Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual o melhor colágeno para articulações?

Qual o melhor colágeno para articulações?

Mlher adulta se alongando
3 minutos de leitura

Existem mais de 25 tipos de colágeno produzidos pelo corpo humano. Cada um atua de forma independente ou conjunta para desempenhar diferentes funções.  Entretanto, há regiões em que se encontra um tipo de colágeno predominante.

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. 

O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido. Além de evitar e auxiliar na diminuição da dor envolvendo o desgaste das articulações.

Como suplementos de colágeno funcionam nas articulações?

Os suplementos de colágeno tipo 2 geralmente são encontrados nas formas de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado ou colágeno não desnaturado.

Os peptídeos bioativos de colágeno são rapidamente absorvidos pelo metabolismo e são usados para estimular a produção de colágeno natural.

Já a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 atua no sistema imunológico (responsável pela defesa do organismo). E sua atuação envolve o controle da ação de enzimas responsáveis por destruírem o colágeno natural presente na cartilagem. 

Vários estudos científicos analisaram os efeitos da suplementação com colágeno tipo 2 para a saúde articular. Os estudos mostram efeitos positivos na efetividade do colágeno para redução das inflamações e dores nas articulações.

Portanto, não é à toa que o colágeno tipo 2 é recomendado para a prevenção e tratamento de doenças que acometem as articulações.

conheça um colágeno tipo 2 de qualidade

O que deve ter no melhor colágeno para articulações?

Bons suplementos de colágeno para as articulações podem ter 3 composições diferentes: 

  1. Apenas com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado. 
  2. Apenas a proteína não desnaturada de colágeno tipo 2. 
  3. Combinação dessas duas matérias-primas.

O colágeno tipo 2 tem uma ação específica nestas áreas do corpo. Portanto é um suplemento desenvolvido especialmente para evitar danos (degeneração) das cartilagens e possíveis lesões e inflamações, que podem causar muita dor.

Quem pode tomar o colágeno tipo 2?

De modo geral, o suplemento pode ser tomado por pessoas de todas as idades. Desde praticantes de exercícios físicos mais intensos até para quem sofre com algum tipo de problemas ortopédicos ou doenças articulares.

Vale lembrar, no entanto, que o suplemento de colágeno tipo 2 é de origem animal. Por esse motivo, não é indicado para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana.

Quer saber mais?

Referências:

BRUYÈRE, Olivier et al. Effect of collagen hydrolysate in articular pain: A 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complementary therapies in medicine, v. 20, n. 3, p. 124-130, 2012.

KUMAR, Suresh et al. A double‐blind, placebo‐controlled, randomised, clinical study on the effectiveness of collagen peptide on osteoarthritis. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 95, n. 4, p. 702-707, 2015.

BELLO, Alfonso E.; OESSER, Steffen. Collagen hydrolysate for the treatment of osteoarthritis and other joint disorders: a review of the literature. Current medical research and opinion, v. 22, n. 11, p. 2221-2232, 2006.

ZDZIEBLIK, Denise et al. Improvement of activity-related knee joint discomfort following supplementation of specific collagen peptides. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, v. 42, n. 6, p. 588-595, 2017.

4.3/5 - (13 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 4 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.