Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Saiba quais são os diferentes nomes da vitamina D

Saiba quais são os diferentes nomes da vitamina D

Nomes de vitamina D
3 minutos de leitura

A Vitamina D tem diferentes formas e cada uma delas recebe um nome químico diferente. Os diversos nomes de vitamina D podem causar confusão na hora de conseguir mais informações sobre o nutriente ou escolher qual suplemento comprar.

De forma resumida, o calciferol é o nome genérico da vitamina D, podendo se referir tanto a vitamina D2 quanto a vitamina D3. O ergocalciferol (Vitamina D2) e o colecalciferol (Vitamin. D3) são os dois tipos de vitamina D encontrados na forma nos alimentos e suplementos. 

O colecalciferol é o suplemento mais recomendado para combater a deficiência. Após ser absorvido, ele passa pela forma de calcidiol. A forma final da vitamina D no organismo é o calcitriol, a responsável por promover os benefícios do nutriente no nosso corpo.

Os cinco nomes da Vitamina D:

1. Calciferol

Esse é o nome atribuído à vitamina D em sua forma química, considerada um nome genérico tanto para a vitamina D2 quanto para a vitamina D3. O calciferol se trata de um produto da vitamina D, após passar pelo processo de digestão em nosso organismo. 

Você não encontrará nenhum tipo de exame sanguíneo, medicamento ou suplemento com esse nome.

2. Ergocalciferol

É a vitamina D de origem vegetal, e é também o nome da vitamina D2, que é uma das duas formas existentes do suplemento de vitamina D. 

Antigamente, acreditava-se que essa forma do suplemento de vitamina D não tinha diferença para a outra, que é o colecalciferol (vitamina D3), que vamos falar no próximo tópico. Mas com o avanço dos estudos, descobrimos que o ergocalciferol é a forma menos eficiente do suplemento. 

Portanto, caso sua busca seja por um suplemento, evite o ergocalciferol, pois ele não é considerado o melhor para a melhora das concentrações de vitamina D no organismo. Mas caso você seja vegetariano ou vegano, é uma boa opção, já que é de origem vegetal.

3. Colecalciferol 

O colecalciferol é a forma encontrada em fontes de vitamina D de origem animal, e esse é o nome da vitamina D3, a outra forma encontrada da suplementação de vitamina D.

Um suplemento de vitamina D composto por colecalciferol (vitamina D3) vai ser mais eficiente que um suplemento de vitamina D com ergocalciferol (vitamina D2). Isto porque ele consegue, de forma mais eficiente que o ergocalciferol, aumentar a concentração de vitamina D no sangue (25-hidroxivitamina d).

4. Calcidiol 

O calcidiol é representado pela nomenclatura química 25-hidroxivitamina D ou 25-(OH)D. E diferente das demais, essa é a forma de vitamina D presente no organismo depois de passar pela absorção e ir para o sangue. Também não é vendida como suplemento ou medicamento.

5. Calcitriol

Representada pela nomenclatura química 1,25-dii-hidroxivitamina D ou 1,25 (OH)2D, é a forma funcional do nutriente, sua composição final, é a responsável pelos benefícios da vitamina D no organismo.

O calcitriol não é vendido como suplemento, apenas como medicamento. Porém a suplementação, principalmente com um suplemento à base de colecalciferol, é capaz de estimular a produção do organismo de calcitriol.

Mas atenção, caso você opte por consumir diretamente o calcitriol, é necessário orientação e prescrição médica para evitar possíveis efeitos prejudiciais à saúde devido o consumo excessivo de vitamina D.

Quer saber mais?

Referência:

ZHU, Gui-Dong; OKAMURA, William H. Synthesis of vitamin D (calciferol). Chemical reviews, v. 95, n. 6, p. 1877-1952, 1995.

HOUGHTON, Lisa A.; VIETH, Reinhold. The case against ergocalciferol (vitamin D2) as a vitamin supplement. The American journal of clinical nutrition, v. 84, n. 4, p. 694-697, 2006.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 4 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.