Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Colágeno ou Whey Protein: qual é o melhor para ganhar massa muscular?

Colágeno ou Whey Protein: qual é o melhor para ganhar massa muscular?

homem tomando colageno ou whey
6 minutos de leitura

Quando se trata de suplemento proteico, muitas pessoas ficam com dúvidas se devem optar pelo colágeno ou whey protein. Afinal, ambos os suplementos têm tomado um lugar de destaque no mercado.

De modo geral, tanto o colágeno quanto o whey protein são ótimas alternativas de proteínas. Os quais exercem funções cruciais para o bom funcionamento de todas as células.

Uma vez que as proteínas estão presentes em abundância no nosso organismo, especialmente nos músculos, tecidos, ossos, pele, cabelos e unhas. Sendo também cruciais para a síntese de hormônios, neurotransmissores e anticorpos.

Por isso, é muito importante ter uma ingestão protéica adequada. Já que o consumo deficiente pode gerar falhas estruturais.

Como por exemplo: perda de massa muscular, queda de cabelo, imunidade baixa, déficits nas funções cognitivas e ossos frágeis.

Qual a diferença entre colágeno e whey protein?

Colágeno

O colágeno é uma proteína bastante presente no corpo humano, fazendo parte da composição de diversas estruturas, como pele, ossos, músculos, tendões, articulações, unhas e cabelos.

Quando se trata da suplementação, o colágeno pode atuar de várias maneiras, como no ganho de massa muscular, no fortalecimento das articulações, ossos e tendões e na melhora da pele, cabelos e unhas.

Neste caso, cada suplemento de colágeno possui uma matéria-prima e tecnologia diferentes. O que permite que ele seja direcionado para exercer as funções esperadas no organismo.

Um grande exemplo é o colágeno Bodybalance, também chamado de “proteína do colágeno”, que é hidrolisado (quebrado) em peptídeos bioativos para atuar no tecido muscular. Assim, ele é direcionado para favorecer o ganho de massa magra.

Dessa forma, ele também consegue ser absorvido facilmente no intestino. O que garante uma boa atuação do suplemento. 

Whey protein

O whey protein, ou proteína do soro do leite, é um suplemento que fornece uma grande quantidade de aminoácidos essenciais. O que lhe qualifica como uma proteína de alto valor biológico.

No corpo, ele exerce funções no crescimento e manutenção muscular, no fortalecimento dos ossos, na melhora da imunidade e na regulação da saciedade. Sendo um nutriente bastante aproveitado pelo organismo.

Além disso, ele também pode estar incluso na dieta para contribuir na ingestão diária adequada de proteína. 

Colágeno ou whey protein: qual é o melhor para ganhar massa muscular?

Em síntese, tanto o colágeno como o whey protein são boas proteínas para auxiliar no ganho de massa magra. O que vai determinar qual é o melhor para o seu caso são as suas individualidades.

Por exemplo, existem pessoas que têm restrições com o whey protein devido a intolerância à lactose. Neste caso, a proteína do colágeno pode ser mais adequada, já que não contém essa substância.

Por outro lado, o whey protein pode ter uma maior concentração de proteína por porção, o que pode ser ideal para as pessoas que requerem uma alta ingestão proteica.

Em contrapartida, apesar de conter uma menor quantidade de alguns aminoácidos em relação ao whey protein, como o BCAA, o colágeno possui um alto teor de glicina e arginina, que são importantes para a síntese natural de creatina.

Ou seja, o ideal é sempre ter atenção à matéria-prima do suplemento, a quantidade de proteína por porção e a qualidade dos outros ingredientes da composição.

Posso tomar colágeno e whey protein juntos?

Na maioria dos casos, não há problema em suplementar colágeno e whey protein.

Mas, alguns profissionais recomendam que o consumo de cada proteína seja feito em horários diferentes para que o corpo tenha um melhor aproveitamento de cada produto.

De todo modo, o recomendado é consultar um nutricionista para avaliar se existe a real necessidade de suplementar as duas proteínas e em quais horários você deve tomar os suplementos.

Já utilizo whey protein, preciso também consumir o colágeno?

Não necessariamente! O whey protein e o colágeno são suplementos que fornecem um aporte proteico para a dieta.

O que vai determinar se você precisa consumir os dois são as suas necessidades individuais, estilo de vida e objetivo.

O colágeno para pele é o mesmo para ganhar massa muscular?

Não! O colágeno para pele é produzido a partir de peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, como é o caso do Verisol.

Geralmente, ele contém uma pequena porção de proteína por dose, sendo mais específico para a pele, unhas e cabelos.

Além disso, na maioria dos casos, o colágeno para pele conta com outros ingredientes que fortalecem os tecidos, como biotina, ácido hialurônico e silício.

Já o colágeno para o ganho de massa muscular é produzido a partir da tecnologia Bodybalance, que apresenta peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, mas com um processo de hidrólise diferente do Verisol.

Por isso, ele atua de forma mais direcionada nos músculos e possuem uma maior concentração de proteínas por dose.

Podendo também haver outros componentes específicos para a hipertrofia muscular, como a vitamina C.

Qual é o melhor colágeno para ganhar massa magra?

O melhor colágeno para ganhar massa magra é o BodyBalance, também chamado de “proteína do colágeno”.

Ele atua diretamente no tecido muscular, sendo inclusive uma ótima opção para idosos. Já que apresenta função importante na prevenção da sarcopenia.

O que dá resultado mais rápido: colágeno ou whey protein?

Quando o assunto é hipertrofia muscular, muitas pessoas podem acreditar que o que dá resultado mais rápido é o whey protein. Mas a realidade é que não existe uma verdade absoluta para isso.

Na maioria dos casos, ambas as proteínas exercem papéis importantes para o ganho de massa magra.

Entretanto, o tempo dos resultados vai depender de diversos fatores, como: idade, gênero, estilo de vida, nível de atividade física, genética, hormônios, composição corporal e qualidade da dieta.

Em alguns casos, o whey protein pode exercer um papel mais eficaz no ganho de massa muscular, especialmente para quem pratica exercício físico de alta intensidade e com frequência.

Por outro lado, o colágeno pode ser mais adequado para adolescentes, idosos, pessoas com restrições ao whey protein e indivíduos que desejam ganhar massa magra, mas não treinam de forma tão intensa e frequente.

Quer saber mais?

Referências

MENON, D.; SANTOS, J. S. CONSUMO DE PROTEÍNA POR PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO QUE OBJETIVAM HIPERTROFIA MUSCULAR. Revista Brasileira de Medicina do Esporte. v. 18, n.1, p. 8-12, 2012.

WANG, H. A Review of the Effects of Collagen Treatment in Clinical Studies. Polymers. v. 13, n. 3868, p. 1-20, 2021.

ZAMBÃO, J. E.; ROCCO, C. S.; HEYDE, M. E. D. V. D. RELAÇÃO ENTRE A SUPLEMENTAÇÃO DE PROTEÍNA DO SORO DO LEITE E HIPERTROFIA MUSCULAR: UMA REVISÃO. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. v. 9, n. 50, p. 179-192, 2015.

ZDZIEBLIK, D. et al. Collagen peptide supplementation in combination with resistance training improves body composition and increases muscle strength in elderly sarcopenic men: a randomised controlled trial. British Journal of Nutrition. v. 114, p. 1237-1245, 2015.

Avalie este post

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 14 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.