Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Consulta online com nutricionista: como se destacar?

Consulta online com nutricionista: como se destacar?

consulta online nutricionista
5 minutos de leitura

Sabemos que muitos profissionais se depararam, de repente, com a necessidade de realizar consultas de forma remota com a pandemia, porém mantendo a qualidade dos atendimentos realizados de maneira presencial.

Superar os desafios da consulta online com nutricionista pode não ser fácil no começo, mas algumas práticas simples e básicas podem garantir que você execute suas consultas remotas da melhor maneira possível. 

A seguir, separamos algumas dicas do que fazer ou não fazer para você se diferenciar e destacar-se com suas consultas online.

Prós e contras de uma consulta online com nutricionista 

Entre as facilidades, a pessoa que está sendo atendida não precisa deslocar-se até o consultório, o que pode ser bem cômodo, principalmente nas grandes cidades. 

Ou seja, os pacientes podem usar sua casa como um espaço mais confortável e seguro ​​durante suas consultas. Já os nutricionistas podem atender pacientes com mais facilidade em todo o mundo.

Entre as desvantagens, vale lembrar que as avaliações físicas não podem ser realizadas de forma on-line. Também se torna pouco provável notar quaisquer sinais físicos que possam indicar uma deficiência nutricional. 

O atendimento online também pode gerar mais distrações, enquanto os pacientes presenciais tendem a focalizar a consulta.

Três dicas para evitar no atendimento nutricional online 

1. Conexão ruim 

Quando consideramos oferecer consultas remotas, você deve ter acesso a uma boa conexão com a internet. As oscilações de sinal podem afetar o serviço e causar uma experiência ruim aos pacientes.

Procure fazer testes na velocidade e garantir que vídeos, imagens e outros arquivos sejam executados sem dificuldade. 

Outro ponto importante é conhecer a configuração do seu computador, lembrando que webcams e microfones são ferramentas que podem deixar o serviço mais profissional.

2. Atrasos 

Tal como nas consultas presenciais, os atendimentos online devem respeitar os horários estabelecidos. 

Nenhum paciente gosta de esperar por uma consulta, por isso, ser pontual é fundamental para garantir uma experiência de sucesso e positiva ao cliente.

3. Local não profissional 

Na hora da consulta é muito importante que você se posicione em um local profissional, mesmo que não seja necessariamente o consultório. 

O espaço precisa ser adequado e o mais condizente possível com a situação. Escolha um ambiente tranquilo e livre de sons externos que possam distraí-lo e/ou atrapalhá-lo. 

Cinco passos para uma consulta online com nutricionista de excelência

Existem diversas estratégias passíveis de serem incorporadas no seu atendimento nutricional, fazendo com que o seu paciente tenha a sensação de estar no local certo. 

Sentindo-se acolhido e entendendo que realmente valeu cada centavo investido. Aqui separamos 5 dicas que podem auxiliar nessa perspectiva.

1. Relação com o paciente e atendimento humanizado 

Nos últimos anos, o contato online entre as pessoas aumentou e se consolidou. Por isso, você precisa entender e saber posicionar-se em um ambiente virtual. 

Criar uma plataforma, como o Instagram, é o primeiro passo para se conectar com os pacientes que você já atende, bem como com os novos. Definir uma persona é uma das estratégias que mais auxilia nesse vínculo

Mesmo sem o contato presencial, procure atender o paciente como se estivesse frente a frente, preste um atendimento individualizado, dê a atenção necessária e permita que ele tire todas as suas dúvidas.

2. Faça um atendimento baseado na ética 

Seja presencial ou online, a ética deve vir em primeiro lugar. Ou seja, o aconselhamento deve levar em consideração o estado de saúde do paciente. 

Para isso é importante acolhê-los e ouvi-los, bem como atender às recomendações dos Conselhos Federal e Regional de Nutricionistas.

3. Lembre-se que o atendimento começa antes da consulta

É natural que o nutricionista se preocupe principalmente com o momento do atendimento nutricional. Mas é importante ressaltar que toda a jornada do paciente importa. 

Ou seja, desde o momento que ele encontra um profissional, após marcar uma consulta, até finalizar o acompanhamento. Em todos esses momentos, o paciente deve sentir-se bem-recebido e estabelecer uma relação de confiança com o profissional. 

4. Certifique-se de que você tem todos os aparelhos necessários 

Para uma boa consulta é importante que exista contato visual e sonoro. Por isso, ter um computador, celular ou tablet com câmera, microfone, além de uma boa internet, são essenciais. 

Também é necessário escolher uma plataforma para o atendimento, como Skype, FaceTime, Google Meet, Zoom, WhatsApp, entre outras.

5. Pós consulta 

A consulta não deve acabar no momento que o atendimento é finalizado. No mesmo dia, você pode agradecer o comparecimento do cliente e frisar que estão nessa caminhada juntos, estando disponível para tirar as dúvidas até a próxima consulta. 

Esteja presente quando o paciente precisar, defina um horário e/ou prazo para respostas às dúvidas, não deixe que isso vire um ponto negativo do seu atendimento.

Com a adoção dessas dicas, você estará no caminho certo para se destacar da concorrência e oferecer um serviço de alta qualidade. Porém lembre-se da necessidade de dispor de ferramentas adequadas para essa modalidade de consulta online com nutricionista.

Por exemplo, você pode enviar materiais para informativos e educativos como:

– Como montar uma rotina de hábitos alimentares.

– Por que a qualidade do sono é importante.

– Lista de compras.

– Lista de substitutos.

Gostaria de compartilhar mais alguma dica com outros profissionais? Deixe nos comentários, para todos terem acesso! E se você tiver alguma dúvida, conte-nos para que o possamos auxiliar nessa jornada.

Quer saber mais?

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.