Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Colágeno emagrece? Mito ou verdade?

Colágeno emagrece? Mito ou verdade?

colágeno emagrece
4 minutos de leitura

Com o aumento da popularidade do colágeno, muitas pessoas começaram a atribuir novas vantagens a ele. Como o nutriente tem muitos benefícios estéticos, a dúvida se o colágeno emagrece está sempre presente.

Porém, para um alimento ser considerado “emagrecedor”, ele deve causar no organismo um efeito termogênico. Ou seja, induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corporal e estimulando a lipólise (oxidação de gordura para geração de energia), induzindo a perda de peso.

No entanto, o colágeno não emagrece, pois ele não possui esse efeito termogênico.

Apesar disso, por se tratar de uma proteína, ele pode ajudar a dar saciedade e adiar a fome, efeito positivo para quem está em uma dieta com objetivo de emagrecer. E como mencionado, a proteína também possui outros benefícios que podem ajudar na estética e saúde do corpo.

Como tomar colágeno para emagrecer?

Por ser uma proteína, ao consumir o colágeno ocorre o aumento da quantidade de proteínas da dieta. Elevar a quantidade de proteínas no dia a dia, reduz o consumo de carboidratos e gorduras e assim a quantidade de calorias diárias tende a ser menor e estimula o corpo a usar outros mecanismos para produzir energia. 

O colágeno pode ser incluído dentro dessa estratégia de aumento de saciedade e redução da ingestão de calorias através da dieta.

O colágeno emagrece? Diretamente não, mas dessa forma o colágeno pode auxiliar a emagrecer, além de fazer bem para a pele, melhorando a elasticidade dela, um benefício importante durante o emagrecimento.

Peptídeo bioativo de colágeno emagrece?

A recomendação dessa suplementação é para quem busca resultados como melhora da aparência da pele, como a suavização das linhas de expressão, firmeza, e aparência jovial. Além de ajudar também na melhora das unhas cabelos e na melhora da celulite. 

Os estudos científicos desenvolvidos com peptídeos bioativos de colágeno até então para esse suplemento específico não avaliaram a perda de peso. Mas a recomendação dos peptídeos bioativos de colágeno são de 2,5g ao dia. 

Dicas de nutricionistas para emagrecer

Com base na orientação de nutricionistas, separamos dicas simples para quem quer emagrecer. As dicas também auxiliam a otimizar os benefícios do colágeno para a pele.

  • Beba bastante água, principalmente quem toma colágeno buscando melhora da pele, apesar do embasamento científico para isso ser mínimo, uma boa hidratação ajuda a diminuir a densidade da pele e melhorar a aparência de hidratação da pele.
  • Pequenas refeições em curtos períodos de tempo. Os nutricionistas priorizam pequenos volumes de comida ao invés de grandes quantidades de uma vez. Pois além de gerar um aumento da capacidade gástrica a médio e longo prazo, essa prática ajuda a ganhar peso. Portanto, faça refeições com espaços de tempo pequeno e com pequenas quantidades.
  • Evite alimentos e suplementos ricos em aditivos. Ao comprar qualquer alimento e suplemento análise o rótulo. Se houver mais de 5 ingredientes descritos já desconfie da qualidade nutricional. Uma dica valiosa é que os ingredientes sempre são descritos dos que tem mais par aos que tem menos.
  • Evite alimentos ricos em açúcares e gorduras e priorize os fontes de fibras e proteínas.

Lembrando que nenhuma dessas dicas dispensa o acompanhamento com o profissional nutricionista. Esse é o único profissional habilitado para essa prática. 

Quer saber mais?

Referências:

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

3.7/5 - (3 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

12 comentários em “Colágeno emagrece? Mito ou verdade?”

  1. Olá boa tarde eu estou acima do peso e estou com dificuldade para emagrecer eu já fiz de tudo para peso e não estou conseguindo emagrecer gostaria muito de saber se eu tomar o colageno eu vou conseguir emagrecer sim ou não me fale aí por favor porque eu não sei mais o que fazer com essa situação por isso eu peso ajuda de você

    1. Fátima, tudo bem?

      Poxa não temos estudos que comprovam que o colágeno auxilia na perda de peso. Mas o colágeno pode ser um bom aliado em dietas para emagrecer, pois como é um suplemento de proteínas ajuda a complementar refeições e promove a saciedade. Por isso pode ajudar na perda de peso. O ideal é tentar o emagrecimento com um acompanhamento médico. 🥰

  2. Boa noite, tenho muita dificuldade pra emagrecer e estou com a pele muito flácida, se eu tomar o colágeno tbm posso usar um chá ou outra coisa termogénica? Isso pode ou ñ prejudica ñ absorção do colágeno? Desde de já obrigada!

    1. Oi Leidiane, tudo bem? O colágeno vai ajudar bastante na flacidez, o Collagen Verisol – Vhita por ter uma qualidade elevada pode ser consumido com bebidas quentes que não vai perder a qualidade e a função.

    1. Boa tarde Gabi!
      Tudo bem?
      O nosso chá Termo Tea foi desenvolvido de fato para auxiliar no processo de emagrecimento =)
      Porém vale lembrar que além do chá, procurar por uma alimentação mais saúdavel e uma rotina de exercício são fundamentais =)
      Qualquer dúvida,
      Estamos a disposição!

    1. Os considerados suplementos termogênicos podem auxiliar com esse objetivo, mas recomendamos primeiro um olhar mais criterioso para a alimentação e para a prática de exercícios físicos regularmente.
      Caso você ainda não faça um acompanhamento nutricional, achamos que pode te ajudar muito com essas questões =)
      Qualquer dúvida,
      Nos escreva =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.