Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Qual a melhor vitamina D do mercado?| 6 Dicas para acertar

Qual a melhor vitamina D do mercado?| 6 Dicas para acertar

Melhor marca de vitamina D.
4 minutos de leitura

Para saber quais são as melhores vitaminas D, existem alguns critérios importantes avaliados pelos médicos e nutricionistas antes da recomendação de qualquer marca. 

Separamos as 6 dicas FUNDAMENTAIS para acertar e comprar um bom suplemento de vitamina D:

1° DICA: Descubra do que é feita a matéria-prima da Vitamina D

Existem dois tipos de vitamina D disponíveis, a vitamina D2 (ergocalciferol) que é de origem vegetal e a vitamina D3 (colecalciferol) de origem animal.

A diferença entre eles é que novos estudos (que você pode consultar no final desse post) sugerem que a vitamina D3 é melhor absorvida pelo organismo. Portanto, é mais recomendada para a suplementação. 

No entanto, são estudos iniciais (1,2) e ainda não existe um consenso sobre esse assunto, mas vale a dica. 

Além disso, a melhor fornecedora de vitamina D é a líder mundial BASF®.

2° DICA: Composição ideal para evitar efeitos prejudiciais à saúde (vitamina D + óleo de soja)

A composição ideal de um suplemento de vitamina D é:

  • Vitamina D (colecalciferol)
  • Óleo de soja — Pois a vitamina D é classificada como uma vitamina lipossolúvel, que significa que é melhor absorvida quando consumida junto a uma fonte de gordura.

Qualquer outro ingrediente descrito no rótulo do suplemento, além desses, é desnecessário. E além de desnecessários, podem fazer mal para a saúde a longo prazo.

3° DICA: Veja se o suplemento possui a recomendação ideal de 2000 UI

De acordo com as diretrizes internacionais de nutrição utilizadas atualmente aqui no Brasil, a dosagem recomendada para a maioria da população é de 2000 UI.

A dose de 2000 UI por porção é a maior disponível para um suplemento, embora existam medicamentos com doses maiores. Mas para consumir esses medicamentos de doses maiores, só com adequada orientação e pedido médico.

Pois doses maiores que 2000 UI para uma pessoa que não apresenta uma deficiência da vitamina no organismo, pode trazer efeitos colaterais.

4° DICA: O suplemento de vitamina D em cápsulas costuma ser melhor

O suplemento de vitamina D é melhor em cápsulas. Pois essa é a única forma do suplemento que contém a composição ideal de vitamina D + óleo de soja.

Mas fique atento, pois podem conter mais ingredientes na cápsula, por isso é muito importante conferir o rótulo do produto sobre as informações de ingredientes. 

Prefira o suplemento de vitamina D em cápsulas com vitamina D e óleo de soja na dosagem de 2000 UI.

5° DICA: Existem selos e laudos técnicos internacionais de qualidade para a vitamina D

As melhores vitaminas D devem possuir laudos técnicos de qualidade a cada novo lote. Portanto, confirme se a marca que está interessada possui esse laudo para garantir que aquele suplemento é de boa qualidade.

Além dos laudos, existem selos importantes, como o selo Kosher e Halal. 

Esses selos garantem qualidade do suplemento, e que esse suplemento é permitido para muçulmanos e também para judeus. 

Os laudos técnicos somado a presença de selos são considerados um duplo controle de qualidade e diferencial no mercado.

6° DICA: Suplemento de vitamina D sem aditivos e zero calorias

Mesmo o suplemento ideal sendo de vitamina D + óleo de soja, a quantidade de óleo de soja incluída na fórmula do suplemento não deve adicionar nenhuma caloria ao suplemento.

Portanto, além de analisar os ingredientes, veja a informação nutricional do suplemento.

Opte por aquele suplemento de vitamina D em cápsulas, zero calorias e com, no máximo, 3 ingredientes.

Para ser o melhor suplemento de vitamina D do mercado:

  • Deve ter matéria-prima de qualidade, preferencialmente colecalciferol (vitamina D3);
  • Até 3 ingredientes;
  • Dose de 2000 UI por porção;
  • Em cápsulas;
  • Suplemento com laudos técnicos e selos internacionais de qualidade;
  • Livre de aditivos e zero calorias.

Compre a Vitamina D3 2000UI com 60 cápsulas na Vhita! O nosso produto é formulado com ingredientes importados da Alemanha e oferece a concentração adequada conforme as DRIs (Diretrizes Internacionais de Recomendação para o consumo do nutriente).

Quer saber mais?

Referências:

1- DEREJE, Simona et al. Cholecalciferol (D3) Versus Ergocalciferol (D2) in Older Adults. The Consultant Pharmacist®, v. 32, n. 6, p. 337-339, 2017.

2- HYMØLLER, Lone; JENSEN, Søren Krogh. Plasma transport of ergocalciferol and cholecalciferol and their 25-hydroxylated metabolites in dairy cows. Domestic animal endocrinology, v. 59, p. 44-52, 2017.

4.2/5 - (19 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

69 comentários em “Qual a melhor vitamina D do mercado?| 6 Dicas para acertar”

  1. Eu tomava uma vitamina D colecalciferol mais ela era com óleo de amendoim e acabava com as dores do meu joelho mais não consigo encantra a mesma

    1. Oi Paulo, tudo bem?

      Se você estava tomando uma vitamina D colecalciferol que continha óleo de amendoim e percebeu que ela ajudava a aliviar as dores em seu joelho, pode ser uma boa ideia procurar uma alternativa semelhante.
      Certifique-se de ler os rótulos dos produtos e, se possível, consulte um profissional de saúde ou farmacêutico para obter recomendações específicas com base em sua situação e nas dores em seu joelho. Eles podem ajudar a encontrar um suplemento de vitamina D que seja adequado para você e que possa contribuir para o alívio das dores nas articulações.

  2. Fato: a vit. D3 é lipossolúvel
    Enganação: uma fonte boa de gordura para usar de carreador seria óleo de soja.
    Quando vocês fizerem cápsulas com vit.D3 + óleo de linhaça,óleo de chia, óleo de côco ou azeite extra virgem eu compro, prometo 😉

    1. Olá, Pri, tudo bem?

      O óleo de soja é rico em vitamina E e fonte de ômegas 3 e 6, portanto, é um excelente opção de veículo para a Vitamina D3.
      Mas, sabemos dos benefícios dos óleos citados e vamos repassar ao time responsável o seu feedback, combinado?

      Ficamos à sua disposição! 😉🤩

  3. Segundo minha médica nutróloga especialista também em genética, a vitamina D 3 precisa ser sublingual devido aos receptores da mesma que são 4. A absorção sublingual não depende deles, então é mais segura.

    1. Oii Danilo,

      A suplementação sublingual é uma das vias possíveis para reposição de vitamina D, como a via oral e intravenosa. Em cada uma dessas vias, a absorção do nutriente é realizada de uma forma diferente. Na absorção via oral, a vitamina d3 precisa dos receptores para chegar a nossa corrente sanguínea, como todos os outros nutrientes que são absorvidos também precisam. A absorção sublingual acontece de forma direta, pois a região abaixo da língua é muito vascularizada (possui muitas veias). Todas as forma de suplementação tem recomendações de acordo com cada caso individualmente. Se sua médica te indicou a via sublingual, você pode utilizar com segurança. Da mesma forma que a via oral também pode ser utilizada com segurança. ☺

    1. Marco, tudo bem?

      O Óleo de soja é considerado mais saudável do que a maioria dos outros óleos vegetais, devido à sua boa variedade de ácidos graxos essenciais que o corpo necessita para permanecer saudável. Vale ressaltar que tudo em excesso é ruim, no caso da Vitamina D o ideal é olhar a composição para validar se a quantidade de óleo de soja está na dose recomendada pela Anvisa.

        1. Claudia,

          O óleo de soja é uma fonte de gordura boa! Estamos acostumados a associar o óleo de soja, como aquele que encontramos no mercado e usamos para fritar algum alimento. Não é desse óleo que estamos falando! Os ácidos graxos do ômega 3, que constituem 7% do conteúdo total de ácidos gordos no Óleo de Soja, são essenciais para proteger o sistema cardiovascular no papel de raspagem do nosso colesterol “ruim”. Portanto, o óleo que compõem a vitamina D, é uma gordura boa e deve ser consumida para regeneração muscular, prevenção de doenças ósseas (osteoartrite, osteopenia e raquitismo), redução de inflamações, prevenção de autismo, tratamento da esclerose múltipla, função imunológica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    14 − 12 =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.