Nós temos certeza, que se o verão não é a sua estação favorita, pelo menos é um período que você aproveita para estar com a família e descansar do trabalho, não é mesmo? 

Mas para aproveitar a melhor época do ano, vamos te contar como a vitamina C e o colágeno podem ser fundamentais para a sua saúde e beleza da sua pele!

Veja aqui nossas dicas de como ter uma pele bonita no verão, e no ano todo, com a suplementação de vitamina C e colágeno.

Entenda quais são todos os benefícios desses dois nutrientes para todas as idades, de crianças até os idosos. E também recomendações de quando e como tomar esses dois suplementos.

Benefícios do colágeno e vitamina C para a pele

  • BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA CRIANÇAS DE 0 A 14 ANOS:

Até os 6 meses de idade o bebê não deve consumir nenhum alimento além do leite materno. Mas caso a introdução alimentar já tenha começado antes desse período, é necessário avaliar se o consumo de vitamina C está adequado. 

Caso na alimentação desse bebê não tenha uma média de 3 porções de frutas ou verduras todos os dias, a suplementação na quantidade ideal deve ser avaliada pelo pediatra ou nutricionista. 

Além de avaliar o consumo de vitamina C, até os 6 meses, esses bebês não devem usar protetor solar. E também não devem ficar expostos ao sol, o ideal são apenas 15 min de sol ao dia, sem o uso de protetor solar, mas logo cedo. 

O melhor horário para esse bebê ficar os seus 15 min no sol, é até as 8 h da manhã, após esse horário, deve ser evitado. 

Mas tirando essa faixa etária, o uso do protetor solar é para todos, inclusive a suplementação da vitamina C para ter os benefícios para a pele. Já que a vitamina C é uma proteção extra para a nossa pele!

Sabemos que pra essa galerinha, o protetor solar é um inimigo da diversão, mas fazer o que né? segurança em primeiro lugar! Mas você sabia que a vitamina C também atua nos protegendo contra os raios solares? 

Então mesmo que a criançada nos enrole para passar protetor direito, o uso de um suplemento de vitamina C de qualidade regularmente pode ser um tranquilizador para os papais preocupados. Mas não exclui o uso do protetor, beleza? 

O principal benefício da suplementação de vitamina C para essa faixa etária é a proteção contra os raios solares. Mas além disso também ajuda a proteger a pele dos danos causados pela poluição e evita problemas dentários, como o sangramento das gengivas.

  • BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA JOVENS DE 15 ATÉ 24 ANOS:

É na adolescência que começamos a nos preocupar realmente com a aparência da nossa pele né? e a vitamina C é aliada contra um dos problemas que mais incomodam nessa idade, o ressecamento. 

A suplementação de vitamina C para adolescentes e jovens adultos vai ajudar na hidratação da pele! Para isso basta usar bom suplemento de vitamina C, na dose de 1 g, por pelo menos 8 semanas, para começar a ver a pele mais hidratada. 

  • BENEFÍCIOS DA VITAMINA C E COLÁGENO PARA ADULTOS DE 25 ATÉ 35 ANOS:

A partir dos 25 anos, além da vitamina C é recomendado também a suplementação com o colágeno para cuidar da pele. 

Você sabia que é a partir dos 25 anos que começamos o processo natural do envelhecimento, e que por esse motivo perdemos colágeno da nossa pele? 

O colágeno é o principal componente da nossa pele, então essa perda natural resulta em uma pele mais flácida e menos hidratada, principalmente. 

Mas suplementar essa combinação de vitamina C com colágeno é uma ótima alternativa para prevenir tudo isso. 

Os principais benefícios que você pode esperar com esses queridinhos juntos, além de todos os outros que já mencionamos, é o aumento da produção de colágeno naturalmente presente na pele, proteção contra o envelhecimento precoce da pele, maior hidratação, melhora da celulite e fortalecimento das unhas e cabelos.

Parece bom demais pra ser verdade né? Mas todos esses benefícios não somos nós que estamos falando, e sim as pesquisas que servem de referência para os profissionais prescrevem os suplementos alimentares (confere essas pesquisas no final do post!).

  • BENEFÍCIOS DA VITAMINA C E COLÁGENO PARA ADULTOS DE 36 ATÉ 64 ANOS:

Para essa faixa etário o benefício extra é o mais desejado, a força extra contra a flacidez! Além de todos os benefícios que as demais faixas etárias apresentam, nessa idade, uma das características da pele que mais nos incomoda é a flacidez, não é? 

Então já viu né, combinar esses dois suplementos, vai ficando cada vez melhor! Mas o mesmo alerta continua, escolha suplementos de qualidade garantida, para ter segurança com os resultados. 

  • BENEFÍCIOS DA VITAMINA C E COLÁGENO PARA IDOSOS COM MAIS DE 64 ANOS:

Os benefícios aqui continuam! Isso porque as pesquisas com o colágeno e a vitamina C também avaliaram pessoas com mais de 64 anos. Se você está nessa faixa etária, não se preocupe, os benefícios são todos esses que comentamos até aqui. 

Se você se preocupa com a aparência da sua pele, que tal antes de recorrer a tratamentos mais invasivos, tentar algo natural que não irá trazer nenhum tipo de malefício para a sua saúde?

Agora que você já sabe quais são os benefícios desses dois suplementos para todas as idades, vamos te ensinar algumas dicas para ter os melhores resultados com o uso do colágeno e da vitamina C.

Veja a seguir a dose recomendada desses nutrientes para todas as faixas etárias, como saber quando deve ser feito a suplementação, se grávidas podem consumir, como escolher o melhor suplemento, doses recomendadas e o melhor horário para o consumo.

Vamos começar com as principais dúvidas sobre o colágeno e a vitamina C para a criançada e para jovens:

RECOMENDAÇÕES DE VITAMINA C PARA CRIANÇAS:

  • 0 até 6 meses: 40 mg /dia. Não há necessidade de suplementos, pois o leite materno até os 6 meses de idade é tudo o que o bebê precisa.
  • 7 meses até 1 ano: 50 mg/ dia. Não há necessidade de suplementos, o leite materno mais a introdução da alimentação são tudo o que o bebê precisa.
  • 1 até 3 anos: 400 mg/ dia. Vale uma avaliação quanto à necessidade do suplemento de vitamina C.
  • 4 até 8 anos: 650 mg/ dia. Vale uma avaliação quanto à necessidade do suplemento de vitamina C.
  • 9 até 13 anos: 1200 mg/ dia. Vale uma avaliação quanto à necessidade do suplemento de vitamina C.

Importante destacar que as recomendações são feitas para crianças consideradas saudáveis, em caso de doenças, as necessidades de vitamina C ao dia podem variar. 

Além disso, a dose é o mínimo considerado para uma boa saúde, doses maiores, até 2000 mg ao dia não provoca efeitos colaterais na saúde da criançada.

RECOMENDAÇÕES DE VITAMINA C PARA JOVENS:

  • 15 até 18 anos: 1800 mg/ dia. Vale uma avaliação quanto à necessidade de suplementos de vitamina C.
  • 19 até 24 anos: 2000mg/ dia. Vale uma avaliação quanto à necessidade de suplementos de vitamina C.

Essas recomendações também são as mínimas estipuladas para jovens considerados saudáveis. Portanto, mais uma vez, em caso de doenças, as necessidades podem alterar.

COMO SABER QUANDO CRIANÇAS OU JOVENS DEVEM CONSUMIR UM SUPLEMENTO DE VITAMINA C?

O que deve ser avaliado é o consumo de frutas e verduras, se a criança ou o adolescente não costuma comer em média 3 a 5 porções de frutas e verduras todos os dias, a suplementação é indicada. 

Mas tão importante quanto a suplementação, é estimular uma alimentação mais saudável e equilibrada, para garantir uma boa saúde ao longo de toda a vida. 

CRIANÇAS OU JOVENS PODEM USAR COLÁGENO PARA A PELE?

Não há necessidade de consumir um suplemento de colágeno para a pele nessa idade. Além do corpo estar na máxima produção de colágeno, a vitamina C ajuda com uma força extra na produção natural desse colágeno.

JOVENS ADULTOS PODEM USAR COLÁGENO PARA A PELE?

A partir dos 25 anos é recomendado para prevenção dos sinais do envelhecimento. Enquanto aos 30 anos é recomendado como tratamento para melhora da pele, cabelos e unhas.

Por quanto tempo devo suplementar o colágeno e a vitamina C?

Os benefícios desses dois suplementos começam a aparecer a partir de 8 semanas do consumo diário. 

Após as 8 semanas, pode ser feito um intervalo de 1 mês sem perder os resultados iniciais. Depois de 1 mês de pausa a suplementação deve ser retomada para continuar a estimular e manter todos os benefícios.

Qual o melhor suplemento de colágeno e vitamina C para a pele?

Para o colágeno, só existe um suplemento de colágeno que é específico para a pele, que é o colágeno feito com a matéria-prima VERISOL. Essa matéria-prima é feita com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, e não com colágeno hidrolisado. Inclusive, o colágeno hidrolisado não serve para quem deseja benefícios para a pele.

Então a recomendação do colágeno Verisol é:

  • Dose ideal por porção: 2,5 g
  • Tipo de suplemento: Pó ou comprimido
  • Ingredientes: 100% Verisol

Com essas 3 recomendações você garante melhores resultados. Pois foi com essa dose, tipo de suplemento e ingrediente que foram realizadas as pesquisas que mostram os tantos benefícios do colágeno Verisol para a pele.

Para a vitamina C também existem algumas recomendações, mas para sentir os benefícios é preciso tomar um produto de qualidade. Para escolher um bom suplemento de vitamina C se atente as seguintes características: 

  • Dose ideal por porção: 1000 mg
  • Tipo de suplemento: Tabletes
  • Ingredientes: No máximo 2 (Ácido ascórbico + antiumectante natural)

A dose de 1000 mg é a mais associada com os benefícios para a proteção da pele, antienvelhecimento e também para ajudar na produção de colágeno natural da pele .

Gestantes podem consumir colágeno e vitamina C?

Podem, mas para essas mulheres o ideal é sempre buscar orientação médica para adequação das doses. Principalmente para o ajuste de vitamina C, pois durante a gestação o organismo chega a precisar de 3x a quantidade de vitamina C em comparação a uma mulher na mesma idade não gestante.

COMO TOMAR  O COLÁGENO E A VITAMINA C:

Qual o melhor horário? Um suplemento só com o colágeno e a vitamina ou um suplemento de cada? Posso consumir os dois suplementos no mesmo horário? Confira:

MELHOR HORÁRIO PARA SUPLEMENTAR COLÁGENO E VITAMINA C

Não existe um melhor horário, a sugestão é consumir entre as principais refeições, por exemplo lanches e ceia.

Colágeno e vitamina C: um suplemento com os dois ou eles separados?

O ideal é adquirir um suplemento de colágeno Verisol e um suplemento de vitamina C. Pois assim você garante a maior pureza e a dose ideal de ambos os nutrientes, de acordo com os estudos que mostram seus benefícios.

POSSO CONSUMIR O COLÁGENO E A VITAMINA C NO MESMO HORÁRIO?

Pode, desde que os suplementos contenham a dose ideal e maior pureza possível, não terá nenhum prejuízo nos benefícios.

Apesar desses suplementos ajudarem a cuidar da pele no verão, eles são fundamentais durante todo o ano para uma pele bonita e saudável nas 4 estações.

Esperamos que com todas essas dicas, você e toda a sua família fiquem protegidas e com uma pele sempre maravilhosa! E não se esqueça, se você tiver alguma pergunta, você pode conversar com a gente aqui na sessão dos comentários!

Quer saber mais?

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Referências:

1- PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

2- KAWASHIMA, Saki et al. Protective effect of pre-and post-vitamin C treatments on UVB-irradiation-induced skin damage. Scientific reports, v. 8, n. 1, p. 16199, 2018.

3- DIBAISE, Michelle; TARLETON, Sherry M. Hair, Nails, and Skin: Differentiating Cutaneous Manifestations of Micronutrient Deficiency. Nutrition in Clinical Practice, 2019.

4- PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

5- HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.