Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Grávida pode tomar colágeno? Veja os benefícios e os riscos

Grávida pode tomar colágeno? Veja os benefícios e os riscos

colágeno para gestante
4 minutos de leitura

Uma mulher grávida pode tomar colágeno. Seu consumo é seguro e a suplementação de colágeno não apresenta efeitos colaterais como consequência.

Durante a gestação esse suplemento é procurado por mulheres com o objetivo de evitar a flacidez, elasticidade, e também todos os benefícios para a pele, cabelos e unhas.

No entanto, existem diferentes tipos de suplementos de colágeno. O tipo com peptídeos bioativos de colágeno tipo 1 é o recomendado para mulheres que buscam os benefícios para pele descritos acima, auxiliando na prevenção de estrias durante a gestação.

Diferente do suplemento de colágeno hidrolisado comum, que não consegue atuar no corpo de modo específico, os peptídeos bioativos de colágeno tipo 1, vão atuar diretamente na beleza e saúde da pele.

Benefícios do colágeno na gravidez 

Já esclarecemos que uma mulher grávida pode tomar colágeno, mas quais são os benefícios? Os principais benefícios do colágeno para as grávidas são os mesmos que encontramos para todas as mulheres.

Como resultado do consumo regular dos peptídeos bioativos de colágeno temos: 

  1. Diminuição da flacidez e das rugas,
  2. Diminuição do grau da celulite,
  3. Fortalecimento das unhas, 
  4. Mais força e brilho para os cabelos, e
  5. Melhora da hidratação e elasticidade da pele.

Para todos esses benefícios, os estudos realizados, que encontraram esses benefícios, recomendam a suplementação diária de 2,5 g de colágeno, por pelo menos 8 semanas (2 meses).

Riscos de consumir colágeno na gravidez

O único risco de consumir colágeno durante a gravidez é de não obter os resultados desejados, por não consumir o tipo de colágeno certo.

Mas pode ficar tranquila, que além dos estudos não terem encontrado nenhum tipo de efeito colateral, o colágeno não é considerado um agente causador de alergias. A ausência de risco é o motivo pelo qual gestante pode tomar colágeno tranquilamente.

Agora, é importante destacarmos aqui que para você conseguir os efeitos desejados para a saúde e beleza da pele você deve optar por um produto de qualidade, ou seja, ele deve conter a matéria-prima Verisol.

Por que essa matéria-prima Verisol?

O motivo é que o Verisol é a única matéria prima que possui estudos científicos para comprovar os seus resultados. Por essa razão, os nutricionistas e médicos, indicam marcas de suplementos na qual a formulação seja a base do colágeno Verisol. 

Como escolher o melhor suplemento de colágeno para grávidas

1. Verifique se a matéria-prima é Verisol

Primeiramente verifique se o produto é formulado com a matéria-prima Verisol, que são peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1 patenteados por uma empresa Alemã chamada Gelita

2. Quantidade certa por porção 

Em seguida, certifique-se de que o produto contém a quantidade mínima necessária de Verisol por dia, que é de 2,5 gramas por porção. Essa informação deve estar presente no rótulo do produto.

3. Período de suplementação

Lembre-se que os efeitos podem ser percebidos a partir de 8 semanas de consumo diário. Porém é importante você saber também que o tempo de consumo vai depender do seu objetivo, se é para a melhora da pele, cabelos ou unhas.

Dessa maneira, você vai garantir a segurança do suplemento e as maiores chances de ter os melhores resultados com o suplemento!

Do mesmo modo, evite qualquer outro suplemento que fuja dessas recomendações. Além disso, fique de olho no rótulo do suplemento que está em dúvida, pois não basta ser Verisol. 

4. Nutrientes que potencializam a ação do colágeno

Existem ingredientes naturais que podem ser adicionados a fórmula do colágeno e potencializam seus benefícios para a pele. Ácido hialurônico, vitaminas e minerais são alguns exemplos.

Como são naturais, não existem riscos em consumi-los durante a gestação. A suplementação de vitaminas é benéfica pois complementa a dieta para gestante durante um esse período onde as demandas estão aumentadas.

Por fim, com todas essas dicas, você pode ficar tranquila para consumir o seu suplemento de colágeno para a pele e aproveitar ao máximo a sua gravidez sem medo e com uma pele linda!

Quer saber mais?

Referências:

ADDOR, Flávia Alvim Sant’Anna. Influence of a nutritional supplement containing collagen peptides on the properties of the dermis. Surgical & Cosmetic Dermatology, v. 7, n. 2, p. 116-121, 2015.

VHITA. Quais são os riscos do consumo de colágeno?. São Paulo, 24 de novembro de 2020.

VHITA. Qual o melhor tipo de Colágeno: diferenças e para que servem. São Paulo, 26 de novembro de 2020.

1/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.