Colágeno hidrolisado funciona? | Descubra aqui

| | ,

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do colágeno hidrolisado para melhora da beleza e da saúde da pele, mas será que o colágeno hidrolisado funciona? Confira nesse post tudo que precisa saber sobre colágeno hidrolisado!

Colágeno hidrolisado funciona?

Sim, o colágeno hidrolisado funciona! Mas antes de entender porque e como ele funciona, é importante que você sabia o resultar com quer obter com a suplementação de colágeno.

O colágeno pode ser usado para aumentar a oferta de proteínas na dieta ou para tratamentos específicos na pele, unhas, cabelos, articulações e músculos.

O colágeno utilizado para a produção de suplementos geralmente leva o nome de colágeno hidrolisado e se divide em duas categorias: colágeno hidrolisado ou peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado, e podem ter função específica para alguma região do corpo ou não.

Se você deseja obter benefícios estéticos para pele, unhas e cabelos, você deve utilizar um colágeno hidrolisado específico, chamado Verisol, também conhecido por ter peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1.

Mas se quiser apenas um complemento rico em proteínas para alimentação, pode ser utilizado o colágeno hidrolisado comum.

O que é o colágeno e qual sua função?

O colágeno é uma proteína muito importante para a manutenção da saúde da pele, ele é a matéria-prima para a construção desse tecido. Além disso, estimula a produção de elastina, uma proteína que forma fibras elásticas e contribui para a formação da estrutura da pele.

Como aumentar a produção de colágeno e elastina?

Para evitar o envelhecimento precoce e melhorar a aparência da pele, é importante estimular a produção do colágeno no nosso corpo, seja por meio de alimentos ou suplementos.

Estudiosos da área de dermatologia apontam a suplementação, com peptídeos bioativos de colágeno tipo I, como uma boa opção para a produção de colágeno.

Já foi comprovado por estudos científicos que a suplementação com peptídeos bioativos específicos para pele, durante 8 semanas, aumenta a produção de colágeno e elastina, melhora a elasticidade e reduz o volume de rugas na pele.

O que são peptídeos bioativos de colágeno?

Peptídeos bioativos são uma pequena parte de proteínas com ação específica dentro no nosso corpo. Esses fragmentos são absorvidos diretamente na corrente sanguínea e ajudam na construção das proteínas presentes na pele.

Não entendeu muito bem? Calma! Vamos simplificar.

Os peptídeos bioativos são como tijolos, que ajudam na construção de proteínas da pele. E também atuam como mensageiros, que avisam nosso corpo sobre a necessidade de produzir outros componentes importantes para a saúde da pele.

Diferença entre colágeno hidrolisado e peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado é uma proteína que foi submetida a um processo de alta temperatura, denominada hidrólise térmica – por isso o nome colágeno hidrolisado. Por meio desse processo, o colágeno é quebrado em pedaços menores, chamados peptídeos. E isso é realizado para que essa proteína tenha sua absorção facilitada.

Mas mesmo com a absorção facilitada, o colágeno hidrolisado ainda é pouco aproveitado pelo organismo. 

Quando consumimos esses peptídeos da proteína hidrolisada, eles vão para o intestino e lá são quebrados em pedaços menores ainda, chamados de aminoácidos. 

E por fim, esses aminoácidos formam novas proteínas, que podem ser usadas onde o corpo estiver precisando, na pele, músculos, ossos etc.

Então, não se sabe como ou onde o colágeno hidrolisado vai atuar depois que ele for absorvido no corpo, por isso sua utilização é muito incerta.

Peptídeos bioativos de colágeno

Já os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado passam por dois processos de quebra. Assim como a forma hidrolisada, eles também sofrem o processo térmico, onde são quebrados em peptídeos, e em seguida, passam por um processo chamado hidrólise enzimática.

Onde os peptídeos são quebrados em duas partes: em aminoácidos livres e em peptídeos, que tem como função estimular a produção de um tipo de colágeno específico.

Quando consumimos os peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado, eles são absorvidos diretamente na corrente sanguínea, por isso são mais bem aproveitados. E, além disso, possuem especificidade, porque determinam tipo de colágeno vai ser produzido pelo corpo.

Então, quando você for escolher um colágeno para a pele, lembre-se de procurar por peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1.

Colágeno hidrolisado verisol

O VERISOL é uma matéria-prima de colágeno, composto apenas com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo I. É a única matéria-prima de colágeno hidrolisado que tem seus benefícios comprovados.

Um estudo mostrou que o tratamento de pelo menos 8 semanas com 2,5 g desse suplemento, por dia, melhora a produção de colágeno, aumenta a elasticidade e reduz o volume das rugas. 

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar o melhor colágeno para a pele?

Referências:

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

KIM, Do-Un et al. Oral intake of low-molecular-weight collagen peptide improves hydration, elasticity, and wrinkling in human skin: A randomized, double-blind, placebo-controlled study. Nutrients, v. 10, n. 7, p. 826, 2018.

EFSA PANEL ON DIETETIC PRODUCTS, NUTRITION AND ALLERGIES (NDA). Scientific Opinion on the substantiation of a health claim related to VeriSol® P and a change in skin elasticity leading to an improvement in skin function pursuant to Article 13 (5) of Regulation (EC) No 1924/2006. EFSA Journal, v. 11, n. 6, p. 3257, 2013.

 

 
Anterior

Ômega 3 e diabetes | Entenda essa relação

Conheça o poder anti-inflamatório do ômega 3

Próximo

Deixe um comentário