A ciência mostra relações tanto positivas quanto indiferentes sobre o consumo de ômega 3 e a perda de peso. Vamos mostrar tudo sobre o assunto de acordo com os estudiosos.

  • Mas caso esteja na dúvida sobre qual ômega 3 escolher, veja o vídeo da nossa especialista explicando tudo o que você precisa para fazer a melhor escolha!

Ômega 3 é um suplemento específico para emagrecer?

Para contextualizar, um alimento só pode ser considerado como um agente emagrecedor, se algum nutriente ali presente apresentar características termogênicas.

E isso significa que aquele alimento auxilia o corpo a utilizar a energia armazenada. E essa energia é armazenada em formato de gordura no nosso organismo. Sendo assim, alimentos com ação termogenica utilizam a gordura como principal fonte de energia, resultando na perda de peso e gordura corporal.

E apesar do ômega 3 ser estudado também com relação a perda de peso, ele não é um alimento termogênico. Mas, ele pode auxiliar de forma indireta o emagrecimento, devido seus efeitos anti inflamatório, principalmente em doenças relacionadas a obesidade.

Ômega 3 e perda de peso

A perda de peso e o consumo de ômega 3 se relaciona principalmente com as doenças secundárias a obesidade. Doenças como: níveis elevados de inflamação, resistência à insulina, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral e doenças cardiovasculares.

Nessas doenças listadas, o ômega 3 auxilia a perda de peso, sendo uma terapia complementar indicada para indivíduos com obesidade.

Sabe-se que pessoas que consomem peixe pelo menos 5x/semana ter menor risco de estar acima do peso do que aqueles que consomem quantidades inferiores. E os estudiosos da área atribuem esse resultado devido à grande presença de ômega 3 nesse alimento.

Ômega 3 como terapia complementar a perda de peso

O ômega 3 nunca é utilizado como único meio para promover a perda de peso, como mencionamos, ele pode auxiliar secundariamente. Portanto, o recomendado continua sendo uma dieta equilibrada de acordo com as necessidades nutricionais individuais, porém com restrição de calorias.

Quando iniciado a restrição de calorias, a ômega 3 pode promover ainda mais benefícios relacionados a saúde de pessoas com obesidade.

A associação asiática de estudos em obesidade, ao avaliar um grupo de obesos passando por dieta restritiva de 12 semanas juntamente com suplementação de ômega 3 viram que não há maior perda de peso naqueles que suplementaram.

Mas o que foi um resultado muito positivo foi a relação que encontraram a fome e a suplementação, quem suplementou sentiu menos fome que os demais. Esse resultado ajuda a diminuir quadros de compulsão alimentar e mantém a pessoa na dieta por mais tempo.

Benefício maior de perda de peso para mulheres

E, também descobriram que para mulheres, a suplementação de ômega 3 por 8 semanas é mais eficiente para perda de peso do que para homens.

Isso significa que aquelas mulheres que suplementam ômega 3 por mais tempo (mais do que as 8 semanas avaliadas) terão maiores chances de perder peso do que homens. Mas esse resultado ainda é especulatório.

Dieta, exercício e suplementação de ômega 3

Sabe-se que dieta e exercício são recomendações obrigatórias para promoção de saúde e perda de peso. Ao associar a dieta com o exercício, utilizando a suplementação de ômega 3 também não oferece nenhum bonus a estratégia basica de dieta e exercício. 

Um único artigo cientifico publicado em 2010 avaliou se havia alguma interação entre essas intervenções no público obeso. E mais uma vez viram que a dieta e o exercício são modos eficientes de se perder peso, porém o ômega 3, suplementado por 6 meses, não aumentava a perda de peso  

Suplementação de ômega 3 e dieta low carb

Popularmente conhecida como dieta low carb, no mundo científico é conhecida como dieta cetogênica. Essa dieta corresponde a uma restrição severa de carboidratos para produção de corpos cetônicos, que são moléculas derivadas da quebra de gordura. Essas moléculas auxiliam o organismo a usar a gordura como principal fonte de energia e promovendo perda de peso rápida.

Um estudo espanhol, acompanhando uma dieta cetogênica em obesos por 6 meses em que um grupo teve a suplementação de ômega 3 e o outro não, não relataram diferença na perda de peso, os dois grupos perderam 20Kg em média. Mas, os efeitos pré inflamatórios benéficos ao organismo da perda de peso, foram ainda melhores no grupo que suplementou ômega 3 durante esses 6 meses.

Suplementação de ômega 3 e cirurgia bariátrica para perda de peso

 A cirurgia bariátrica é uma alternativa para casos de obesidade mórbida. Processo que com intervenção cirúrgica auxilia no emagrecimento. Um grupo de cientistas franceses descobriram que em um ciclo de 4 semanas com o ômega 3 com 1500mg por dia diminui  o tamanho do fígado. Fortalecendo a recomendação de ômega 3 pré bariatrica para diminuir riscos e ajudar no pós operatório.

Conclusão: Ômega 3 emagrece?

Os cientistas e estudiosos da área da saúde alertam para pontos importantes antes de afirmarem como tomar ômega 3 para emagrecer. Há poucos dados afirmando que o ômega 3 interfere diretamente na perda de peso. Pois temos poucos estudos até agora, poucas pessoas avaliadas, recomendações de ômega 3 e dietas diferentes, tornando os resultados ainda inconclusivos.

A posição da Vhita é a mesma que da literatura científica. Não podemos afirmar que há um modo de tomar ômega 3 para emagrecer, porém, associado a uma dieta restrita em calórias, a suplementação de ômega 3 ajuda em pontos importantes, como a redução de fome durante o período e melhora da inflamação do organismo de pessoas com obesidade.  

Quer saber mais?

Que tal um desconto especial para experimentar um ômega 3 de altíssima qualidade?

Referências: 

BUCKLEY, Jonathan D.; HOWE, Peter RC. Long-chain omega-3 polyunsaturated fatty acids may be beneficial for reducing obesity—a review. Nutrients, v. 2, n. 12, p. 1212-1230, 2010.

MUNRO, Irene A.; GARG, Manohar L. Dietary supplementation with long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids and weight loss in obese adults. Obesity research & clinical practice, v. 7, n. 3, p. e173-e181, 2013.

MUNRO, Irene A.; GARG, Manohar L. Prior supplementation with long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids promotes weight loss in obese adults: a double-blinded randomised controlled trialFood & function, v. 4, n. 4, p. 650-658, 2013.

DEFINA, Laura F. et al. Effects of omega-3 supplementation in combination with diet and exercise on weight loss and body composition. The American journal of clinical nutrition, v. 93, n. 2, p. 455-462, 2010.

IANNELLI, Antonio et al. Preoperative 4-week supplementation with omega-3 polyunsaturated fatty acids reduces liver volume and facilitates bariatric surgery in morbidly obese patients. Obesity surgery, v. 23, n. 11, p. 1761-1765, 2013.

DE LUIS, Daniel et al. Effect of DHA supplementation in a very low-calorie ketogenic diet in the treatment of obesity: a randomized clinical trial. Endocrine, v. 54, n. 1, p. 111-122, 2016.

MUNRO, Irene A.; GARG, Manohar L. Dietary supplementation with n-3 PUFA does not promote weight loss when combined with a very-low-energy diet. British Journal of Nutrition, v. 108, n. 8, p. 1466-1474, 2012.