Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 11 melhores dicas para ter uma pele bonita no verão

11 melhores dicas para ter uma pele bonita no verão

mulher com a pele bonita no verão
6 minutos de leitura

As altas temperaturas e exposição ao sol são alguns dos fatores que justificam o cuidado com a pele no verão. 

As iniciativas protegem não só para a boa aparência e beleza, mas asseguram a saúde e previnem possíveis riscos. É necessário reconhecer que estamos expostos a consequências acarretadas pelos dias mais quentes dessa estação.

Saiba 11 dicas essenciais para ter uma pele bonita durante o verão.

1. Hidratação e limpeza

É recomendado tomar 1 banho ao dia e levar o rosto e mãos de 3 a 4 vezes por dia. Essa frequência possibilita que a pele se mantenha limpa e sem reações devido ao excesso de suor. 

Se a temperatura estiver muito alta, pode-se aumentar a quantidade, porém, evitando o uso de sabonete, o que previne o ressecamento da pele.

O uso de hidratantes pós-banho são interessantes para prevenir fissuras e bactérias. Os sabonetes antissépticos também são bons aliados.

mulher passando filtro solar na pele no verão

2. Protetor solar

Ele é muito utilizado nas praias, mas o protetor deve marcar presença em nosso dia a dia. O ideal é aplicá-lo sobre a pele, em torno de 30 minutos antes de se expor aos raios solares. A manutenção deve ser feita a cada 3 horas.

O uso de loções pós-sol é um cuidado com a pele que poucos praticam, e é importante para manter a refrescância e hidratação contínua. Isso repara e reduz os desconfortos causados pelos efeitos do sol.

3. Depilação

A eliminação dos pelos deve ser evitada nos dias em que as regiões corporais ficarão expostas ao sol. Ainda, não depile no dia ou no anterior. Ela deve ser feita, no mínimo, 48 horas antes. Recomenda-se também trocar as lâminas pela cera.

Os cuidados com a pele não se limitam apenas à superfície, mas a tudo que pode ajudá-la ou prejudicá-la.

4. Água doce

Quem nunca viu aqueles chuveirinhos nos quiosques das praias? 

Pois é, eles permitem que você tome um banho de água doce após a salgada. Eles ajudam a tirar o sal e eliminar a areia, o que reduz as chances de fissuras.

Um cuidado importante também seria passar hidratante antes do banho na água doce.

5. Estética

Os procedimentos estéticos estão cada dia mais comuns, principalmente entre as mulheres que investem na beleza. 

Eles não são proibidos, mas devem ser evitados durante o verão. O uso de lasers e substâncias químicas pode causar manchas e muitas outras reações à pele.

Recomenda-se realizar esses tratamentos em estações com temperaturas mais amenas, como outono ou, até mesmo, no inverno.

Se você tem o hábito de fazer esfoliações periodicamente, tente fazê-la apenas 1 vez por semana.

6. Pele seca

Manter a pele seca é importante para evitar a ação de diversos fungos e bactérias. Há consequências em diversas partes do corpo

Um ideal é manter os pés calçados e sempre secos. Sapatos fechados podem contribuir para que os pés fiquem suados, portanto, invista em calçados abertos e que previnem micoses.

Toalhas e acessórios também podem ajudar a manter a pele seca, mas, em caso de compartilhamento, aumentam as chances de riscos. Tenha sempre consigo uma toalha, lenço e demais utensílios necessários para sua higiene pessoal.

cenoura picada

7. Betacaroteno

Se você quer ter aquele bronzeado saudável de verão, é recomendado atrelar a dieta equilibrada com alimentos ricos em carotenóides. Eles favorecem a tonalidade desejada e impulsionam a nutrição de seu corpo.

Dentre os alimentos-fonte, podemos destacar cenoura, beterraba, abóbora, maçã, mamão etc. Além de beneficiar a cor da pele, eles promovem o bem-estar e auxiliam na prevenção de cancro.

8. Horários certos

A última, mas não menos importante dica, é tomar sol apenas nos horários recomendados. 

Os médicos afirmam que os melhores horários para se expor são até as 10 horas da manhã ou após as 16 horas da tarde. 

Esse tempo não é pouco, principalmente nos locais que contam com horário de verão.

9. Ingestão de água 

Nós temos o corpo composto essencialmente por água, e o aumento da temperatura faz com que a transpiração seja maior, consequentemente, você perde mais líquido nos dias quentes.

Para lidar com essa questão, a primeira coisa que você deve fazer é aumentar a ingestão de água. É impressionante o volume de brasileiros que mal bebem água e, portanto, já colocam a sua pele em risco naturalmente.

Mas, sabendo que no verão transpiramos mais, o consumo deve ser ainda maior, além de que nos dias em que realizar exercícios físicos o recomendado é consumir o equivalente ao peso perdido durante o momento do exercício.

10. Colágeno

A suplementação de colágeno para a pele pode contribuir muito com os cuidados durante o verão, principalmente após os 25 anos.

Nessa idade o corpo começa a reduzir naturalmente a produção de proteínas. No entanto, por ser um dos principais componentes da pele, é nela onde vemos os principais sinais da falta de colágeno, como rugas e linhas de expressão.

Porém, apesar de ser um processo natural, alguns fatores podem contribuir para uma redução maior que o normal, principalmente a exposição solar excessiva.

Então, a suplementação de colágeno entra como um cuidado com a pele durante o verão e prevenção aos sinais de envelhecimento.

11. Vitamina C

A vitamina C para pele, além de estimular a produção de colágeno naturalmente pelo organismo, também possui ação protetora contra os raios solares. 

Ou seja, esse é outro nutriente que irá atuar contra o envelhecimento precoce da pele e ainda ajudar contra os danos causados pelos raios solares. 

A maioria dos estudos envolvendo a vitamina C, com a suplementação, a dose recomendada é de 1000 mg (1 g) ao dia. 

Quer saber mais?

Referências

PROKSCH, E. et al. Oral supplementation of specific collagen peptides has beneficial effects on human skin physiology: a double-blind, placebo-controlled study. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 1, p. 47-55, 2014.

HEXSEL, Doris et al. Oral supplementation with specific bioactive collagen peptides improves nail growth and reduces symptoms of brittle nails. Journal of cosmetic dermatology, v. 16, n. 4, p. 520-526, 2017.

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

KAWASHIMA, Saki et al. Protective effect of pre-and post-vitamin C treatments on UVB-irradiation-induced skin damage. Scientific reports, v. 8, n. 1, p. 16199, 2018.

DIBAISE, Michelle; TARLETON, Sherry M. Hair, Nails, and Skin: Differentiating Cutaneous Manifestations of Micronutrient Deficiency. Nutrition in Clinical Practice, 2019.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.