O verão está chegando e, com ele, o calor e as altas temperaturas. Amada por alguns e odiada por outros, essa estação traz características muito particulares e bem definidas. Uma das principais é, claro, o aumento das temperaturas que, afinal, exige sim alguns cuidados com a pele.

Muitas pessoas pensam que esse cuidado só passa a ser realmente necessário a partir do momento em que você vai para a praia ou algum ambiente de férias (geralmente associado à liberdade para o corpo ficar exposto ao Sol). No entanto, uma simples caminhada na rua já pode ser suficiente para os impactos dos raios solares.

É por isso que resolvemos criar esse artigo com algumas dicas para você preparar a sua pele para o verão e evitar problemas de saúde nesse sentido.

Que cuidados com a pele são necessários para o verão?

Quando se fala em verão, calor e pele, a primeira coisa que costuma ser lembrada é o protetor solar. E, de fato, essa é uma dar ferramentas que você tem para se proteger dos fortes raios solares. O que muita gente não sabe é que existem muitas outras ações que também podem ajudar.

Vamos, portanto, listar alguns cuidados com a pele que você pode e deve ter no seu dia-a-dia para reduzir os riscos do seu corpo na estação mais quente do ano.

Mantenha o seu corpo hidratado

A primeira coisa que você pode e deve fazer em relação aos cuidados com a pele é dedicar uma atenção especial à hidratação. Nós temos o corpo composto essencialmente por água, e o aumento da temperatura faz com que a transpiração seja maior, consequentemente, você perde mais líquido nos dias quentes.

Para lidar com essa questão, a primeira coisa que você deve fazer é aumentar a ingestão de água. É impressionante o volume de brasileiros que mal bebem água e, portanto, já colocam a sua pele em risco naturalmente. A hidratação é fundamental para garantir o bom funcionamento corporal (e isso vai além da questão exclusiva do calor).

Por tudo isso, não deixe de manter o corpo hidrato com o consumo de água. O mínimo recomendado é de dois litros diários. Dividindo ao longo do seu dia, não será difícil alcançar essa meta. Uma dica é comprar fardos com garrafas de dois litros, assim você pode tentar consumir pelo menos uma a cada 24 horas.

Busque outros produtos e suplementos para manter sua hidratação em dia

Quando falamos da importância da hidratação corporal, a água sempre aparece como primeira opção. E não é por acaso: além de ser um líquido essencial ao organismo, ela é fácil de encontrar e consumir.

Todavia, existem outras formas de manter o seu corpo hidratado. É o caso do consumo de chás naturais, por exemplo. Aqui na Vhita, você encontra uma grande variedade desses chás para variar os líquidos que vai ingerir no seu dia-a-dia.

E não paramos aqui. Você sabia que alguns suplementos alimentares também ajudam na hidratação? É o caso do Colágeno Verisol que, além de ajudar na hidratação, fortalece o organismo no combate ao envelhecimento da pele.

O que é o Colágeno Verisol?

Caso você nunca tenha escutado falar do Colágeno Verisol, nós recomendamos que você dê uma lida no nosso artigo especial sobre esse assunto neste último link. Dentro do conteúdo, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse suplemento.

O mais legal é que, embora seja focado na pele, ele possui outros benefícios para a sua saúde corporal como um todo. Praticantes de atividade física, por exemplo, costumam gostar do produto por questões que vão além da pele. Vale conhecer o suplemento e, principalmente, entender como ele pode ser útil nos seus cuidados com a pele.

cuidados com a pele colageno

Use protetor solar adequado nos cuidados com a pele

Logo no começo deste artigo, nós citamos o uso do protetor solar no combate aos efeitos dos raios sobre a sua pele, lembra-se? Apesar de ser um item simples e extremamente conhecido, o protetor solar é bastante eficaz no que se propõe a fazer. Sempre que sentir a necessidade, você pode usar do produto nos cuidados com a pele.

Aqui, vale observar que não é qualquer protetor solar que vai resolver o seu problema. Lembre-se sempre de que esse tipo de produto é classificado em relação ao seu FPS (Fator de Proteção Solar), podendo variar entre 2 e 100. Quanto mais claros os tons do seu corpo, maiores os cuidados com a pele ele irá exigir e, consequentemente, também maiores os índices de FPS exigidos. Fique atento sobre isso, ok?

Capriche na escolha das roupas durante o verão

Calma! Não somos loucos de recomendar o uso de casacos e mil blusas com um sol forte nas costas. Embora isso ajude, sabemos que não é nada confortável lidar com muita roupa no calor que, afinal, é o cenário mais comum durante o verão brasileiro.

Ainda assim, com atenção sobre as suas vestimentas, você pode ajudar nos cuidados com a pele. Um exemplo disso é usar um chapéu — ao menos enquanto caminha pela rua. Vale lembrar, esse acessório é capaz de proteger o rosto, a parte do nosso corpo que acaba ficando naturalmente mais exposta aos raios solares.

Além do chapéu, você pode buscar também algumas roupas especiais com proteção UV. Embora elas exijam maior procura para compras, essas vestimentas apresentam um índice de proteção bem superior ao que você vai encontrar no protetor solar, por exemplo. Trata-se, portanto, de uma alternativa bem interessante, especialmente para quem sente algum tipo de incômodo ou alergia usando do protetor na pele.

Viu como é simples proteger a sua pele da chegada do verão?

Como você viu, os cuidados com a pele mais básicos possíveis já podem trazer resultados poderosos na proteção dos raios solares. É muito importante que você esteja atento a essas situações e evite pegar quadros de queimaduras ou insolação por bobeira.

Reforçamos ainda o pensamento de cuidar do corpo de dentro para fora, especialmente no que diz respeito à pele. Neste sentido, fica mais uma vez o convite para você conhecer e experimentar o Colágeno Verisol. Os resultados certamente vão surpreender o seu corpo e deixá-lo ainda mais preparado para o forte calor do verão.