Colágeno é uma proteína fundamental para o bom funcionamento do corpo por dentro e para a beleza de fora. Além de ser a matéria-prima da confecção do tecido dérmico e promover resistência de todo o tecido conjuntivo, é uma das principais proteínas que fornecem estrutura ao corpo, estando presente em todos tecidos e órgãos. E é por esses e outros motivos que o colágeno tem se popularizado e seu suplemento tem ganhado novas formas no mercado.

Como consumir colágeno?

Ele pode ser consumido através de alimentos fontes de colágeno, como: ovos,  ostras, carnes magras, frango e peixe, e por suplementação, que hoje em dia é encontrado em pó, cápsula, gomas etc. O importante é estar atento às quantidades sugeridas pelos especialistas, e saber que para cada necessidade e processamento, há uma dosagem diferente para cada produto.

Colágeno qual o melhor

Colágeno engorda?

Por se tratar de uma proteína,  consumindo as quantidades sugeridas por nutricionistas, a energia fornecida pelo colágeno é usada para produção de células e enzimas para reconstrução de tecidos, e não para estocar gordura, nosso corpo pode até usar o colágeno para isso, mas apenas quando há um consumo muito excessivo! Assim, podemos dizer que o colágeno não engorda.  Alimentos ou suplementos com colágeno, podem conter outros nutrientes além desta proteína, portanto, é importante entender a composição deles e não exagerar na porção indicada para não ganhar energia extra!

Então, o colágeno emagrece?

Não!!! O colágeno não é um nutriente com propriedade termogênica para acelerar o gasto de energia em nosso organismo, mas ele  pode auxiliar no processo de perda de peso por conferir saciedade.

Quando é preciso suplementar?

O corpo humano começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos, e é a partir daí que a suplementação começa a ser indicada. Além disso,  pessoas que não conseguem manter uma alimentação que supra as necessidades do nutriente pelo corpo também devem procurar uma maneira de suplementação. Também é indicado o suplemento para quem possua esses interesses:

  • praticantes de esportes e de atividades físicas intensas;
  • pessoas que se queixam de dores nas articulações ou sofrem de problemas como artrose, artrite, osteoartrite, desgastes da cartilagem, etc;
  • pessoas que se queixam de fraqueza ou queda nos cabelos e unhas;
  • pacientes em processo de recuperação de quedas, lesões musculares, fraturas e cirurgias;
  • pessoas que desejam evitar o envelhecimento precoce e manter a beleza da pele;
  • pessoas em idade avançada ou estágios de vida em que a capacidade de absorção proteica, produção hormonal e metabolismo estão debilitados.

 

Quer conhecer um colágeno de altíssima qualidade e aproveitar os melhores benefícios que ele pode entregar para a sua pele? Confira 5 diferenciais do melhor colágeno para a pele! 

Conheça o melhor colágeno para a sua pele