Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Efeitos colaterais e contraindicações do ômega 3

Efeitos colaterais e contraindicações do ômega 3

4 minutos de leitura

Bom para o cérebro e para o coração, será que o suplemento de ômega 3 pode causar algum desconforto? Várias pessoas associam, por exemplo, ômega 3 e diarreia.

Antes de descobrir os fatos, vamos lembrar que o ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, pois a sua conformação química apresenta carbonos com dupla ligação.

É também considerado um nutriente essencial, uma vez que o nosso corpo não consegue produzi-lo e, assim, precisamos obtê-lo através da alimentação ou da suplementação.

Dito isso, se você recebeu a recomendação médica para suplementar esse nutriente, veja a seguir se o ômega 3 tem contraindicações e/ou efeitos colaterais. Acompanhe a leitura!

Qualquer pessoa pode tomar ômega 3?

Sim, a ingestão de ômega 3 é segura e pode ser indicada para pessoas de qualquer idade. O principal ponto de atenção é que as doses mudam a cada idade, então a suplementação deve sempre ser acompanhada por um médico ou um nutricionista.

Assim, todas as pessoas preocupadas em cuidar da saúde cerebral ou da saúde do coração, e que buscam por mais qualidade de vida e mais disposição no seu dia a dia, são candidatas à indicação de ômega 3.

O uso de suplementos de ômega 3 se tornou popular devido aos benefícios que uma ingestão regular promove.

Porém, muitas pessoas não conseguem consumir a quantidade necessária de ômega 3 diariamente de forma natural, e por isso profissionais da saúde orientam o uso do suplemento.

Existem vários tipos de suplementos de ômega 3 disponíveis no mercado, os quais se diferem em origem (óleo de peixe, óleo de sementes, algas, krill) concentração (quantidade de EPA + DHA) e formas de apresentação (cápsula, goma, xarope, pó).

efeitos colaterais do ômega 3

Ômega 3 tem contraindicações?

Por se tratar de um nutriente, não há muitas restrições para o uso do suplemento de ômega 3, mas alguns grupos de pessoas precisam ter mais cuidado.

São eles:

  1. indivíduos com problemas de coagulação;
  2. portadores de hemofilia; 
  3. pessoas com próteses cardíacas;
  4. gestantes e lactantes.

Nesses grupos de pessoas o uso da suplementação deve obrigatoriamente acontecer sob orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Além disso, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios problemas à saúde. Por isso, fique atento na hora de comprar.

Quais são os efeitos colaterais do ômega 3? 

Será que, mesmo não tendo contraindicações para o seu caso, esse nutriente não oferece nenhuma possível reação adversa?

Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.

Organismos sensíveis ao nutriente também estão mais sujeitos a apresentar essas reações. Ao sinal de qualquer um desses efeitos, consulte um médico.

Quer continuar aprendendo sobre nutrição e investir ainda mais em qualidade de vida? Então siga a Vhita no Instagram e acompanhe as novidades pelo site!

Aproveite que está por aqui e veja os 15 benefícios do ômega 3 para a sua saúde!

Quer saber mais?

efeitos colaterais do ômega 3

Referências

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber. Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/omega-3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

4.2/5 - (12 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

94 comentários em “Efeitos colaterais e contraindicações do ômega 3”

    1. Olá Elisabeth,

      O aumento do suor e da sensação de calor que você observou pode estar relacionado ao uso de suplementos de ômega-3, mas também podem ser causados por outros fatores.
      Se você suspeita que o suplemento de ômega-3 pode estar relacionado aos sintomas que você está experimentando, é aconselhável interromper o uso e entrar em contato com um profissional de saúde. Eles podem avaliar sua situação de forma mais detalhada, considerar outros fatores que possam estar contribuindo para esses sintomas e fornecer orientações adequadas. Não hesite em procurar assistência médica para investigar e abordar essa questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.