Colágeno tipo 2 e o tratamento da artrite | Saiba mais

| |

Sabia que o colágeno tipo 2 é um ótimo aliado para quem sofre com artrite e artrose? Veja mais sobre esse nutriente e sua relação com a doença aqui!

O que é e para que serve colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2 é uma proteína presente nas articulações e cartilagens dos seres humanos. Ele atua na estrutura das células do tecido cartilaginoso, fazendo sua manutenção e proteção. O colágeno tipo 2, também previne desgastes e reduz dores nas articulações, por conta disso, pode ser uma boa opção para o tratamento de doenças como a artrite. 

Confira os principais benefícios do colágeno tipo 2 que listamos abaixo:

  • Prevenção do desgaste de articulações;
  • Redução da inflamação e dores causadas pela artrite;
  • Recuperação de movimentos comprometidos pela artrite;
  • Auxílio na regeneração da cartilagem.

O que é artrite? 

A artrite é a inflamação das articulações, comumente chamadas de “juntas”, pois são as ligações entre os ossos. Essa doença atinge o tecido articular e provoca inflamação nas articulações, o que resulta em lesões, rigidez e dores nessas áreas.

O maior sintoma são as dores articulares, que podem ser nos dedos, joelhos, quadris etc.

Existem vários tipos de artrite, que têm diferentes causas, os principais são artrite reumatóide e a osteoartrite (artrose). 

E as causas são diversas, desde impactos sofridos pelas articulações até doenças autoimunes, e doenças autoimunes são aquelas em que as próprias células atacam tecidos saudáveis, por engano. A artrite reumatóide é um exemplo de doença autoimune. 

Os principais sintomas da artrite são: dores nas articulações, rigidez nessas áreas e movimentos articulares comprometidos. 

Tratamentos para artrite

A artrite resulta em uma inflamação nas articulações e nenhum de seus tipos tem cura, mas existem tratamentos, que podem amenizar os sintomas e até regenerar boa parte das cartilagens, dando mais qualidade de vida para quem sofre com a doença.

E os tratamentos podem variar bastante, vão desde fisioterapia, para tentar recuperar movimentos prejudicados pela doença, passando por medicamentos para reduzir as dores e a inflamação, e até intervenções cirúrgicas, em casos graves, para tentar regenerar a cartilagem. 

Colágeno tipo 2 e artrite

O colágeno tipo 2 é um bom aliado para o tratamento de doenças que prejudicam a saúde das articulações, já que sua principal função é a manutenção dos tecidos articulares e cartilaginosos. Dessa maneira, o uso do colágeno para tratar essas doenças pode ser muito benéfico.

Um estudo (1) foi realizado com 200 pessoas, que apresentavam fortes no joelho, todas com mais de 50 anos. Nesse experimento, os pacientes fizerem uso de colágeno por 6 meses, ao final da suplementação, todos sentiram uma melhora significativa nas dores articulares.

Ou seja, a suplementação com o colágeno ajuda a melhorar a qualidade de vida, principalmente por diminuir a dor que envolve o desgaste da região das articulações. Por isso, pode ser considerado um ótimo aliado para quem sofre com artrite. 

É sempre bom lembrar que cada caso é um caso, então, recomendamos que você consulte um médico e procure o melhor tratamento para artrite e adeque o consumo de suplementos e/ou medicações na sua rotina. E suplementos não fazem milagre, então tenha hábitos alimentares equilibrados e crie uma rotina de exercícios físicos. 

Melhor horário para tomar colágeno tipo 2?

Não existe um consenso entre médicos sobre qual o melhor horário para tomar colágeno tipo 2, ele pode ser consumido em qualquer momento do dia. Apenas evite tomá-lo junto com grandes refeições, como almoço e jantar, para evitar ingerir muitos nutriente de uma vez só e não absorver todos 100%. 

Caso você opte por um produto em pó, uma ideia é adiciona-lo em receitas salgadas ou doces, pois o colágeno não altera o sabor das comidas, para facilitar o consumo e otimizar seu tempo.

E não esqueça de tomar o colágeno todos os dias, seguindo a dose recomendada de 10 g do suplemento, diariamente para obter os melhores resultados para as articulações.

Quer saber mais?

Referências:

1- Bruyère O, Zegels B, Leonori L, et al. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: a 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complement Ther Med. 2012.

 
Anterior

Verisol ou Bodybalance, qual tomar?

Vitaminas A, B, C, D, E, K | Benefícios e fontes desses nutrientes

Próximo

Deixe um comentário