Home » Conheça o melhor Ômega 3 para a ansiedade

Conheça o melhor Ômega 3 para a ansiedade

Conheça o melhor ômega 3 para ansiedade.
3 minutos de leitura

A ansiedade é um sentimento natural que experienciamos no dia-a-dia, em relação a expectativa de algum evento ou acontecimento. No entanto, ela pode se tornar patológica, sendo diagnosticada como transtorno mental, quando ultrapassa o nosso controle e prejudica as atividades diárias e convivência social.

Nesses casos, o que era uma leve expectativa se transforma em uma premeditação incômoda, constante e exagerada de perigo sobre algum tipo de situação específica ou generalizada, acompanhada de sintomas físicos como falta de ar, crises de pânico, palpitações, dores no peito, entre outros.

A ansiedade como transtorno mental está relacionada a um desequilíbrio de neurotransmissores no cérebro, e precisa ser tratada com o acompanhamento de um psiquiatra e psicólogo, e o uso de medicamentos.

O ômega 3 pode ser utilizado como adjuvante ao tratamento tradicional. Entre seus benefícios está o potencial anti-inflamatório para o cérebro, auxiliando no equilíbrio de neurotransmissores e controle dos sintomas.

Como o ômega 3 ajuda na ansiedade?

Um dos fatores que contribui para o desequilíbrio de neurotransmissores  é a inflamação cerebral decorrente do alto consumo de ômega 6 na dieta ocidental, junto a um baixo consumo de ômega 3. O ômega 6 em excesso tem efeito inflamatório, enquanto o ômega 3 é anti-inflamatório.

A suplementação de ômega 3 permite o equilíbrio entre os níveis dos dois nutrientes, reduzindo assim um dos fatores que contribui para o desenvolvimento da ansiedade.

O principal neurotransmissor afetado nos quadro da doença é a serotonina, ocasionando sua queda abrupta. O ômega 3 estimula a produção desse hormônio, e de outros relacionados à felicidade e bem-estar, como a dopamina.

O ômega 3 também auxilia na formação da bainha de mielina, uma capa que reveste o neurônio e ajuda na melhora da sinapse, ou seja, a comunicação entre neurotransmissores.

Qual o melhor ômega 3 indicado para a ansiedade?

Para que o ômega 3 desempenhe seu papel com efeitos benéficos para o tratamento da ansiedade é recomendado que a concentração de 60% EPA em uma dose de 1000 mg/dia.

O ômega 3 Vhita tem a melhor concentração entre seus concorrentes no mercado. Ele conta com 64% de ômega 3 por cápsula, sendo 849 mg de EPA e 559 mg de DHA em apenas 2 cápsulas de 1000 mg cada.

O seu formato químico TG (triglicerídios reesterificados), ou seja, a forma química do ômega 3 que apresenta a melhor absorção (até 30%) do nutriente no organismo. Além de contar com 4 certificados diferentes que garantem a qualidade do produto: selo IFOS, ProNova Pure, FSSC 22000 e certificação Halal.

E para evitar a formação de radicais livres, ou seja, a quebra das moléculas do ômega 3, o ômega 3 Vhita utiliza a 10mg de vitamina E em sua composição, o que ajuda a proteger o óleo de peixe, mantendo a qualidade do suplemento e permitindo maior durabilidade do nutriente. Não somente, o ômega 3 Vhita tem validade de 2 anos. 

Quer saber mais?

Referências

Ta-Wei Guu, et al. A multi-national, multi-disciplinary Delphi consensus study on using omega-3 polyunsaturated fatty acids (n-3 PUFAs) for the treatment of major depressive disorder. 15 de março de 2020. PubMed. Disponível em <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32090746/> Acessado em 03/08/2020;

Vhita. Ômega 3 e depressão: qual é a relação?. 28 de maio de 2019. Blog Vhita. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/omega-3-e-depressao/> Acessado em 03/08/2020;

Vhita. Como escolher o melhor ômega 3 do mercado | Veja dicas. 27 de março de 2019. Blog Vhita. Disponível em <https://blog.vhita.com.br/melhor-omega-3-do-mercado/> Acessado em 03/08/2020.

Avalie este post

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

2 comentários em “Conheça o melhor Ômega 3 para a ansiedade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *