Efeitos colaterais do ômega 3

| | ,

Efeitos colaterais do ômega 3

Bom para o cérebro e bom para o coração, mas será que o suplemento de ômega 3 pode causar algum desconforto? Quais são os efeitos colaterais do ômega 3?

Vamos descobrir? 

O que é ômega 3?

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, pois na sua conformação química apresenta carbonos com dupla ligação, e é considerado um nutriente essencial, uma vez que o nosso corpo não é capaz de produzi-lo e assim precisamos obtê-lo através da alimentação ou suplementação. 

Existem vários tipos de ômega 3, sendo os mais estudados o EPA, o DHA e a ALA:

  • O EPA (ácido eicosapentaenoico) é composto por 20 carbonos e é encontrado em alimentos de origem animal, como os peixes gordurosos e crustáceos. Sua ingestão regular promove vários benefícios para a saúde do coração. 
  • O DHA (ácido docosa-hexaenoico) é constituído por 22 carbonos e, assim como o EPA, também é mais encontrado em alimentos de origem animal, entretanto, fornece mais benefícios para a saúde cerebral.
  • O ALA (ácido alfa-linolênico) é um ômega 3 formado por 18 carbonos e encontrado em alimentos de origem vegetal, porém, apesar de ser encontrado em grandes quantidades nesses alimentos, ele é menos aproveitado pelo nosso corpo.

Qualquer pessoa pode tomar ômega 3 ?

O uso de suplementos de ômega 3 se tornou popular devido aos benefícios que ele promove, Porém, os benefícios são notados apenas com uma ingestão regular, e muitas pessoas não conseguem consumir a quantidade necessária de ômega 3 todos os dias. Por isso, muitos profissionais da saúde orientam o uso do suplemento.

Existem vários tipos de suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado, os quais se diferem em origem (óleo de peixe, óleo de sementes, algas, krill) concentração (quantidade de EPA + DHA) e formas de apresentação (cápsula, goma, xarope, pó).

Assim, todas as pessoas preocupadas em cuidar da saúde cerebral ou da saúde do coração e que buscam por mais qualidade de vida e mais disposição no seu dia a dia são candidatas à suplementação de ômega 3.

Ômega 3 tem contra-indicação?

Por se tratar de um nutriente, não há muitas restrições para o uso do suplemento de ômega 3, mas alguns grupos de pessoas precisam ter mais cuidado, como:

  • indivíduos com problemas de coagulação, 
  • portadores de hemofilia, 
  • próteses cardíacas, 
  • gestantes e lactantes 

Nesses grupos de pessoas, o uso da suplementação deve acontecer sob orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista. Além disso, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios problemas à saúde.

Efeitos colaterais do ômega 3 

Huuum, mas será que mesmo não tendo contra-indicações para o meu caso, será que não tem efeitos colaterais?

Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso de suplementação, e podem incluir dor de cabeça, dor abdominal, enjoo e diarreia.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

Referências

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber.  Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/omega-3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

 

 
Anterior

Dicas para conquistar e manter a saúde mental

7 sintomas da falta de colágeno no seu corpo

Próximo

Deixe um comentário