Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 seca barriga? Como o ômega 3 pode ajudar a controlar o peso?

Ômega 3 seca barriga? Como o ômega 3 pode ajudar a controlar o peso?

seca barriga
2 minutos de leitura

A suplementação com ômega 3 não ajuda diretamente na perda de peso ou, no termo popular, “secar a barriga”, que seria a perda de peso junto com a redução da gordura localizada na região do abdômen. 

Então, o ômega 3 não seca barriga. Para perder peso, o princípio básico de consumir menos calorias do que gastamos precisa ser seguido. Esse processo deve ser iniciado por mudanças no estilo de vida, com hábitos mais saudáveis.

O ômega 3 pode estar incluído nesses hábitos saudáveis, junto com uma melhor alimentação e prática de exercícios físicos.  

Como perder peso suplementando ômega 3?

Quando comparamos dois grupos, um que faz dieta e suplementação ômega 3 e outro que apenas faz dieta, não existe diferença entre o peso perdido em ambos os grupos. 

No entanto, se a prática de exercício físico for incluída nessa equação, os estudos mostram que a suplementação com ômega 3 melhora o desempenho na atividade física, o que pode, indiretamente, contribuir para maior perda de peso. É nessa estratégia que podemos tomar ômega 3 para emagrecer.

Essa melhora do desempenho é interessante para quem busca emagrecer e ganhar massa muscular. Já que a melhora do desempenho pode potencializar o ganho de massa muscular e perda de gordura corporal. 

Os benefícios do ômega 3 para a saúde são diversos. No entanto, a perda de peso parece não ser um efeito direto da suplementação. Porém, existem benefícios secundários do consumo de ômega 3, principalmente para quem realiza dieta e exercícios. 

Quer saber mais?

Referências

MUNRO, Irene A.; GARG, Manohar L. Dietary supplementation with long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids and weight loss in obese adults. Obesity research & clinical practice, v. 7, n. 3, p. e173-e181, 2013.

PHILPOTT, Jordan David et al. Influence of fish oil-derived n-3 fatty acid supplementation on changes in body composition and muscle strength during short-term weight loss in resistance-trained men. Frontiers in nutrition, v. 6, p. 102, 2019.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

4 comentários em “Ômega 3 seca barriga? Como o ômega 3 pode ajudar a controlar o peso?”

  1. Esclarecimento direto sobre o ômega 3 na perda de peso! Destacar sua contribuição com hábitos saudáveis é crucial. Associado ao exercício, potencializa o desempenho e beneficia saúde e massa muscular. Parabéns pela explicação concisa sobre o papel do ômega 3 no emagrecimento! 🌿💪

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.