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Colágeno engorda ou emagrece? Saiba mais sobre o nutriente

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3 minutos de leitura

O colágeno é uma das principais proteínas que fornecem estrutura ao corpo, presente em todos tecidos e órgãos. Por se tratar de uma proteína, se você consumir as quantidades sugeridas pelos nutricionistas, o colágeno vai atuar na reconstrução de tecidos.

Ou seja, a sua função não é estocar gordura. Nosso corpo só usa o colágeno para isso quando há um consumo muito excessivo!

Portanto, podemos dizer que o colágeno não engorda. No entanto, é importante entender a composição do produto escolhido para suplementação e não exagerar na porção indicada para não consumir mais calorias do que precisa.

Colágeno emagrece?

Apesar de ser um nutriente com muitos benefícios, o colágeno não auxilia no emagrecimento de forma direta.

O motivo é simples: o colágeno não emagrece porque ele não é um nutriente com propriedade termogênica para acelerar o gasto de energia em nosso organismo.

Apesar disso, ele pode auxiliar no processo de perda de peso por conferir saciedade e por complementar a quantidade de proteínas nas refeições menores como café da manhã e lanche da tarde.

Como consumir colágeno?

De fato, podemos consumir o colágeno natural por meio de alimentos fontes como os ovos, as ostras, as carnes magras, o frango e ainda os peixes.

Contudo, não há estudos comprovando a eficácia do consumo de colágeno por meio da alimentação. Dessa forma, a ingestão por meio da suplementação é uma alternativa.

Atualmente encontramos suplementos de colágeno em diversos formatos, por exemplo, em pó, em cápsula, em gomas, etc.

Mas atenção, o mais importante é estar atento às quantidades sugeridas pelos especialistas, pois para cada necessidade há uma dosagem específica.

Para informações mais precisas sobre como tomar colágeno você deve buscar o nutricionista de sua confiança, ou utilizar a dose recomendada no rótulo do produto.

Quando é preciso suplementar?

A produção de colágeno pelo nosso corpo declina a partir dos 25 anos. Ou seja, é a partir daí que a suplementação começa a ser indicada.

Além disso, pessoas que não conseguem manter uma alimentação que supra as necessidades do nutriente, também devem cogitar a suplementação.

Também é indicado o suplemento nas seguintes situações:

  • Praticantes de esportes e de atividades físicas intensas, pois a alta intensidade do exercício sobrecarrega as articulações;
  • Pessoas que se queixam de dores nas articulações ou sofrem com problemas como a artrose, a artrite, a osteoartrite e com os desgastes da cartilagem;
  • Pessoas que se queixam de fraqueza ou queda nos cabelos e unhas;
  • Pacientes em processo de recuperação de quedas, lesões musculares, fraturas e cirurgias;
  • Pessoas que desejam evitar o envelhecimento precoce e manter a beleza da pele;
  • Pessoas em idade avançada ou estágios de vida em que a capacidade de absorção proteica, produção hormonal e metabolismo estão debilitados.

Quer saber mais?

Referências:

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

VHITA. Qual é o melhor colágeno hidrolisado para a pele, unhas e cabelos?. São Paulo, 5 de novembro de 2020.

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Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

10 comentários em “Colágeno engorda ou emagrece? Saiba mais sobre o nutriente”

  1. Márcia Regina Vieira

    Tomei colágeno em pó, 2 saches, por mais de seis meses e engrossei e engordei.E não tem benefício nenhum nós cabelos pele ou articulação. Me srrependii muito. Como faço pra tirar isso do corpo?

    1. Ficamos felizes em poder ajudar, desenvolvemos conteúdos com muito carinho, portanto, ficamos super felizes quando recebemos feedbacks tão positivos. Obrigado, vamos encaminhar sua msg para a dra. Priscila!

  2. Pingback: Afinal colágeno engorda - Mais Ju

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