Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Tomar colágeno hidrolisado em jejum ajuda a emagrecer?

Tomar colágeno hidrolisado em jejum ajuda a emagrecer?

tomar colágeno hidrolisado em jejum
3 minutos de leitura

O colágeno pode ser consumido em jejum, ou em qualquer outro horário do dia. No entanto, mesmo quando consumido em jejum, o colágeno hidrolisado não ajuda a emagrecer.

O suplemento de colágeno não possui função termogênica e nem qualquer outra propriedade que acelere o metabolismo. 

Isso porque o colágeno não é capaz de induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corporal e estimulando a produção de energia a partir da gordura, e consequentemente promovendo  a perda de peso.

Mas, por se tratar de uma proteína, mesmo com a pequena recomendação, o colágeno pode ajudar a dar saciedade e adiar a fome, por completar as proteínas da refeição. Sendo um possível efeito positivo para quem está seguindo uma dieta com objetivo de emagrecer.

Colágeno hidrolisado em jejum engorda?

Não, pois a recomendação diária é muito pequena, porém vale sempre se atentar às recomendações do rótulo antes de consumir o produto. Portanto, o colágeno não engorda.

Por exemplo, no caso do Verisol, já se sabe que 2,5 gramas promove benefícios, sendo desestimulado maior consumo diário do que isso. Isso equivale a apenas 10 kcal no dia, muito pouco para engordar.

Mas também encontramos no mercado suplementos com 10 a 15 gramas de colágeno hidrolisado, que seria uma melhor opção para completar as proteínas das pequenas refeições, como café da manhã e lanche da tarde. Isso equivale a 40 a 60 Kcal no dia, o que também é pouco para engordar. 

É melhor tomar colágeno em jejum?

Nos estudos que testaram o efeito da suplementação com colágeno hidrolisado específico para algum objetivo, não foi padronizado o melhor horário para o consumo do colágeno. 

Dessa forma, não é possível afirmar nem negar que tomar colágeno em jejum seja a melhor opção de uso do suplemento. No entanto, já existem consenso sobre outras dúvidas em relação sobre como tomar colágeno, por exemplo, doses e recomendações.

Mas, uma vez que almoço e jantar costumam ser refeições ricas em proteínas, o consumo de colágeno nessas refeições pode não ser tão bem absorvido pelo organismo. Por isso, prefira ingerir o colágeno nos lanches como café da tarde ou ainda no café da manhã.

Tomar o colágeno misturado com um suco ou junto com uma fruta, pode ser uma boa alternativa, pois dessa forma o seu organismo irá aproveitar  melhor o colágeno para as necessidades diárias de proteína.

Quer saber mais?

Referência:

VHITA. Colágeno | Tudo o que você precisa saber. São Paulo, 20 de junho de 2018.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

VHITA. Qual é o melhor colágeno hidrolisado para a pele, unhas e cabelos?. São Paulo, 5 de novembro de 2020.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

21 comentários em “Tomar colágeno hidrolisado em jejum ajuda a emagrecer?”

  1. Rosangela Maria da Silva

    Eu tomo colágeno em pó comprado nas casas de produtos naturais,tomo jejum misturado na água.Estou vendo um bom resultado,porém o valor é bem salgadinho vale a pena.

    1. Oii Rosangela,

      Colágenos vendidos em casa de produto natural não possuem selo de qualidade e nem certificado de pureza e origem do produto. A ingestão desses produtos vai te ajudar a equilibrar seu consumo de proteína na dieta, mas não vão trazer benefícios específicos para sua pele, unhas, cabelos, articulações, cartilagens e ganho de massa muscular.

      Mas se ajuda no que você necessita e para os benefícios que você está buscando, tudo bem 😉

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  2. Eu queria tanto ter animo para escrever artigos bons assim
    como você, com certeza ia aumentar meus resultados.
    Eu tenho bastante resultados com as técnicas que uso,
    resultados muito bons… Mas escrevendo blogs com
    informações uteis assim como você faz com certeza deve
    ajudar ainda mais.
    Se quiser dar uma olhada na minha página também seria
    uma honra.

    1. Renata, tudo bem por aí?

      As versões do produto não possuem diferença na sua composição. O que acontece é que, algumas pessoas preferem o consumo do collagen em pó por já terem uma rotina de consumo de outros suplementos e remédios, o que torna muitas vezes, o organismo sensível ao consumo de alguns produtos em comprimido. O uso do pó facilita pois pode ser adicionado em shakes, vitaminas, sucos… tornando o seu consumo mais gostoso.
      Dá uma olhadinha na página do Collagen da Vhita, um dos colágenos mais puros do mercado que é composto por 100% de Verisol: https://www.vhita.com.br/products/collagen-face

  3. A 4 anos quebrei o fêmur fiz uma serurgia e colocaram 4 parafuso só que de 67 quilos fui para 94 quilos, fui ao ortopedista porque estava sentindo muita dor na perna ele pediu o raio x e disse que estou com artrose e me passou condoflex por um ano e hidroginástica e depois fazer uma nova serurgia para colocar prótese, esse colágeno pode ajudar a perder peso? Porque eu estou acima do peso por não comer nós horários certo e também porque tenho tireóide, obrigada

    1. Lucineia, como vai você?

      Nem colágeno tem poder termogênico que acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso. A forma mas eficaz de perder peso e fazendo uma dieta equilibrada e hipocalórica, ou seja, poucas calorias consumidas durante o dia.
      Mas nosso ÁgilPlus, pode te ajudar com a sua artrose. Veja: https://www.vhita.com.br/products/collagen-move-colageno-tipo-2-e-tipo-1

      É um produto é excelente para auxiliar no tratamento dessas doenças relacionadas à mobilidade, articulação e cartilagem! Apenas orientamos que em caso de uso de algum medicamento prescrito pelo seu médico, consulte ele sobre o uso em paralelo do nosso suplemento 🙂

  4. Olá! Gostaria de saber se posso tomar duas cápsulas durante o almoço e duas no jantar? Pois no rótulo do meu tem a recomendação de usar 4 cápsulas ao dia.

    1. Rozelly, como vai?

      Acredito que não esteja falando do Collagen Vhita, certo? Pois ele seriam 3 comprimidos ao dia.

      Em todo o caso, a resposta para sua dúvida é sim, você pode fracionar o uso durante ao dia. O importante é manter a rotina e não esquecer de tomar! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.