Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Efeitos colaterais e contraindicações do ômega 3

Efeitos colaterais e contraindicações do ômega 3

4 minutos de leitura

Bom para o cérebro e para o coração, será que o suplemento de ômega 3 pode causar algum desconforto? Várias pessoas associam, por exemplo, ômega 3 e diarreia.

Antes de descobrir os fatos, vamos lembrar que o ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, pois a sua conformação química apresenta carbonos com dupla ligação.

É também considerado um nutriente essencial, uma vez que o nosso corpo não consegue produzi-lo e, assim, precisamos obtê-lo através da alimentação ou da suplementação.

Dito isso, se você recebeu a recomendação médica para suplementar esse nutriente, veja a seguir se o ômega 3 tem contraindicações e/ou efeitos colaterais. Acompanhe a leitura!

Qualquer pessoa pode tomar ômega 3?

Sim, a ingestão de ômega 3 é segura e pode ser indicada para pessoas de qualquer idade. O principal ponto de atenção é que as doses mudam a cada idade, então a suplementação deve sempre ser acompanhada por um médico ou um nutricionista.

Assim, todas as pessoas preocupadas em cuidar da saúde cerebral ou da saúde do coração, e que buscam por mais qualidade de vida e mais disposição no seu dia a dia, são candidatas à indicação de ômega 3.

O uso de suplementos de ômega 3 se tornou popular devido aos benefícios que uma ingestão regular promove.

Porém, muitas pessoas não conseguem consumir a quantidade necessária de ômega 3 diariamente de forma natural, e por isso profissionais da saúde orientam o uso do suplemento.

Existem vários tipos de suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado, os quais se diferem em origem (óleo de peixe, óleo de sementes, algas, krill) concentração (quantidade de EPA + DHA) e formas de apresentação (cápsula, goma, xarope, pó).

efeitos colaterais do ômega 3

Ômega 3 tem contraindicações?

Por se tratar de um nutriente, não há muitas restrições para o uso do suplemento de ômega 3, mas alguns grupos de pessoas precisam ter mais cuidado.

São eles:

  1. indivíduos com problemas de coagulação;
  2. portadores de hemofilia; 
  3. pessoas com próteses cardíacas;
  4. gestantes e lactantes.

Nesses grupos de pessoas o uso da suplementação deve obrigatoriamente acontecer sob orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Além disso, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios problemas à saúde. Por isso, fique atento na hora de comprar.

Quais são os efeitos colaterais do ômega 3? 

Será que, mesmo não tendo contraindicações para o seu caso, esse nutriente não oferece nenhuma possível reação adversa?

Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.

Organismos sensíveis ao nutriente também estão mais sujeitos a apresentar essas reações. Ao sinal de qualquer um desses efeitos, consulte um médico.

Quer continuar aprendendo sobre nutrição e investir ainda mais em qualidade de vida? Então siga a Vhita no Instagram e acompanhe as novidades pelo site!

Aproveite que está por aqui e veja os 15 benefícios do ômega 3 para a sua saúde!

Quer saber mais?

efeitos colaterais do ômega 3

Referências

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber. Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/omega-3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

4.2/5 - (12 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

94 comentários em “Efeitos colaterais e contraindicações do ômega 3”

  1. Boa noite, comecei a tomar omega 3 dia 26 de junho e por 3 capsulas contem 3000mg Epa 535 dha 370…mas so tomava 1 por dia para endometriose. Comecei a sentir dores fortes no estomago e muita náusea, so de pensar em peixe tenho vontade de vomitar. Pode ser intoxicação por excesso da vitamina? Oque ajuda a aliviar os sintomas? Obrigada

    1. Bom dia,

      A intoxicação por omega-3 (EPA e DHA) é rara quando os suplementos são tomados de acordo com as doses recomendadas. A dose de 1 cápsula por dia que você mencionou (contendo 535 mg de EPA e 370 mg de DHA) é uma dose geralmente considerada segura para a maioria das pessoas e não deve causar intoxicação por omega-3.
      No entanto, algumas pessoas podem ser mais sensíveis aos suplementos de omega-3 e podem experimentar efeitos colaterais gastrointestinais, como dor de estômago e náusea. Isso pode acontecer mesmo com doses moderadas, especialmente se os suplementos forem tomados com o estômago vazio.

      Lembre-se de que cada pessoa reage de forma diferente aos suplementos, e os efeitos colaterais podem variar. É importante sempre seguir as orientações do rótulo do suplemento e, se você tiver dúvidas ou preocupações, discuti-las com um profissional de saúde. Se você está tomando o omega-3 para tratar uma condição específica, como endometriose, é importante conversar com seu médico sobre a melhor abordagem para o seu caso.

      Se você está experimentando dor de estômago e náusea após tomar o suplemento de omega-3, aqui estão algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas:

      Tome com alimentos: Experimente tomar o suplemento de omega-3 com uma refeição, preferencialmente uma refeição que contenha alguma quantidade de gordura. Isso pode ajudar a reduzir a irritação do estômago.

      Divida a dose: Em vez de tomar 3 cápsulas de uma vez, você pode considerar dividir a dose ao longo do dia. Isso pode reduzir a carga no estômago.

      Espero ter ajudado! ♥

  2. Cecília Maria Luizon Rutis Lazarin Hoffmann

    Boa noite
    Estou tomando ômega 3 há uma semana, e de uns três dias p cá, estou sentindo firmigamento nas pontas dos dedos
    Pode ser do ômega 3?

    1. Boa tarde!

      O formigamento nas pontas dos dedos é um sintoma que pode ter várias causas, e não é necessariamente atribuível diretamente ao ômega-3. No entanto, algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais ao tomar suplementos de ômega-3, embora esses efeitos colaterais geralmente não incluam formigamento nas mãos.

      Se você suspeita que o ômega-3 possa estar relacionado ao formigamento, considere as seguintes possibilidades: Reação alérgica, Interferência com a coagulação sanguínea ou Outras causas.

      Se o formigamento persistir ou piorar, recomenda-se que você entre em contato com um médico para uma avaliação adequada. O médico poderá realizar exames e determinar a causa subjacente do formigamento e se está relacionado ao uso do ômega-3 ou a outra condição médica.

    1. Boa tarde!

      O ômega 3 é contraindicado para pessoas alérgicas a peixe e crustáceos, pois é extraído do animal, em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, e pessoas com prótese cardíaca. Recomendamos o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação nesses casos.

    1. Boa tarde!

      Cada pessoa pode reagir de maneira diferente a suplementos, e pode haver algumas razões pelas quais você está experimentando dores de cabeça após começar a tomar esse ômega-3 em particular, como sensibilidade Individual, interação com outros medicamentos, dosagem, entre outros…

      Se as dores de cabeça persistirem ou se tornarem incômodas, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde. Eles poderão avaliar sua situação específica, considerar sua história médica e fornecer conselhos personalizados.

    1. Oi Deborah, tudo bem?

      Sim, o consumo de ômega-3 pode ocasionalmente resultar em fezes com uma coloração verde. O ômega-3 é um tipo de ácido graxo encontrado em alimentos como peixes gordurosos, sementes de linhaça, nozes e óleo de peixe.

      A cor das fezes pode variar dependendo dos alimentos consumidos e da absorção de pigmentos alimentares pelo sistema digestivo. O consumo de ômega-3, especialmente em doses mais elevadas, pode alterar a cor das fezes, tornando-as verdes. Isso ocorre devido à quebra dos pigmentos presentes nos alimentos, como a clorofila.

      No entanto, é importante mencionar que fezes verdes também podem ser causadas por outros fatores, como a ingestão de alimentos verdes, a velocidade de trânsito intestinal ou outras condições de saúde. Portanto, se você notar uma alteração significativa na cor ou consistência das fezes ou tiver preocupações sobre sua saúde digestiva, é recomendado buscar orientação médica para uma avaliação adequada.

    1. Oi Ana, tudo bem?

      Isso pode estar relacionado com o consumo em excesso.
      Busque por orientação médica para identificar o problema e para a recomendação de uma dosagem adequada para você, ele poderá identificar se realmente trata-se de consumo do ômega 3. 😉

    1. Ana,

      Não é comum que o ômega 3 cause dor nas pernas como um efeito colateral. Na verdade, o ômega 3 é conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias e pode até ajudar a reduzir a inflamação nas articulações e músculos, aliviando a dor em algumas pessoas.

      No entanto, é importante lembrar que cada pessoa pode reagir de maneira diferente aos suplementos, e algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais leves ao tomar ômega 3. Esses efeitos colaterais são geralmente leves e incluem desconforto gastrointestinal, como náuseas, diarreia ou indigestão.

      Se você estiver experimentando dor nas pernas após iniciar a suplementação de ômega 3, é recomendado consultar um profissional de saúde, como um médico ou farmacêutico. Eles poderão avaliar sua situação específica, considerar outros fatores que possam estar contribuindo para a dor e fornecer orientações adequadas.

      É importante lembrar que a dor nas pernas pode ter várias causas, desde lesões musculares e articulares até problemas circulatórios. Se a dor persistir ou piorar, é especialmente importante procurar avaliação médica para determinar a causa subjacente e receber o tratamento adequado.

    1. Oi Marli, tudo bem?

      O Omega 3 não causa dores musculares, na verdade ele pode ajudar em dores e inflamações porque age como anti-inflamatório no organismo!
      Orientamos que você procure ajuda médica para investigar a real causa dessas dores e o melhor tratamento para o seu problema, combinado?

      Até mais 👋🤩

      1. Boa tarde!

        A suplementação de ômega-3 geralmente não é conhecida por causar dor muscular como efeito colateral. De fato, o ômega-3 é frequentemente utilizado para ajudar na redução da inflamação e pode ser benéfico para a saúde muscular e articular em algumas situações.

        No entanto, é importante considerar que as dores musculares podem ter várias causas, incluindo exercício físico intenso, lesões musculares, tensão muscular, fadiga e outros fatores. Se você começou a sentir dor muscular após iniciar a suplementação de ômega-3, é possível que a dor seja resultado de outros fatores ou que haja alguma coincidência.

        Para determinar a causa da dor muscular, é recomendável consultar um profissional de saúde, como um médico ou fisioterapeuta. Eles podem avaliar sua situação individual, realizar exames se necessário e fornecer orientações adequadas para o alívio da dor muscular.

    1. Delfina, tudo bem?

      O Omega 3 não deve ter esse tipo de efeito na pele, o ideal seria você procurar um médico para entender os reais motivos disso 😉😊

    1. Noemia,

      Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.
      Organismos sensíveis ao nutriente também estão mais sujeitos a apresentar essas reações. Ao sinal de qualquer um desses efeitos, consulte um médico 😉

    1. Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.

      Organismos sensíveis ao nutriente também estão mais sujeitos a apresentar essas reações. Ao sinal de qualquer um desses efeitos, consulte um médico!

    1. Oi Beto,

      Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.

      O ideal é buscar a resposta em uma consulta médica 😊

      Fico à disposição!

    1. Olá Solange,

      Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.

      Organismos sensíveis ao nutriente também estão mais sujeitos a apresentar essas reações. Ao sinal de qualquer um desses efeitos, consulte um médico.

      Espero ter ajudado e fico à disposição! 💜

  3. Estou tomando ômega 3 e estou sentindo a garganta ardendo e parece está muito seca fico constante com uma sensação ruim na garganta, não consigo definir se é azia ou refluxo gostaria xe saber se tem a ver com ômega 3

    1. Oi Selma, como vai?

      O uso excessivo pode causar alguns efeitos colaterais sim.
      Organismos sensíveis ao nutriente também estão mais sujeitos a apresentar essas reações. Ao sinal de qualquer um desses efeitos, pause o consumo e consulte um médico.

      Assim será possível uma melhor avaliação do uso, dosagem, qualidade do produto e outros.
      Mas também pode ser que não tenha nenhuma ligação com o consumo, o melhor a fazer é consultar 😉

      Permanecemos à disposição! bjs! 😘

  4. Bom dia Sonia!
    Tambem notei estas bolinhas no corpo que coçam muito.Será que tem alguma coisa com o Omega? Ainda não achei uma resposta.Obrigada

    1. Oi Regina,

      Na verdade essa não é uma reação do consumo de ômega 3.
      O orientação é que você busque ajuda médica para entender melhor sobre isso.

      Bjs! 😘

    1. Oi Jéssica,

      Normalmente não é uma reação do consumo de Omega3
      Sugerimos que você busque ajuda em consulta médica para entender os reais motivos.

      Bjs! 😘

    1. Bom dia Bernadete, tudo bem?

      Esses sinais e sintomas que você relatou não estão associados ao consumo de ômega 3.
      Oriento que você busque por orientação médica para entender melhor sobre os sintomas.

      Bjs! 😘

  5. ontem comi normalmente e minhas fezes estavam normais, entao comecei a tomar omega 3 da catarinense , tomei 2 comprimidos sendo um depois do almoço e outro a noite e hoje acordei e minhas fezes saiu verde bem escura, pode ser do remedio? Obg espero uma resposta pois fiquei muito nervosa

    1. Olá Maria, como vai?

      Pode ser comum por conta das substâncias que contém no produto, mas oriento que procure diretamente a marca citada e também que comente com o seu médico para avaliação, ok?

      Fico à disposição, bjs! 😘

  6. Boa tarde Sra Dra
    Desculpe estar a tomar o seu tempo mas gostava de um esclarecimento sobre a seguinte questão
    cada vez que como caval ou salmão fico a arrotar todo o dia a cavala ou salmão respetivamente.
    A Exa Sra Dra pode por favor dizer a causa de isto acontecer?
    Tomo medicamento para a Tensão arterial, medicamento para colesterol/trigliceridios e acido acetilsalicílico

    Melhores cumprimentos
    João Araujo

    1. Oi João, tudo bem?

      Não existe uma razão específica para esse quadro que você descreve e não tem relação com seus medicamentos. Algumas pessoas tem maior sensibilidade com alguns alimentos, principalmente peixes, outros frutos do mar, embutidos, etc. O que recomendamos é não consumir o alimentos em jejum e evitar seu consumo junto com grandes quantidades de líquido. Essas dicas podem minimizar o quadro.

      Espero ter ajudado, bjs! 😘

    1. Vanilda, tudo bem?

      O Ômega 3 também é contraindicado para:

      • Pessoas alérgicas a peixe e crustáceos, pois sua matéria-prima é o óleo de peixe;
      • Pessoas com hemofilia (ou outros problemas relacionados à coagulação sanguínea);
      • Pessoas com prótese cardíaca, neste caso o consumo só é recomendado com acompanhamento de um profissional da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − nove =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.