Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Hábitos saudáveis: Tudo que você precisa saber para manter [GUIA]

Hábitos saudáveis: Tudo que você precisa saber para manter [GUIA]

alimentação saudável
7 minutos de leitura

Estamos em uma geração cada vez mais preocupada com a saúde, e manter hábitos saudáveis tem sido uma das suas prioridades.

Todos nós sabemos que uma rotina saudável é crucial para prevenir e tratar doenças crônicas, como diabetes, obesidade, depressão e ansiedade.

Bem como para obter uma melhor qualidade de vida, bem-estar e longevidade.

Mas, quais hábitos são considerados – de fato – saudáveis e como mantê-los? É sobre isso que vamos falar neste material.

Continue a sua leitura para conferir!

O que são hábitos saudáveis?

Os hábitos saudáveis tratam-se de práticas e atitudes recorrentes que contribuem para a manutenção da saúde e do bem-estar físico e mental.

Em síntese, é possível afirmar que os hábitos saudáveis são um conjunto de ações que objetivam o equilíbrio entre corpo-mente-espírito, e não apenas a ausência de doenças.

Dessa forma, eles vão além de apenas manter uma alimentação equilibrada e de praticar exercício físico regularmente, por exemplo.

Quais são os principais hábitos saudáveis?

Confira a seguir os principais hábitos saudáveis que você deve inserir em sua rotina para uma melhor qualidade de vida:

1 – Alimentação equilibrada

Sem dúvidas, a alimentação equilibrada é o grande pilar dos hábitos saudáveis. Afinal, o nosso corpo precisa de uma gama de nutrientes para funcionar de forma adequada, os quais são obtidos dos alimentos.

Neste sentido, é muito importante manter um consumo adequado de alimentos saudáveis, como vegetais, grãos integrais, frutas, proteínas e gorduras boas.

Da mesma maneira, deve-se reduzir a frequência de alimentos ricos em açúcar, gorduras trans e saturadas, sódio e aditivos artificiais.

No entanto, em uma rotina corrida ou em casos de consumo insuficiente de alguns alimentos, a suplementação de nutrientes se faz necessária, como acontece com o ômega 3.

Isso porque, muitos brasileiros não têm o hábito ou não gostam de comer os alimentos fontes deste nutriente (ex: peixes, sementes e oleaginosas) diariamente.

2 – Exercício físico

Você já ouviu falar que o nosso corpo não foi feito para ficar parado? Pois bem! A prática regular de exercício físico é fundamental para nos manter em movimento.

O que é importante para a produção de hormônios, manutenção da saúde cardíaca, regeneração celular, melhor qualidade do sono, envelhecimento saudável e melhora das funções cognitivas, como atenção, foco, raciocínio e concentração.

3 – Ingestão de água adequada

Sem água, a sobrevivência humana não seria possível. Visto que ela é importante para todas as reações metabólicas que ocorrem em nosso organismo.

No geral, é recomendado o consumo de 2 litros de água por dia. Mas algumas pessoas podem precisar de uma ingestão maior.

Para descobrir quanto de água você deve beber por dia, basta fazer o seguinte cálculo: multiplique 35 pelo seu peso atual.

Exemplo: caso o seu peso seja 70 kg, a quantidade de água que você deve por dia é de 2450 ml, o que equivale a 2,5 litros.

4 – Não pular refeições

Apesar de parecer inofensiva, a prática de pular refeições é bastante inapropriada para manter hábitos saudáveis.

Isso porque, ao pular refeições, a fome passa a ser maior na hora de comer, fazendo você comer além do que deveria.

Por isso, é importante evitar intervalos longos entre as refeições.

5 – Ter uma rotina de autocuidado

A rotina de autocuidado é primordial para promover um melhor bem-estar físico e mental e aliviar as sensações de desgastes.

Neste sentido, você pode começar a inserir algumas práticas de autocuidado em seu dia a dia, como:

  • Meditação;
  • Skincare;
  • Tirar alguns dias para ter mais contato com a natureza;
  • Regular o uso de redes sociais;
  • Ler mais;
  • Evitar o tabagismo e o alcoolismo;
  • Aproveitar a companhia de pessoas queridas;
  • Começar o dia com músicas relaxantes;
  • Fazer higiene do sono.

6 – Ter um sono reparador

Ter um sono reparador é de extrema importância para acordarmos com disposição e energia, sem apresentar sonolência e fadiga ao longo do dia.

Além disso, a má qualidade do sono é um dos motivos para o maior risco de obesidade, depressão, estresse, ansiedade e diabetes.

Alguns estudos têm demonstrado que, para ter uma boa qualidade do sono, o ideal é ir para a cama entre 22h e 23:30h.

Sendo também importante manter uma higiene do sono para garantir uma noite tranquila e sem acordares noturnos.

7 – Fazer exames de sangue regulares

Os exames de sangue de rotina são partes importantes para garantir a manutenção da saúde.

Uma vez que eles são formas de regular se há ou não o desenvolvimento de doenças.

Com isso, é possível descobrir enfermidades com antecedência, aumentando as chances de cura ou de eficácia do tratamento.

Portanto, não deixe para ir ao médico apenas quando estiver doente. Sendo ideal fazer exames de sangue pelo menos 1 vez ao ano ou de 6 em 6 meses, a depender do caso.

Como manter hábitos saudáveis?

Manter hábitos saudáveis costuma ser um grande desafio para a maioria das pessoas.

Afinal, nem sempre somos ensinados a ter bons hábitos na infância, tornando ainda mais difícil mantê-los na vida adulta.

De modo geral, os hábitos, sejam eles quais forem, são formados a partir de práticas diárias.

Ou seja, é preciso realizar a mesma coisa todos os dias para que os hábitos sejam inseridos na rotina.

Sendo assim, para manter hábitos saudáveis, é preciso começar a fazer a mesma ação diariamente, como, por exemplo, comer frutas e vegetais todos os dias.

De acordo com alguns estudos, é preciso realizar as mesmas ações diariamente por pelo menos três semanas para que elas se tornem um hábito. Mas este tempo pode variar de pessoa para pessoa.

Por isso, é preciso persistência, paciência e dedicação para que os hábitos saudáveis se tornem “automáticos” em sua rotina.

O mais importante: não queira começar tudo de uma vez porque será muito difícil – ou até mesmo impossível – mantê-los. Portanto, comece aos poucos, fazendo uma coisa de cada vez.

Por exemplo, primeiro comece a se alimentar melhor e, depois que esta prática se tornar comum em sua rotina, dê o próximo passo. E siga assim sucessivamente.

Quer saber mais?

Referências

ALVES, G. M.; CUNHA, T. C. O. A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v. 10, n. 27, p. 46-62, 2020.

BRITO, J. P. S. Benefícios das propriedades físicas da água para o corpo humano. Research, Society and Development, v. 9, n.10, p. 1-9, 2020

CORREA, A. R. et al. EXERCÍCIO FÍSICOE OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO. Revista Faculdades do Saber, v. 07, n. 14, p. 1072-1078, 2022. 

MARQUES, A. P. O. et al. Promoção de hábitos saudáveis com idosos diabéticos: utilização de grupos operativos como intervenção terapêutica. Anais do II Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares sobre Envelhecimento – Reprinte 2018, v. 16, n. 1, p. 25-29, 2019.

5/5 - (1 voto(s))

Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e pós graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS).

Experiência acadêmica em pesquisa científica e produção de conteúdos com embasamento científico. Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 3 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.