Qual o melhor ômega 3 para depressão e ansiedade?

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Qual o melhor ômega 3 para depressão e ansiedade?

Alguns detalhes devem ser sempre observados com cuidado antes de decidir por qual suplemento de ômega 3 tomar para ajudar tanto na prevenção como no tratamento da depressão e ansiedade.

Afinal, um ômega 3 de baixa qualidade pode prejudicar ao invés de te ajudar a cuidar da saúde.

Veja, a seguir,  porque o ômega 3 é um importante aliado contra a  depressão e ansiedade, como tomar e como escolher o melhor ômega 3 para sua saúde mental: 

Por que tomar ômega 3 para tratar depressão e ansiedade?

Há muitos anos, o ômega 3 tem sido estudado no auxílio do tratamento de doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade devido aos seus mecanismos de ação no nosso corpo.

Esses estudos mostram que dietas ricas em ômega 3 é um potencial auxiliador no tratamento da depressão e ansiedade, independentemente se o consumo do nutriente é através de alimentos ou suplementos.

Uma meta-análise de 2019 que avaliou estudos realizados entre 1980 e 2019, mostrou que pessoas com quadros depressivos apresentavam baixas concentrações de ômega 3 no sangue, porque não consumiam quantidades adequadas de ômega 3 diariamente.

E também foi revelado que o EPA e o DHA (tipos de ômega 3) são muito eficazes na prevenção da depressão e da ansiedade, e no auxílio ao tratamento dessas doenças devido ao seu efeito anti-inflamatório, inclusive para o cérebro.

Além disso, o ômega 3 também atua no cérebro de outras formas, como é o caso da bainha de mielina, que atua como uma capa de revestimento do neurônio, permitindo uma melhor e mais rápida comunicação entre eles.

Estudos apontam também que o ômega 3 estimula uma maior produção do hormônio de crescimento do cérebro (BDNF), auxiliando na prevenção da destruição das células cerebrais.

Não somente, o ômega 3 auxilia na produção de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar.

Infelizmente,  a dieta ocidental não tem como hábito o consumo de peixes dentro das recomendações feitas pelos órgãos internacionais de saúde (duas a três porções de peixes gordurosos semanais).

Por isso que a suplementação do ômega 3 se mostra uma alternativa eficaz, ajudando a manter os bons níveis do nutriente no sangue e também auxiliando na prevenção da ansiedade e da depressão.

Como escolher o melhor ômega 3 para tratar depressão e ansiedade?

Seja para prevenção ou para auxílio no tratamento, a escolha de um ômega 3 de qualidade é imprescindível.

Veja 4 dicas simples para te ajudar a escolher o melhor ômega 3 para tratar a depressão e ansiedade:

1- Concentração de EPA e DHA adequada para depressão e ansiedade

Um suplemento de ômega 3 de qualidade precisa conter uma alta concentração de EPA e DHA por cápsula, entregando uma dose diária de 1200 mg (recomendada por órgãos de saúde) na menor quantidade de cápsulas possível (até duas);

2. Presença de Vitamina E

Um bom suplemento de ômega 3 também tem vitamina E em sua composição, pois ela ajuda a evitar a formação de radicais livres;

3. Selo IFOS

Outro fator a ser observado é que um bom suplemento de ômega 3 contém o selo IFOS, uma certificação internacional comprovando que o produto é livre de metais pesados, como o mercúrio, por exemplo;

4. Embalagem segura

E não menos importante, mas um suplemento de ômega 3 de qualidade deve vir em embalagem opaca, protegendo da luminosidade e mantendo a qualidade da cápsula intacta.

Fica a dica: Bons suplementos de ômega 3 podem ser encontrados por valores na faixa de R$ 100,00.

Como tomar o melhor ômega 3 para ajudar a tratar depressão e ansiedade?

Depois de escolher um bom suplemento, o próximo passo é a implementação da rotina para tomar o ômega 3 todos os dias. 

Para a  prevenção e  tratamento de quadros depressivos e ansiosos,  a recomendação do consumo do suplemento de ômega 3 é de 1200 mg diário, com média de 750 mg de EPA e 500 mg de DHA.

Bons suplementos de ômega 3 conseguem oferecer essa quantidade em 2 cápsulas. Logo, para tratar depressão e ansiedade é preciso tomar 2 cápsulas de ômega 3 ao dia por no mínimo 12 semanas (3 meses).

Para casos de depressão e ansiedade de maior grau e intensidade, doses de até 4000 mg diários do suplemento de ômega 3 podem ser recomendadas pelo médico.

Mas no caso de prevenção, a dose de 1200 mg diária, recomendada pelos órgãos de saúde, já se mostra suficiente.

Qual o melhor horário para tomar ômega 3 para depressão?

Apesar do grande número de estudos, não existe uma afirmação sobre um horário ideal para o consumo do suplemento de ômega 3.

Mas, como o consumo do suplemento pode causar, em alguns casos, refluxos e deixar um sabor residual de peixe. Por isso, a recomendação é de que se consuma o suplemento seguido das refeições.

Dessa forma a absorção de diversos nutrientes durante a refeição ajudará a aliviar esses desconfortos gástricos em relação ao refluxo e também a mascarar o gosto residual do peixe.

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Referências:

Ta-Wei Guu, et al. A multi-national, multi-disciplinary Delphi consensus study on using omega-3 polyunsaturated fatty acids (n-3 PUFAs) for the treatment of major depressive disorder. 15 de março de 2020. PubMed. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32090746/> Acessado em 31/07/2020;

Aiguo Wu Zhe Ying. Dietary omega-3 fatty acids normalize BDNF levels, reduce oxidative damage, and counteract learning disability after traumatic brain injury in rats. 21 de outubro de 2004. PubMed. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15672635/> Acessado em 03/08/2020;

Vhita. Ômega 3 e depressão: qual é a relação?. 28 de maio de 2019. Blog Vhita. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/omega-3-e-depressao/> Acessado em 03/08/2020;

Vhita. Como escolher o melhor ômega 3 do mercado | Veja dicas. 27 de março de 2019. Blog Vhita. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/melhor-omega-3-do-mercado/> Acessado em 03/08/2020;

Vhita. Campanha Setembro Amarelo e Transtornos Mentais. 28 de julho de 2020. Blog Vhita. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/campanha-setembro-amarelo/> Acessado em 03/08/2020.

 
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