O termo “seca barriga” é idolatrado por quem busca a perda de peso, principalmente da gordura abdominal. E para isso, buscam muitas vezes suplementos que alegam essa propriedade. Mas e o ômega 3? Possui esse efeito? 

Saiba aqui qual a relação do ômega 3 com a perda de peso.

Ômega 3 ajuda a perder peso?

Apesar de ainda controverso, os estudos que analisam esse efeito da suplementação de ômega 3 ao organismo acreditam que a sua suplementação não ajuda diretamente na perda de peso.

Por exemplo, a comunidade científica costuma estudar questões de perda de peso em pessoas que realmente precisam perder o peso, aqueles com diagnóstico de obesidade, principalmente. Pois nesse caso o peso é além da estética, é uma importante questão de saúde.

Na obesidade, existem muitas questões que envolvem o ganho de peso, mas o mais importante é uma mudança no estilo de vida. Nesse ponto, um estudo publicado em 2013 avaliou a introdução de uma nova dieta com calorias restritas junto com a suplementação de ômega 3 com 360 mg de ômega 3 (EPA e DHA).

O resultado desse estudo foi que quem consumiu o suplemento de ômega 3 e fez dieta comparado as pessoas com obesidade sem a suplementação tiveram a mesma perda de peso. 

O significado disso é que a suplementação não fez um papel importante na perda de peso diretamente dessas pessoas. Mesmo que a adesão da dieta dessas pessoas limite o estudo, a perda de peso não foi relacionada ao ômega 3, assim como o ômega 3 também não está relacionado ao ganho de peso.

Ou seja, não adianta consumir um suplemento de ômega 3 sem uma mudança no estilo de vida, como novos hábitos alimentares e uma rotina de exercício. 

Como perder peso suplementando ômega 3?

Apesar de ainda não existir um consenso, um estudo publicado em 2019 chegou a uma conclusão interessante. Pois eles viram que homens treinados ao suplementarem ômega 3 e fazerem uma dieta controlada apesar de não ter diferença no emagrecimento levou a um maior desempenho no exercício.

Essa melhora do desempenho é interessante para quem busca emagrecer e ganhar massa muscular. Já que a melhora do desempenho pode potencializar o ganho de massa muscular e perda de gordura corporal. Entretanto os detalhes biológicos associados a esse resultado ainda não estão claros.

Portanto se é pra concluir algo, é que o ômega 3 possui diversos benefícios para a saúde mas a perda de peso parece não ser um efeito direto da suplementação.

Mas existem benefícios secundários, principalmente para quem realiza dieta e exercícios que podem ser positivos. Como a melhora do desempenho e maior estímulo para o ganho de massa muscular.

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

 

Referências:

MUNRO, Irene A.; GARG, Manohar L. Dietary supplementation with long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids and weight loss in obese adults. Obesity research & clinical practice, v. 7, n. 3, p. e173-e181, 2013.

PHILPOTT, Jordan David et al. Influence of fish oil-derived n-3 fatty acid supplementation on changes in body composition and muscle strength during short-term weight loss in resistance-trained men. Frontiers in nutrition, v. 6, p. 102, 2019.