Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Tomar ômega 3 em jejum ajuda a emagrecer?

Tomar ômega 3 em jejum ajuda a emagrecer?

tomar ômega 3 em jejum
3 minutos de leitura

O uso de suplementos está diretamente relacionado a uma busca por um estilo de vida mais saudável, na qual o processo de emagrecimento também se encaixa. 

O ômega 3 é um dos suplementos mais consumidos atualmente. Que oferece diversos benefícios para o organismo. 

Ele tem ação anti inflamatória, importante para para aqueles indivíduos com sobrepeso, obesidade ou doenças crônicas. O suplemento pode ser consumido em jejum, o que não tem relação direta com o emagrecimento.

Mas, o ideal é consumi-lo juntamente com as principais refeições para a melhora da absorção. 

Tomar ômega 3 em jejum faz mal?

Tomar ômega 3 em jejum não faz mal, mas não é o mais indicado. É recomendado consumir o suplemento junto das refeições principais, evitando assim o refluxo, que ocasiona o gosto de peixe residual.

No entanto, o ômega 3 consumido em jejum ou não, não possui efeito direto no emagrecimento. O processo de perda de peso tem uma base simples, consumir menos calorias do que são gastas durante o dia. 

Isso faz com que nosso corpo precise usar nossas reservas de energia, armazenadas em forma de gordura.

Posso tomar ômega 3 em jejum intermitente?

Pode tomar ômega 3 em jejum intermitente. Caso utilize a estratégia de jejum intermitente para ajudar na perda de peso, aproveite os horários das refeições para consumir o suplemento de ômega 3

Assim, evita-se possíveis desconfortos relacionados aos consumo do nutriente em jejum. Além de ajudar a melhorar a absorção do nutriente.

Como tomar ômega 3?

Quando escolher uma marca de suplemento de ômega 3, procure por aquelas que têm as maiores concentrações de EPA e DHA por cápsula. EPA e DHA são as gorduras que compõem o ômega 3 e promovem seus benefícios.

A recomendação é consumir de 600 a 1400 mg de EPA e DHA por dia. Escolha a marca que promove esse consumo com o menor número de cápsulas. Assim, melhorando o custo-benefício do suplemento.

Outro ponto importante é a qualidade do suplemento. Procure nos rótulos por selos de certificações internacionais que assegurem a qualidade do produto, como o selo IFOS.

Ômega 3 ajuda a emagrecer?

O consumo do ômega 3 não atua diretamente no processo de emagrecimento. Porém, em um estudo foi observado que o consumo de ômega 3 atua no controle da fome e saciedade. 

Consequentemente, contribui para a diminuição do consumo alimentar e favorece o emagrecimento. Mas, é importante ressaltar que o consumo deve ser atrelado à prática de atividades físicas e uma alimentação saudável.

Quanto tempo o ômega 3 começa a fazer efeito no organismo?

O ômega 3 começar a fazer efeito no organismo em até 12 semanas. O suplemento deve ser consumido todos os dias e de forma ininterrupta para oferecer os benefícios desejados.

Quer saber mais?

Referências

DE LIMA, Mário Flávio Cardoso et al. Effects of omega-3 supplementation associated with physical activity in obese patients with type 2 diabetes mellitus: study protocol. Revista Ciências em Saúde, v. 12, n. 4, p. 28-34, 2022.

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saberBlog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. 

VHITA. Como tomar ômega 3 para emagrecerBlog Vhita. São Paulo, 19 de março de 2021. 

3.3/5 - (3 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

7 comentários em “Tomar ômega 3 em jejum ajuda a emagrecer?”

  1. Eu tomo antes ou depois da refeição ? E quero saber quantos minutos antes da refeição se caso for antes e quantos minutos depois se caso for depois.

    1. Boa Tarde! Tudo bem?

      Gabriel, o consenso entre médicos e nutricionistas que o melhor horário para tomar Ômega 3 é junto com as refeições principais. Existem duas razões para essa indicação: evitar o refluxo e potencializar o aproveitamento de algumas vitaminas.?

  2. Pingback: Seu Corpo na Moda : Saiba mais sobre o Ômega 3 e o que ele pode fazer por você – Fashion 4 Fun

  3. Pingback: Saiba mais sobre o Ômega 3 e o que ele pode fazer por você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − quatro =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.