Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Como tomar Ômega 3 para emagrecer? Nutricionista explica

Como tomar Ômega 3 para emagrecer? Nutricionista explica

Ômega 3 emagrece?
5 minutos de leitura

O ômega 3 não é produzido pelo nosso organismo e deve ser obtido através da alimentação. Mas a dúvida de muitas pessoas é como tomar ômega 3 para emagrecer.

Por estar presente em quase todas as células do corpo e apresentar diversas funções importantes, a escolha por suplementar esse nutriente garante a ingestão de níveis adequados diariamente e, de quebra, os seus benefícios para a saúde.

A suplementação de ômega 3 não apresenta ação direta na perda de peso, mas ela pode auxiliar de forma indireta, principalmente pelos seus efeitos anti-inflamatórios e no controle da fome, além de contribuir para outros parâmetros de saúde.

Muitas pessoas iniciam o processo de emagrecimento pensando em melhorar sua qualidade de vida, então acompanhe este texto e entenda como o omega 3 trabalha a favor do seu corpo!

O ômega 3 ajuda a emagrecer?

De forma direta não. O processo de perda de peso tem como base, resumidamente, consumir menos calorias do que você gasta ao longo do dia, fazendo com que o seu corpo utilize seus próprios estoques de energia, que estão em forma de gordura.

Esse processo deve se modular por alterações na dieta e de exercícios físicos. Uma alimentação equilibrada garante o menor consumo de calorias e a prática de atividade física aumenta o gasto de energia.

Estudos que avaliaram o impacto do ômega 3 junto à dieta e exercício físico para a perda de peso, como o desenvolvido pela Associação Asiática de Estudos em Obesidade, concluíram que o grupo com suplementação do nutriente não obteve maiores resultados em comparação ao grupo controle.

No entanto, o mesmo estudo também observou que os pacientes que fizeram uso da suplementação de ômega 3 relataram sentir menos fome. Esse é um ponto importante no processo de emagrecimento, pois a manutenção da dieta a longo prazo é o que leva ao sucesso.

ômega 3 vhita diferenciais

Ômega 3 e emagrecimento: quais são os seus benefícios?

O acúmulo excessivo de gordura acarreta em um estresse para o corpo, gerando uma inflamação. Um dos benefícios do consumo de ômega 3 é o seu potencial anti-inflamatório, protegendo as células do corpo desses ataques.

Pacientes obesos ou com doenças crônicas associadas, como resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, são os que apresentam os maiores níveis de inflamação e, consequentemente, os maiores benefícios do consumo de ômega 3 no emagrecimento.

Um estudo acompanhou uma intervenção com dieta cetogênica em pacientes obesos por 6 meses, onde um grupo suplementou com ômega 3 e o outro não. Ambos os grupos tiveram o mesmo percentual de perda de peso. 

Apesar do ômega 3 não influenciar no emagrecimento de  forma direta, o grupo do ômega 3 estava com menor percentual de inflamação ao final da intervenção.

O que é a cirurgia bariátrica para perda de peso?

A cirurgia bariátrica é uma intervenção indicada para auxiliar no emagrecimento de pacientes com obesidade mórbida. O procedimento cirúrgico não é a primeira indicação para a perda de peso, só após outras intervenções mais simples, como dieta, frequência de atividade física e medicações.

Nesse contexto, o ômega 3 é indicado como suplemento pré-cirúrgico. Por reduzir a inflamação, principalmente os parâmetros que se relacionam à inflamação do fígado, é recomendável o uso de 1500mg por dia do nutriente durante 4 semanas.

Essa estratégia com suplementação de ômega 3 diminui os riscos de complicação e ajuda na recuperação no pós-operatório. Portanto, suplementar o ômega 3 está inserido dentro de um estilo de vida saudável, que deve estar na rotina de todos que querem perder peso.

Apesar de não atuar de forma direta no processo de emagrecimento, entre os benefícios do ômega 3 para a saúde estão o auxílio na redução da inflamação e o controle da fome, dois fatores que contribuem para o sucesso da perda de peso.

Quer saber mais sobre omega 3 e suplementação? Então acompanhe as redes sociais e o site oficial da Vhita e fique por dentro de todas as nossas novidades!

banner omega 3 vhita

Quer saber mais?

Referências

MUNRO, IA.; GARG, ML. Prior supplementation with long chain omega-3 polyunsaturated fatty acids promotes weight loss in obese adults: a double-blinded randomised controlled trial. Food & function, v. 4, n. 4, p. 650-658, 2013.

DEFINA, LF. et al. Effects of omega-3 supplementation in combination with diet and exercise on weight loss and body composition. The American journal of clinical nutrition, v. 93, n. 2, p. 455-462, 2010.

IANNELLI, A. et al. Preoperative 4-week supplementation with omega-3 polyunsaturated fatty acids reduces liver volume and facilitates bariatric surgery in morbidly obese patients. Obesity surgery, v. 23, n. 11, p. 1761-1765, 2013.

DE LUIS, D. et al. Effect of DHA supplementation in a very low-calorie ketogenic diet in the treatment of obesity: a randomized clinical trial. Endocrine, v. 54, n. 1, p. 111-122, 2016.

MUNRO, IA.; GARG, ML. Dietary supplementation with n-3 PUFA does not promote weight loss when combined with a very-low-energy diet. British Journal of Nutrition, v. 108, n. 8, p. 1466-1474, 2012.

4.7/5 - (4 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

8 comentários em “Como tomar Ômega 3 para emagrecer? Nutricionista explica”

    1. Pati, tudo bem por aí?

      Poxa não temos estudos que comprovam que o ômega auxilia na perda de pesa.. O efeito anti-inflamatório promovido pelo ômega 3 auxilia no tratamento da obesidade e outras doenças metabólicas, mas ele não é um nutriente termogênico, portanto, não aumenta o gasto energético metabólico. A melhor forma de emagrecer é praticar algum exercício físico e manter uma dieta equilibrada. 😉

    1. Oie Vanessa, tudo bem?

      Para contextualizar, um alimento só pode ser considerado como um agente emagrecedor, se algum nutriente ali presente apresentar características termogênicas. E apesar do ômega 3 ser estudado também com relação a perda de peso, ele não é um alimento termogênico. Mas, ele pode auxiliar de forma indireta o emagrecimento, devido seus efeitos anti inflamatório, principalmente em doenças relacionadas a obesidade.

    2. PARA EMAGRECER ATIVIDADE FISICA É PRIMORDIAL. ESTOU SENDO ACOMPANHADA PELA NUTRICIONISTA E MUDEI MINHA ALIMENTAÇÃO E TUDO MELHOROU! ESTOU FELIZ!

      1. Ana, tudo bem?

        Essa mensagem foi colírios para os meus olhos! 😍

        Parabéns pela iniciativa e por compartilhar com a gente … uhuul !! #FOCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 11 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.