Comprimido de vitamina C: Remédio ou suplemento?

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Uma boa vitamina C costuma vir na apresentação de comprimidos com 1000 mg (1 g). Que é o formato mais recomendado e usual para esse tipo de suplemento. E por mais que esse formato do suplemento de vitamina C lembre um medicamento, saiba que seus objetivos são diferentes.

 

Mas será que existe mesmo remédios ou somente suplementos de vitamina C?

Veja aqui a diferença entre o remédio e o suplemento, qual é o mais indicado para a pele e 3 dicas para garantir que escolheu a melhor opção de vitamina C.

Vitamina C remédio?

A vitamina C é classificada como um nutriente, presente em alimentos, e além de sua presença nos alimentos só é encontrada na forma de suplementação. Ou seja, não existe um remédio de vitamina C.

A grande diferença entre um remédio e um suplemento é que o remédio possui um princípio ativo de origem sintética e com ação farmacológica. Enquanto o suplemento não possui ação farmacológica direta, o que significa que não irá ser o responsável por nenhum tipo de cura de doenças, porém é um forte aliado na prevenção.

Vitamina C em comprimido

A vitamina C em comprimido, é um dos melhores formato de apresentação da vitamina C, pois comporta uma boa quantidade do nutriente, conferindo uma boa concentração e absorção. É a mais recomendada.

Seguindo essas 3 dicas você irá ter certeza que escolheu o melhor suplemento de vitamina C para a sua pele:

1° DICA: Dosagem ideal de 1000 mg (1g) de vitamina C

O ideal é o consumo de acordo com orientação médica ou de um nutricionista, mas se não tiver orientação inicialmente, o máximo permitido para esse suplemento é de 1000 mg (1 g). 

Então o ideal é procurar um suplemento com essa concentração por dose, para maiores chances de resultados mais evidentes na pele. 

2° DICA: Atenção ao rótulo! Uma boa vitamina C possui o mínimo de ingredientes possível.

Analise o rótulo, um bom suplemento de vitamina C, além da concentração ideal, deve conter o mínimo de ingredientes possível.

Como por exemplo a celulose microcristalina, que possui essa propriedade de manter a qualidade da vitamina C, de origem vegetal e sem adicionar calorias ao suplemento.

3° DICA: A suplementação da vitamina C para melhor aparência da pele deve ser por pelo menos 2 meses

Apesar dos estudos científicos ainda serem um pouco limitados com relação as recomendações, existe uma hipótese com relação ao tempo mínimo de suplementação para resultados. 

Como a vitamina C auxilia diretamente a produção do colágeno na pele, e a suplementação de colágeno deve ser por pelo menos 8 semanas para os resultados iniciais, prefira aquele suplemento de vitamina C com duração para 2 meses.

Ou seja, 60 cápsulas de 1000 mg com o mínimo de ingredientes possível.

Inclusive, uma recomendação atual de muitos dermatologistas e nutricionistas é a suplementação de peptídeos bioativos de colágeno e vitamina C para potencializar os resultados positivos para a pele. Como por exemplo a diminuição das linhas de expressão facial e as rugas e também maior elasticidade.

Mas o consumo da vitamina C deve ser separado do peptídeo bioativo de colágeno, em horários diferentes e em suplementos diferentes. Para não competir entre si, e serem melhores absorvidos no organismo. 

Com essas 3 dicas você está apto a escolher a melhor vitamina C para ajudar a sua pele.  

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Referências:

PULLAR, Juliet M.; CARR, Anitra C.; VISSERS, Margreet. The roles of vitamin C in skin health. Nutrients, v. 9, n. 8, p. 866, 2017.

 
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