Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como armazenar ômega 3? Confira os cuidados que você precisa ter

Como armazenar ômega 3? Confira os cuidados que você precisa ter

Como armazenar ômega 3
3 minutos de leitura

O ômega 3, como qualquer outro tipo de molécula de gordura, tem uma estrutura química bastante sensível. Por isso, existem recomendações de como armazenar ômega 3 e garantir a manutenção de seus benefícios.

O ideal é armazenar o suplemento em embalagem opaca e ser armazenado em ambiente fresco e longe da exposição à luz. De preferência, o suplemento deve ser guardado na geladeira, garantindo assim a manutenção da qualidade do produto durante sua validade.

Como armazenar o ômega 3?

Os principais cuidados no armazenamento do ômega 3 é evitar o contato com o calor ou luz. Quando uma gordura é exposta a calor ou luz, pode ocorrer oxidação lipídica. Essa é uma forma de danificar a estrutura do ômega 3, que leva a perda de suas funções. 

Pode guardar o ômega 3 na geladeira?

O ideal é guardar o ômega 3 na geladeira em épocas de calor. Desconsiderando esse período, o suplemento pode ser guardado em um local sem umidade e protegido do calor.

Quanto tempo dura o ômega 3?

Armazenado de forma correta, o ômega 3 dura até o final da validade estipulada pelo fabricante. Além do armazenamento correto em casa, é importante verificar se o local que vende o produto também tem os mesmos cuidados.

Outro ponto importante é como escolher um ômega 3 de qualidade. Um produto com laudos técnicos fornecidos pelos fabricantes e selos de qualidade, como o IFOS, comprovam que o produto foi produzido de forma correta e não apresenta contaminantes que prejudiquem a validade.

Como saber se o ômega 3 oxidou?

É possível saber se o ômega 3 oxidou caso a cápsula esteja danificada com o líquido vazado. Outra forma de avaliar é caso o suplemento esteja com forte cheiro de peixe.

Para evitar que a oxidação ocorra é essencial escolher um ômega 3 que tenha vitamina E na sua composição, pois a vitamina é antioxidante e ajuda a proteger o nutriente. Além de armazenar o produto de forma correta e ter os cuidados necessários.

Como tomar ômega 3 corretamente?

Para tomar ômega 3 corretamente é recomendado consumir o suplemento junto com as principais refeições para melhorar a biodisponibilidade do nutriente e a absorção. O indicado é tomar de 1 a 2 comprimidos por dia para atingir as doses de EPA e DHA necessárias para o organismo.

Quer saber mais?

Referências

NÓBREGA, Rafael Lopes et al. O papel neuroprotetor do Ômega 3 na doença de AlzheimerRevista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 5, p. e11891-e11891, 2023.

SILVEIRA, D. C. S. R.; MOREIRA, E. E. Efeitos da utilização do ômega-3 no processo de envelhecimento: Uma revisãoRevista Científica FacMais, v. 8, n. 1, p. 137-155, 2017.

CAMPOS, Luana Cristina Batista; RABELO, Daniel Mansur. ÔMEGA-3 E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDERevista Acadêmica Conecta FASF, v. 4, n. 1, 2019.

4/5 - (4 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

78 comentários em “Como armazenar ômega 3? Confira os cuidados que você precisa ter”

  1. Olá, tenho umas dúvidas em relação ao armamento do Ômega 3. É dito que se deve guardar em um local seco, arejado e longe da luz. E que se pode guardar na geladeira também. Dado isso, tenho algumas perguntas. A primeira é: Caso seja armazenado em uma temperatura ambiente, fora da geladeira. Existe alguma temperatura máxima para o armazenamento do ômega 3? Se existe, qual seria? Pergunto isso, pois a onda de calor que tem atingido o Brasil vai e vem, e sem uso do ar condicionado para controlar e verificar a temperatura fica difícil saber se o ômega 3 está bem armazenado, mesmo que esteja em um local arejado, ainda mais se houver uma temperatura máxima limite.
    Outra pergunta: Se for armazenado na geladeira, pode ser colocado em qualquer local dela? Tanto na parte de baixo, cima ou porta? Há alguma especificação? Última pergunta: Seja armazenado em uma temperatura ambiente ou na geladeira. O ômega deve estar sempre junto a sua embalagem original?

    Aguardo resposta.

    1. Oi Thiago,

      O armazenamento adequado do ômega-3 é importante para preservar sua qualidade e eficácia.
      Para o armazenamento em temperatura ambiente, é recomendável manter o ômega-3 em um local fresco, seco e longe da luz direta do sol. Normalmente, a temperatura ambiente padrão (em torno de 15 a 25 graus Celsius) é aceitável
      Armazenar na geladeira é uma opção para prolongar a vida útil do ômega-3. Colocar na geladeira pode ajudar a retardar a oxidação. Pode ser colocado em qualquer local da geladeira, incluindo a porta.

      Manter o ômega-3 em sua embalagem original é geralmente a melhor prática. Isso ajuda a proteger o suplemento da luz e do ar. As embalagens geralmente são projetadas para preservar a qualidade do produto.
      Lembre-se de seguir as instruções específicas do fabricante, que podem variar de um produto para outro. Se houver alguma orientação específica na embalagem do seu ômega-3, é sempre bom segui-la. Se tiver dúvidas adicionais, considerar entrar em contato com o fabricante para obter informações mais específicas sobre o armazenamento do produto que você possui.

  2. Sempre comprei o omega 3 de vocês antes era 849mg de EPA e 559mg de DHA mas agora notei que houve uma redução bem significativa de EPA e DHA. Sei que vocês tem selo de qualidade e que estão dentro do valor minimo de EPA e DHA para certificação, porem essa redução foi bem significativa a nos consumidores e os valores continuaram os mesmos, antes a concentração por capsual era de 70% e agora está com 60%, desta forma vão perder varios clientes que se atentarem a essa questão, visto que o produto ainda sim é de qualidade porem caro e tivemos uma redução significativa. Gosto muito do produto porem se não voltarem aos valores EPA/DHA anteriores terei que reavaliar no mercado pois tem outras marcas boas pelo mesmo valor ou mesnos com mais EPA/DHA do que o produto de vocês.
    Obrigado.

    1. Oii Rodrigo, tudo bem?

      Recebemos sua mensagem via e-mail também e respondemos por lá para esclarecer melhor ♥

      Continuaremos sempre á sua disposição!

  3. Olá
    Ao pegar o frasco do omega da vita for.
    Senti muito pesado como se estivesse um tijolo dentro do pote.
    Endureceram. Ainda esta bom pra toma-lo?

    1. Márcia,

      Essa ação pode ter ocorrido por vários fatores, que não necessariamente estão ligados a qualidade do produto.
      Certifique-se de que a marca possua bons certificados de qualidade e pureza, e entre em contato para entender o ocorrido 😉😊

  4. Omega 3 da equilíbrio vita tem selo MEG 3, só que a embalagem é transparente, posso confiar?… no frasco não tem cheiro de peixe, mais quando abro a capsula tem cheiro de peixe mais não considero forte… será que está bom….

  5. acabei esquecendo o frasco do ômega 3 na mochila dentro do carro por 3 semanas, hoje fui guardar a mochila e vi o frasco com as capsulas grudadas mas intactas, posso usar elas?
    Garantia 04/out/2023

    1. Alan, tudo bem?

      Pode sim, porém armazene o produto dentro da geladeira para diminuir o cheiro/gosto de peixe. Lembrando que isso pode ocorrer porque a tecnologia da cápsula normalmente é softgel no ômega 3 é a base de água e gelatina e, em temperaturas mais quentes, como na época de verão em que estamos ou regiões mais quentes, é possível que a cápsula apresente uma leve textura que facilita o “grude” no interior do frasco ou em outras cápsulas. Com a presença de vitamina E é justamente para garantir a estabilidade e evitar a oxidação do óleo do ômega 3.🥰

  6. Oii eu comecei a tomar o vitafor plus e parei, quero voltar tomar de novo do mesmo frasco que ja foi aberto, foi aberto há um ano atras, posso retomar do mesmo frasco ou não?

  7. Alessandro da Graça Guedes

    Olá, eu comprei ômega 3 pela Internet, será que não tem perigo de estragar dentro de carro da transportadora no meio do caminho? Porque está muito quente e o omega 3 é sensível à altas temperaturas.E se após aberto, tem que conservar na geladeira ou não precisa, porque aqui está fazendo 28 graus. Obrigado

    1. Olá Alessandro, desde que embalado e transportadora corretamente não há perigo. Nessas épocas de altas temperaturas, sugiro sim armazenar na geladeira.

    1. Ma, tudo bem?

      Recomendamos que entre em contato com a empresa que você adquiriu seu produto e envie fotos explicando o que está acontecendo com o seu produto. 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 5 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.