Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Grávida pode tomar colágeno? Veja os benefícios e os riscos

Grávida pode tomar colágeno? Veja os benefícios e os riscos

colágeno para gestante
4 minutos de leitura

Uma mulher grávida pode tomar colágeno. Seu consumo é seguro e a suplementação de colágeno não apresenta efeitos colaterais como consequência.

Durante a gestação esse suplemento é procurado por mulheres com o objetivo de evitar a flacidez, elasticidade, e também todos os benefícios para a pele, cabelos e unhas.

No entanto, existem diferentes tipos de suplementos de colágeno. O tipo com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 é o recomendado para mulheres que buscam os benefícios para pele descritos acima, auxiliando na prevenção de estrias durante a gestação.

Diferente do suplemento de colágeno hidrolisado comum, que não consegue atuar no corpo de modo específico, os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, vão atuar diretamente na beleza e saúde da pele.

Benefícios do colágeno na gravidez 

Já esclarecemos que uma mulher grávida pode tomar colágeno, mas quais são os benefícios? Os principais benefícios do colágeno para as grávidas são os mesmos que encontramos para todas as mulheres.

Como resultado do consumo regular dos peptídeos bioativos de colágeno temos: 

  1. Diminuição da flacidez e das rugas,
  2. Diminuição do grau da celulite,
  3. Fortalecimento das unhas, 
  4. Mais força e brilho para os cabelos, e
  5. Melhora da hidratação e elasticidade da pele.

Para todos esses benefícios, os estudos realizados, que encontraram esses benefícios, recomendam a suplementação diária de 2,5 g de colágeno, por pelo menos 8 semanas (2 meses).

Riscos de consumir colágeno na gravidez

O único risco de consumir colágeno durante a gravidez é de não obter os resultados desejados, por não consumir o tipo de colágeno certo.

Mas pode ficar tranquila, que além dos estudos não terem encontrado nenhum tipo de efeito colateral, o colágeno não é considerado um agente causador de alergias. A ausência de risco é o motivo pelo qual gestante pode tomar colágeno tranquilamente.

Agora, é importante destacarmos aqui que para você conseguir os efeitos desejados para a saúde e beleza da pele você deve optar por um produto de qualidade, ou seja, ele deve conter a matéria-prima Verisol.

Por que essa matéria-prima Verisol?

O motivo é que o Verisol é a única matéria prima que possui estudos científicos para comprovar os seus resultados. Por essa razão, os nutricionistas e médicos, indicam marcas de suplementos na qual a formulação seja a base do colágeno Verisol. 

Como escolher o melhor suplemento de colágeno para grávidas

1. Verifique se a matéria-prima é Verisol

Primeiramente verifique se o produto é formulado com a matéria-prima Verisol, que são peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1 patenteados por uma empresa Alemã chamada Gelita

2. Quantidade certa por porção 

Em seguida, certifique-se de que o produto contém a quantidade mínima necessária de Verisol por dia, que é de 2,5 gramas por porção. Essa informação deve estar presente no rótulo do produto.

3. Período de suplementação

Lembre-se que os efeitos podem ser percebidos a partir de 8 semanas de consumo diário. Porém é importante você saber também que o tempo de consumo vai depender do seu objetivo, se é para a melhora da pele, cabelos ou unhas.

Dessa maneira, você vai garantir a segurança do suplemento e as maiores chances de ter os melhores resultados com o suplemento!

Do mesmo modo, evite qualquer outro suplemento que fuja dessas recomendações. Além disso, fique de olho no rótulo do suplemento que está em dúvida, pois não basta ser Verisol. 

4. Nutrientes que potencializam a ação do colágeno

Existem ingredientes naturais que podem ser adicionados a fórmula do colágeno e potencializam seus benefícios para a pele. Ácido hialurônico, vitaminas e minerais são alguns exemplos.

Como são naturais, não existem riscos em consumi-los durante a gestação. A suplementação de vitaminas é benéfica pois complementa a dieta para gestante durante um esse período onde as demandas estão aumentadas.

Por fim, com todas essas dicas, você pode ficar tranquila para consumir o seu suplemento de colágeno para a pele e aproveitar ao máximo a sua gravidez sem medo e com uma pele linda!

Quer saber mais?

Referências:

ADDOR, Flávia Alvim Sant’Anna. Influence of a nutritional supplement containing collagen peptides on the properties of the dermis. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 7, n. 2, p. 116-121, 2015.

VHITA. Quais são os riscos do consumo de colágeno?. São Paulo, 24 de novembro de 2020.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

1/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

16 comentários em “Grávida pode tomar colágeno? Veja os benefícios e os riscos”

    1. Oii Adriana,

      Para ter certeza sobre a segurança de tomar colágeno tipo 2 durante a amamentação, recomendo que você consulte um médico ou um profissional de saúde. Eles podem considerar o seu caso pessoal, verificar os ingredientes do suplemento e fornecer orientações adequadas com base na sua saúde e nas necessidades do seu bebê.

  1. Olá! Ontem perguntei, se gestante pode tomar verisol e ácido hialurônico na gestação e me responderam que não. AEsther perguntou logo a baixo, qual colágeno vcs indicam para gestante, e foi indicado para ela o colágeno Face Vhita, porém esse colágeno tem ácido hialurônico e verisol. Afinal, gestante pode ou não tomar o colágeno Face Vhita?

    1. Esther, tudo bem?

      O Collagen Face Vhita é indicada para gestantes. Grávidas e mulheres que estão em fase de amamentação podem tomar Collagen Face problemas. O consumo do colágeno ajuda na prevenção e diminuição de estrias, flacidez e celulite, mais força e brilho para os cabelos e melhora a hidratação e elasticidade da pele. Seguem orientações de uso:

      Dose: 4 gramas ao dia ( 1 dosador – ele vai dentro do pote).
      Melhor horário: não existe um melhor horário, pode ser consumido em qualquer período do dia, mas recomendamos o consumo longe das refeições principais.
      Tempo mínimo de suplementação: 8 semanas.

      Página do produto: https://www.vhita.com.br/products/collagen-face

    2. Olá! Ontem perguntei, se gestante pode tomar verisol e ácido hialurônico na gestação e me responderam que não. AEsther perguntou logo a baixo, qual colágeno vcs indicam para gestante, e foi indicado para ela o colágeno Face Vhita, porém esse colágeno tem ácido hialurônico e verisol. Afinal, gestante pode ou não tomar o colágeno Face Vhita?

    1. Maria, tudo bem?

      Como o consumo do colágeno trata-se de prevenção e cuidado, não existe um tempo determinado para o consumo, pode ser feito pro resto da vida e não trás nenhum risco a saúde. 💜

  2. Boa noite!
    Tenho 43 anos e estou com 6 semanas de gravidez, tomo colágeno verisol com ácido hialurônico e gostaria de saber se é saudável para o bebê?
    Excesso de colágeno não vai para o feto?

    1. Amanda, tudo bem?

      Grávidas e mulheres que estão em fase de amamentação podem tomar colágeno sem problemas. O consumo do colágeno ajuda na prevenção e diminuição de estrias, flacidez e celulite, mas força e brilho para os cabelos e melhora a hidratação e elasticidade da pele.Orientamos que respeite os valores da porção sugerida na tabela nutricional e lembre-se de que qualquer suplementação deve ser orientada por algum médico e/ou nutricionista. 🥰

  3. Giselle Santos de Oliveira

    Bom dia, estou no início da gestação e sempre fiz uso do colágeno hidrolisado, esse mencionado por vcs é específico para ser feito em manipulação, ou eu acho em farmácias tradicionais?

      1. Olá tudo bem eu estou grávida e gostaria muito de tomar colágeno mas estou com medo. Qual o melhor e onde posso encontrar. Desde já muito obrigada

        1. Olá Viviane, tudo bem contigo?

          Grávidas e mulheres que estão em fase de amamentação podem tomar colágeno sem problemas. O consumo do colágeno ajuda na prevenção e diminuição de estrias, flacidez e celulite, mas força e brilho para os cabelos e melhora a hidratação e elasticidade da pele.

          Recomendamos o Collagen Vhita e pode encontrar nesse link = https://www.vhita.com.br/products/collagen-face

          Seguem orientações de uso também como complemento: 😊

          Dose: 3 gramas ao dia ( na sua versão em comprimido são 3 unidades e na sua verão em pó são 3 gramas que equivale a 2 medidores).

          Forma de consumo: o consumo do colágeno pode ser feito dividido ao longo do dia ou em um único período.

          Tempo mínimo de suplementação: 8 semanas.

          Melhor horário: não existe um melhor horário, pode ser consumido em qualquer período do dia.”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    6 − 5 =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.