdade são as lipoproteínas, ou seja, são associações entre proteínas e lipídeos. De fato as gorduras não se misturam na água, então para serem transportados no nosso sangue, eles precisam das lipoproteínas, que são denominadas de VLDL, LDL, HDL e quilomícron.

Colesterol HDL

HDL vem de High density lipoprotein  = “Lipoproteína de densidade alta“

Esse é o famoso colesterol do bem, pois atua retirando o colesterol dos tecidos e levando ao fígado para serem eliminados. Além disso, seus níveis aumentados no sangue estão associados a uma diminuição do risco de infarto agudo do miocárdio.

Colesterol LDL

LDL vem de Low density lipoprotein  = “Lipoproteína de densidade baixa“

Já o LDL é o famoso colesterol do mal, porque diferente do HDL, ele leva o colesterol do fígado aos tecidos. Além disso, seus níveis aumentados no sangue aumentam o risco de infarto e AVC (acidente vascular cerebral), pois possui afinidade pelas células da parede dos vasos sanguíneos.

O grande problema do LDL é que, quando em excesso, ele vai se depositando nas nossas artérias, sem dar sintomas e assim gradualmente vai formando a chamada placa de ateroma. Essa placa de ateroma vai aumentando de tamanho e então se solta da parede dos nossos vasos podendo entupir os vasos, causando o infarto, AVC ou uma trombose.

Colesterol VLDL

VLDL vem de  Very low density lipoprotein = “Lipoproteína de densidade muito baixa“

Bom, talvez o VLDL não seja tão famoso, mas vem nos exames e algumas pessoas podem ficar em dúvida. A função dele é transportar os triglicerídeos produzidos pelo nosso próprio corpo.

Quilomícron

Geralmente não aparece nos exames, mas essa é a lipoproteína menos densa (mais leve), e sua função é transportar os triglicerídeos vindos da dieta.

Interessante, não é?

 

Colesterol normal

Separamos aqui para você uma tabela dos valores de referência para o exame de colesterol e frações, lembrando que o valor de referência pode ser um pouco diferente a depender do laboratório, mas em geral os valores são muito próximos:

Exame Valor de Referência
Colesterol total inferior a 200 mg/dL
Colesterol HDL superior a 40 mg/dL
Colesterol LDL inferior a 130 mg/dL

Meu exame veio alterado, o que será que pode ter causado essa alteração?

A princípio, as causas do colesterol elevado podem ser:

  • origem genética;
  • decorrente de estilo de vida inadequado (dieta rica em gorduras); 
  • decorrente de algumas doenças;
  • ou ainda como consequência ao uso de alguns medicamentos.

Assim, no texto de hoje vamos falar um pouco mais sobre a influência da dieta que é uma das principais causas e que podemos modificar, mas você pode conferir mais detalhes de cada uma das 4 possíveis causas clicando aqui.

Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio corpo, no fígado, enquanto que os outros 30% são provenientes da dieta. Porém, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura estimula o nosso fígado a produzir mais colesterol do que o normal.

Portanto, cuidar da alimentação é essencial tanto para quem já está com esse exame alterado quanto para qualquer pessoa para prevenir. Agora vamos falar mais sobre os cuidados com a dieta.

Meu exame está alterado, quais cuidados eu posso tomar?

Certo, seu exame veio alterado e você está preocupado, mas calma, não entre em pânico. Leva muitos anos para uma placa de ateroma se formar, então agora é a hora de controlar os fatores que aumentam o risco e dessa forma prevenir não só doenças do coração, mas as várias doenças crônicas.

Os cuidados são relativamente simples. O primeiro passo é seguir com o acompanhamento médico, pois o médico te orientará sobre se você vai precisar tomar algum medicamento ou se no seu caso (caso a alteração no exame de sangue seja mínima) apenas deva se preocupar com o estilo de vida.

Em relação ao estilo de vida você deve controlar a glicose, a pressão, parar de fumar e reduzir o peso, em outras palavras, para controlar esses fatores são prática regular de exercícios físicos e alimentação equilibrada!

A consulta com um nutricionista pode te ajudar muito a melhorar a sua alimentação, mas enquanto você não agenda nós vamos adiantar alguns cuidados básicos que você já pode tentar incorporar no seu dia a dia:

Cuidados com a dieta para diminuir o colesterol

Tenha em mente que você deve evitar os alimentos ricos em gorduras ruins e colesterol e fazer substituições por alimentos mais saudáveis.

Por exemplo, você deve preferir mais carnes brancas na semana (peito ou filé de frango ou peixes) e 2 vezes na semana carnes vermelhas magras (lagarto, patinho, etc.); 

Ou seja, evite carnes mais gordurosas.

Do mesmo modo, substitua o leite e seus derivados mais ricos em gordura (versão integral) pelas versões mais magras, desnatado ou semidesnatados. 

Outro aspecto importante da dieta é você incluir alimentos ricos em fibras, presentes nas frutas em geral, verduras e legumes, cereais como aveia, granola, entre outros.

Ainda mais, tente aumentar o colesterol bom através de consumo de ômega 9 presente no azeite de oliva (c utilizar em saladas por exemplo), assim como do consumo de ômega 3, presente em peixes de águas profundas e frias (atum ,arenque, sardinha, salmão, cavala, entre outros) e na linhaça ou na forma de suplementos. 

Igualmente importante, é evitar e se possível cortar da dieta, o consumo de frituras, embutidos e ultraprocessados em geral.

Por fim, procure um nutricionista para te ajudar a identificar pequenos hábitos alimentares que podem estar fazendo toda a diferença. Afinal com saúde não se brinca.

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Referências

Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular. Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40

Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualização da Diretriz Brasileira de dislipidemias e prevenção de aterosclerose. Arq Bras Cardiol 2017; 109(2Supl.1):1-76 

 

18 comentários em “O que é colesterol? | 6 coisas que você precisa saber!”

  1. Tania valeria Stoco guerrero

    Fiz exame recentemente e meu colesterol deu 298 e o triglicérides 740….tô tão perdida,sem saber por onde começar a dieta

  2. Fiz alguns exames e meu colesterol ruim está alterado, vou seguir as dicas daqui que condiz com que estava procurando, parabéns pela matéria.

  3. Ótima matéria. Vou seguir mais alguns conselhos que encontrei aqui. Já faço uma dieta bem controlada sem gorduras, frituras, embutidos e outros mas mesmo assim meu colesterol ruim esta aumentando.
    Obrigada pelo conteúdo genuíno.

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