O peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado ganhou bastante atenção nos últimos anos devido seus diversos benefícios. Mas é muito comum dúvidas sobre a melhor forma de obter esses benefícios, como por exemplo,se colágeno em jejum ajuda a emagrecer?

Entenda a seguir se é realmente uma boa ideia tomar o colágeno em jejum e quais os melhores momentos para tomar o colágeno. 

PODE TOMAR COLÁGENO HIDROLISADO EM JEJUM?

Sim, pode! Você pode tomar o colágeno em qualquer hora do dia, entretanto, é preciso ficar atento a respeito do consumo junto com grandes refeições. Por já serem refeições ricas em proteínas, podendo não serem tão bem absorvidas pelo organismo. Prefira utilizar em refeições menores como os lanches entre as refeições.

 Nos estudos que testaram o efeito da suplementação com peptídeos bioativos de colágeno específicos para alguma região do corpo, não foi padronizado o melhor horário para o consumo do colágeno. 

Dessa forma, não é possível afirmar nem negar que tomar colágeno em jejum seja a melhor opção de uso do suplemento

Mas vale ressaltar que quando estamos em jejum, nosso corpo tende a usar o próximo alimento como fonte de energia para se manter funcionando, portanto, tomar o colágeno em jejum talvez não seja a melhor opção. 

Tomar o colágeno misturado com um suco ou junto com uma fruta, pode ser uma boa alternativa, pois dessa forma o seu organismo irá aproveitar  melhor o colágeno para as necessidades diárias de proteína, e não como fonte de energia. 

COLÁGENO EMAGRECE?

Não. Pois o suplemento de colágeno não possui função termogênica e nem qualquer outra propriedade que acelere o metabolismo. 

Isso porque o colágeno  não é capaz de induzir o metabolismo a trabalhar em ritmo mais acelerado, elevando a temperatura corporal e estimulando a lipólise (oxidação de gordura para geração de energia), e assim promovendo  a perda de peso.

Mas, por se tratar de uma proteína, mesmo com a pequena recomendação, o colágeno pode ajudar a dar saciedade e adiar a fome. Sendo  um possível efeito positivo para quem está seguindo uma dieta com objetivo de emagrecer.

COLÁGENO HIDROLISADO ENGORDA?

Não, pois a recomendação diária é muito pequena, não influenciando na ingestão calórica diária total. Porém vale sempre se atentar às recomendações do rótulo antes de consumir o produto.

As informações contidas nos rótulos são formadas a partir de estudos científicos para otimizar o consumo para o benefício. No caso do Verisol®, já se sabe que 2,5g promove benefícios, sendo desestimulado maior consumo diário do que isso.

O que é muito positivo. Já que assim consegue promover a melhora da pele, unhas e cabelos  e ainda otimizar o custo benefício do produto.

TOMAR COLÁGENO ANTES OU DEPOIS DAS REFEIÇÕES?

Como mencionado anteriormente, não existe uma recomendação científica sobre  o melhor horário para tomar colágeno. 

Veja o infográfico a seguir, com  dicas sobre o melhor horário para tomar colágeno e como adicioná-lo nas refeições de forma prática e gostosa.

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Referências:

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

KNEFELI, Hans-Christoph; DURANI, Benjamin. Improved wound healing after oral application of specific bioactive collagen peptides. 2017.

SCHUNCK, Michael et al. Dietary supplementation with specific collagen peptides has a body mass index-dependent beneficial effect on cellulite morphology. Journal of medicinal food, v. 18, n. 12, p. 1340-1348, 2015.

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