Muitas pessoas que planejam uma rotina mais saudável estão em busca de academias para começar a treinar e melhorar sua qualidade de vida. Porém, para que não tenha maiores surpresas, é importante ficar de olho em alguns cuidados antes de começar a malhar. Quer saber qual são eles? Continue a leitura e comece essa nova etapa com mais saúde!

 

Apresente um atestado médico e faça a avaliação física 

Para iniciar sua vida na academia será preciso apresentar um atestado médico comprovando que você está apto para praticar atividades físicas. Embora algumas academias disponibilizem médicos em suas equipes, ainda assim será necessário um atestado para provar que sua saúde está em dia. 

 

O segundo passo é marcar a sua avaliação física, que consiste em analisar qual sua condição inicial para que o personal trainner possa traçar os objetivos de acordo com a sua realidade. Após alguns meses você poderá repetir o processo para verificar o quanto evoluiu em peso, postura, força, flexibilidade e resistência. 

 

Utilize roupas adequadas 

Ao utilizar roupas com tecidos muito quentes, você pode contribuir para o superaquecimento corporal e proliferação de microrganismos que causam odores e infecções de pele. Tecidos como algodão e lycra são os mais indicados, pois permitem que a transpiração aconteça naturalmente. 

 

Mude a sua alimentação 

É comum encontrar pessoas que acreditam que começar a praticar exercícios físicos é um passe livre para comer o que quiser. Esse pensamento errado faz com que muitos se frustrem e não consigam alcançar seus objetivos, além de prejudicar as taxas de glicose do organismo. 

 

Após começar a malhar, é importante mudar sua alimentação e passar a consumir alimentos mais saudáveis e naturais. Para isso, acrescente legumes, hortaliças, verduras, ovos e oleaginosas em suas refeições, além de cortar os doces, refrigerantes, frituras e alimentos industrializados. 

 

Você pode ainda buscar ajuda de um nutricionista esportivo para montar um planejamento alimentar exclusivo que esteja de acordo com sua realidade e objetivos. Esse profissional poderá te indicar alguns suplementos que melhore seu rendimento durante o treino.

 

Faça o aquecimento antes de começar seus treinos 

Os minutos iniciais do treino servem para preparar seu corpo e sua mente de forma adequada às atividades físicas, sem correr o risco de lesionar qualquer músculo. O aquecimento ajuda a acelerar o metabolismo, aperfeiçoa a coordenação motora e melhora a eficiências das articulações. 

 

Leve sempre uma garrafinha com água 

É importante que você se mantenha hidratado durante os treinos, principalmente pelo fato de que, ao suar, você está perdendo líquido e minerais. No mais, beber água enquanto se exercita desintoxica o organismo e transporta nutrientes, além de repor substâncias necessárias para a produção de energia.

 

Agora que você viu os cuidados antes de começar a malhar, já pode se inscrever em uma academia e começar os seus treinos hoje mesmo. Lembre-se sempre de seguir as recomendações do seu personal trainner para não lesionar nenhum músculo e obter resultados mais satisfatórios. 

 

E aí, gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdos como este!