Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Magnésio L-Treonato: O que é e para que serve?

Magnésio L-Treonato: O que é e para que serve?

suplemento de magnésio em cápsula
7 minutos de leitura

O magnésio l-treonato é um suplemento nutricional no qual há a combinação do magnésio com o ácido treônico, derivado da vitamina C. Dessa maneira, ele consegue ser melhor absorvido pelo corpo.

De modo geral, o magnésio é um mineral de extrema importância para a sobrevivência humana. Uma vez que ele desempenha papel importante em todos os processos metabólicos que acontecem no organismo.

Em razão disso, o magnésio l-treonato serve para:

  • favorecer o relaxamento dos músculos;
  • melhorar o desempenho físico;
  • contração muscular;
  • aumentar a disposição;
  • reduzir dores;
  • dentre outras funções.

Confira a seguir mais detalhes sobre o que é o magnésio l-treonato e para que serve no dia a dia!

Por que o magnésio l-treonato é eficaz?

O suplemento de magnésio l-treonato é uma ótima alternativa para quando a ingestão alimentar está insuficiente ou quando há deficiência do mineral no organismo.

No entanto, para que o magnésio seja bem aproveitado pelo corpo, é necessário que ele esteja ligado a algum outro elemento. No caso desse composto, ele está combinado ao aminoácido l-treonato.

Em resumo, o l-treonato é um aminoácido metabólito da vitamina C. Por isso, ele é muito utilizado para fazer a proteção de minerais. Visto que ele tem as mesmas propriedades dessa vitamina.

Por conseguinte, quando o l-treonato se liga ao magnésio, ocorre uma quelação entre esses dois elementos. Com isso, o mineral passa a ter uma melhor biodisponibilidade, já que estará “protegido”. Chegando, então, em doses adequadas na corrente sanguínea.

Benefícios do magnésio l-treonato

Atualmente, a ciência já realizou muitos estudos para avaliar os efeitos do magnésio no organismo. Por isso, os seus benefícios são evidentes. Logo abaixo, você vai conhecer alguns deles!

mulher lendo sentada na cama

Melhora a memória e concentração

Uma das principais funções do magnésio l-treonato é atuar nas sinapses nervosas dos neurônios. Desse modo, ele é um dos responsáveis pela modulação das funções cognitivas.

Visto que, ao ter níveis adequados de magnésio no corpo, é possível se beneficiar da melhora da memória, concentração, aprendizagem e raciocínio.

Alivia a enxaqueca

O magnésio age como um relaxante muscular. Por isso, ele é bastante eficaz para minimizar os sintomas da enxaqueca. Inclusive, é um ótimo suplemento para reduzir os efeitos da TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Reduz o estresse e ansiedade

Como o magnésio l-treonato é bem absorvido e aproveitado pelo corpo, ele também é capaz de melhorar as conexões nervosas e o funcionamento do cérebro.

Com isso, ele pode diminuir o estresse e a ansiedade. Sendo um excelente coadjuvante para o manejo desses transtornos.

Diminui dores

Se você sofre de dores musculares ou articulares constantes, também pode se beneficiar com o magnésio l-treonato. Isso se dá porque ele favorece o relaxamento dos músculos e articulações. Reduzindo, então, as dores locais.

Melhora a qualidade do sono

O magnésio l-treonato melhora a atuação da melatonina, hormônio responsável pela sinalização do sono e pela regulação do ciclo circadiano.

Além disso, o mineral também age na redução do hormônio cortisol, que está diretamente ligado ao estresse. Consequentemente, com magnésio a qualidade do sono pode melhorar!

Previne osteoporose

Muito se engana quem pensa que apenas o cálcio previne osteoporose! Embora algumas pessoas não saibam, o magnésio é um nutriente fundamental para a boa absorção e atuação do cálcio.

Além disso, ele também atua na fixação do cálcio nos ossos. Por essa razão, ambos os nutrientes devem estar em níveis adequados no corpo para prevenir e tratar as doenças ósseas.

Melhora a disposição diária

O magnésio l-treonato atua na produção energética, sendo importante para que o corpo tenha uma boa quantia de energia. O que faz as pessoas se sentirem mais dispostas e ativas.

Previne o Alzheimer

Como o magnésio age no sistema nervoso central, ele também é importante para manter o bom funcionamento neural. Por isso, o magnésio l-treonato é eficaz para prevenir o Alzheimer e as demais doenças neurológicas.

Alivia os sintomas da menopausa

O magnésio é um dos principais responsáveis pela ativação da vitamina D, a qual atua na produção de hormônios como o estrogênio.

Durante a menopausa, há uma queda na liberação deste hormônio. O que resulta nos sintomas desagradáveis que muitas mulheres sentem, como:

  • ondas de calor;
  • cansaço;
  • alterações vaginais;
  • irritabilidade; 
  • suores noturnos; e
  • insônia.

Basicamente, o magnésio l-treonato é um ótimo suplemento para minimizar esses sintomas. Já que ele fornece boas quantidades do mineral para o corpo.

Regula a pressão arterial

Um outro benefício do magnésio l-treonato é regular a pressão arterial. Isso se dá pelo fato de que ele é um antagonista do cálcio. Dessa forma, ele ajuda a modular o fluxo sanguíneo e o tônus vascular.

Melhora a digestão e alivia a azia

Por fim, mas não menos importante, o magnésio l-treonato também é um excelente composto para a melhora da digestão e o alívio da azia. Isso porque, o mineral fortalece o sistema digestivo e regula a produção de ácido no estômago.

Como tomar o magnésio l-treonato?

No geral, o mais indicado é tomar o magnésio l-treonato pela manhã, mas junto a uma refeição. Já que ele pode ter um melhor aproveitamento ao longo do dia. Mas, isso pode variar de caso para caso!

Quanto à dose diária, a recomendação deve ser dada por um médico ou nutricionista, variando de 200 a 350 mg. Por isso, consulte um especialista da sua confiança.

mulher idosa consumindo uma cápsula de suplemento

Quem pode tomar o magnésio l-treonato?

  • Idosos para a redução de dores e/ou prevenção e tratamento de osteoporose e Alzheimer;
  • Mulheres para aliviar a cólica e os demais sintomas da TPM;
  • Pessoas que desejam melhorar as funções cognitivas;
  • Praticantes de exercício físico e/ou atletas para a melhora do desempenho físico;
  • Indivíduos que sofrem de depressão, ansiedade, insônia e estresse.

Quem não pode tomar?

O magnésio l-treonato é contra-indicado para pessoas com problemas renais e/ou cardíacos. Já gestantes, crianças e lactantes devem fazer o uso somente com recomendação médica!

Efeitos colaterais do magnésio l-treonato

Apesar do magnésio l-treonato possuir diversos benefícios para a saúde, o uso exacerbado do suplemento pode provocar efeitos colaterais.

Porém, é importante lembrar que esses sintomas só ocorrem quando o magnésio é consumido acima das dosagens recomendadas.

Os sinais de efeitos colaterais são:

  • alteração nos batimentos cardíacos;
  • queda na pressão arterial;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • fraqueza.

Quer saber mais?

Referências

AMORIM, A. G.; TIRAPEGUI, J. Aspectos atuais da relação entre exercício físico, estresse oxidativo e magnésio. Revista de Nutrição. v. 21, n. 5, p. 563-575, 2008.

GROBER, U.; SCHMIDT, J.; KISTERS, K. Magnesium in Prevention and Therapy. Nutrients. v. 7, p. 8199-8226, 2015.

GUERERA, M. P.; VOLPE, S. L.; MAO, J. J. Therapeutic Uses of Magnesium. American Family Physician. v. 80, n. 2, p. 157-162, 2009.

SEVERO, J. S. et al. Aspectos Metabólicos e Nutricionais do Magnésio. Nutrición Clínica Y Dietética Hospitalaria. v. 35, n. 2, p. 67-74, 2015.

3.7/5 - (22 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

6 comentários em “Magnésio L-Treonato: O que é e para que serve?”

  1. Bem, eu estava lendo sobre o l-treonato, fui lendo, fui lendo e depois aparece um outro produto: O Quelato Duo. E então? Qual o produto? É o quelato duo? Não tem nada no rótulo, falando do treonato? Se eu quiser adquirir o produto estou na dúvida. Explica isso ai pessoal.

    1. Oii José,

      A postagem é sobre o Magnésio L-treonato e a intenção é passar informação sobre ele, mas aqui na Vhita ainda não temos ele em nosso catálogo, trabalhamos atualmente somente com o Magnésio quelato duo, formulado com Magnésio Bisglicinato (255mg) + Dimagnésio malato (45mg) , junto com a vitamina B6 (1,3mg) para potencializar a absorção.
      Se tiver dúvidas sobre ele, ficamos à disposição!

  2. Acredito que seja ótimo p saúde mas, infelizmente não confio que vem as quantidades necessárias nesses comprimidos ou cápsulas. Infelizmente muitos só visam o lucro.

    1. Angélica,

      O Magnésio é contraindicado para alguns casos, como:

      Junto ao uso de medicamento das classes de bisfosfonatos, antibióticos, diuréticos e inibidores da bomba de prótons;
      Para menores de 19 anos;
      Para gestantes e Lactantes;
      Para pacientes com insuficiência renal grave.

      Orientamos que o consumo seja realizado somente após a liberação de um médico ou nutricionista 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × dois =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.