Colágeno emagrece?

Com o aumento da popularidade do colágeno, muitas pessoas começaram a atribuir novos benefícios a ele, surgindo ainda muitas dúvidas.

Vamos esclarecer a relação da perda de peso com o consumo do colágeno:

Para um alimento ser considerado “emagrecedor”, ele deve causar no organismo um efeito termogênico. Ou seja, induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corporal e estimulando a lipólise (oxidação de gordura para geração de energia), induzindo a perda de peso.

No entanto, o colágeno não emagrece, pois ele não possui esse efeito termogênico.

Apesar disso, por se tratar de uma proteína, ele pode ajudar a dar saciedade e adiar a fome, efeito positivo para quem está em uma dieta com objetivo de emagrecer. A proteína também possui outros benefícios que podem ajudar na estética e saúde do corpo, veja só:

Como tomar colágeno para emagrecer

Não existe nenhuma recomendação para esse objetivo, porém, a proteína pode ajudar de acordo com nutricionistas.

Ao aumentar a quantidade de proteínas no dia a dia, o consumo de carboidratos e gorduras tende a diminuir e assim a quantidade de calorias diárias tende a ser menor e estimula o corpo a usar outros mecanismos para produzir energia. 

Na tabela a baixo veja alimentos fontes de proteína que podem te auxiliar nesse objetivo:

AlimentoQuantidade de proteínasPorção caseira
Sardinha assada321 unidade pequena
Filé de pescada frita28,61 unidade pequena
Contra filé bovino grelhado sem gordura35,91 filé médio
Carne bovina patinho grelhada35,91 filé médio
Peito de frango cozido31,51 filé médio
Frango sobrecoxa cozido sem pele29,21 coxa grande
Lombo suíno assado35,71 filé médio
Pernil assado32,11 filé médio
Queijo minas frescal17,43 fatias
Ovo inteiro cozido por 10min132 unidades

E para os vegetarianos, as principais proteínas:

AlimentoQuantidade de proteínasPorção caseira
Feijão carioca cozido4,81 concha média cheia
Grão de bico cozido7,21 concha média cheia
Lentilha cozida6,31 concha média cheia
Tofu6,63 fatias
Vagem7,510 unidades
 

Peptídeo bioativo de colágeno ajuda a emagrecer?

A resposta também é não. A recomendação dessa suplementação é para quem busca resultados como melhora da aparência da pele, como a suavização das linhas de expressão, firmeza, e aparência jovial. Além de ajudar também na melhora das, unhas cabelos e também na melhora da celulite. 

Os estudos científicos desenvolvidos até então para esse suplemento específico não avaliaram a perda de peso. Mas a recomendação dos peptídeos bioativos de colágeno são de 2,5g ao dia. Essa quantidade não é suficiente para emagrecer, nem engorda. 

Dica de nutricionista para emagrecer

Conversamos com a nutricionistas, separamos dicas simples para quem quer emagrecer e como ajudar a melhorar ainda mais a pele para quem já toma os peptídeos bioativos de colágeno.

Confira:

  • Beba bastante água, principalmente quem toma colágeno buscando melhora da pele, apesar do embassamento científico para isso ser mínimo, uma boa hidratação ajuda a diminuir a densidade da pele e melhorar a aparência de hidratação da pele.

  • Pequenas refeições em curtos períodos de tempo. As nutricionistas priorizam pequenos volumes de comida ao invés de grandes quantidade de uma vez. Pois além de gerar um aumento da capacidade gástrica a médio e longo prazo, essa prática ajuda a ganhar peso. Portanto, faça refeições com espaços de tempo pequeno e com pequenas quantidades.

  • Evite alimentos e suplementos ricos em aditivos. Ao comprar qualquer alimento e suplemento análise o rótulo. Se houver mais de 5 ingredientes descritos já desconfie da qualidade nutricional. Uma dica valiosa é que os ingredientes sempre são descritos dos que tem mais par aos que tem menos.

  • Evite alimentos ricos em açucares e gorduras e priorize os fontes de fibras e proteínas.

*Lembrando que nenhuma dessas dicas dispensa o acompanhamento com o profissional nutricionista. Esse é o único profissional habilitado para essa prática. 

 

Quer saber mais?

 

Referências:

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition, v. 114, n. 8, p. 1237-1245, 2015.

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.