Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações

Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações

Vitaminas d injetaveis
8 minutos de leitura

A vitamina D injetável é uma das opções de tratamento para a deficiência do nutriente. É uma forma de oferecer a vitamina direto na corrente sanguínea. 

É um tratamento recomendado e aplicado por médicos quando há a necessidade da recuperação da saúde em menor tempo possível, ou para condições clínicas como fertilização in vitro e tratamentos dermatológicos.

Embora tenha um valor mais elevado em relação aos suplementos e medicamentos, as injeções podem ser necessárias em casos graves de deficiência, principalmente quando associados a outras doenças ou condições clínicas.

Existem vários protocolos de aplicação, eles se diferenciam em relação à concentração e formato bioquímico da vitamina D, periodicidade da aplicação e tempo do tratamento.

A escolha do protocolo depende das concentrações da vitamina no organismo e das outras condições de saúde da pessoa, ou seja, depende de cada caso. 

Quais são os benefícios da vitamina D injetável?

A vitamina D injetável tem a vantagem de oferecer o calcitriol, que é a forma ativa do nutriente ao metabolismo. Isso faz com que o resultado venha bem rápido porque elimina as etapas que a vitamina passa dentro do nosso metabolismo até chegar a sua forma ativa.
Para doenças graves e tratamentos específicos, a forma injetável pode ser a melhor opção. Nos demais casos, é recomendado repor o nutriente com o uso de alimentos fortificados e suplementos.

Para que serve vitamina D injetável?

A vitamina D injetável serve para a reposição do nutriente em casos de deficiência para tratamentos específicos e doenças graves. 

A sua recomendação para esses casos ocorre por fornecer a sua forma ativa da vitamina direta na corrente sanguínea.

Veja, a seguir, as conclusões das pesquisas que usaram essa forma para  tratar a deficiência no organismo humano:

  • Em Mulheres para Fertilização in vitro

Os estudos mostram que a deficiência do nutriente está associada com a redução de nascimento após fertilização in vitro.

Para mulheres que estão recorrendo à fertilização in vitro para realizar o sonho de ser mãe, é recomendado o uso de injeções de vitamina D que podem ajudar no sucesso da fertilização

Isso acontece porque a vitamina possui um formato bioquímico semelhante ao de hormônios sexuais.

A falta de vitamina D na gravidez aumenta a probabilidade de complicações como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto cesariana. 

  • Doença renal (Hemodiálise)

Pacientes com doença renal crônica que estão passando por hemodiálise, geralmente apresentam outras doenças e disfunções endócrinas que diminuem a sua qualidade e expectativa de vida.

Uma dessas comorbidades é o hiperparatireoidismo, disfunção endócrina tratável com a vitamina D injetável. A doença renal dificulta a produção do hormônio da paratireoide (PTH), problema que pode ser solucionado pela forma ativa da vitamina (calcitriol).

O uso da forma injetável também está relacionada com o aumento da expectativa de vida dessas pessoas. E não foi só isso, o grupo que recebeu a injeção ainda teve menor incidência de morte por doenças cardiovasculares.

  • Tratamento de verrugas recalcitrantes

A verruga é uma condição bem comum com várias opções de tratamento. Porém, a verruga conhecida como recalcitrante é recorrente e possui alta probabilidade de reaparecer após o tratamento.

Por isso, ainda é preciso buscar soluções mais eficientes para o tratamento desse tipo de verruga. As injeções são eficazes para combater as verrugas recalcitrantes. A recorrência medida após 6 meses, confirmou o sucesso das aplicações de injeções de vitamina D. 

Conhecida tecnicamente por aplicação intralesional de vitamina D3,  o suplemento injetável é uma opção segura e eficaz para o tratamento de verrugas recalcitrantes.

  • Em Crianças e Adolescentes:

O nutriente é fundamental para a saúde óssea e muscular. É essencial ter as quantidades suficientes dela no organismo durante a infância e puberdade, fase de maior desenvolvimento dos músculos e ossos. 

Porém, se o objetivo for apenas recuperar os níveis adequados de vitamina D no organismo, usar as injeções em crianças e adolescentes não é a melhor opção. Estudos mostram bons resultados na agilidade dos músculos, mas não em  benefícios relacionados à composição dos ossos. 

O consumo de alimentos fortificados e suplementos é mais eficaz do que as injeções em crianças e adolescentes com deficiência.

Em cápsulas, o Kit de Vitamina C e Vitamina D3 da Vhita oferece os dois nutrientes elaborados com matéria-prima de qualidade internacional, permitindo o consumo de forma prática e garantindo todos os benefícios que as vitaminas proporcionam ao nosso corpo.

Quando e como usar a vitamina D injetável para tratar a deficiência?

A forma injetável só deve ser usada em decorrência de alguma doença grave ou condição clínica em que ela seja a opção mais eficaz para o tratamento. A avaliação de quando e como usar deve vir após diagnóstico médico.

Ou seja, só devemos utilizar quando um médico prescrever e da forma (concentração e periodicidade da aplicação) que ele indicar.  

Estudos demonstram cada vez mais os benefícios das quantidades adequadas de vitamina D para a nossa saúde.  

O problema é que na maioria das vezes, não conseguimos consumir quantidades suficientes através dos alimentos, e a exposição solar não é capaz de garantir níveis adequados do nutriente para a promoção da saúde.

Dessa forma, devemos procurar por alternativas eficazes para reposição da vitamina D, como os alimentos fortificados, suplementos alimentares, medicamentos e até sua forma injetável.

Qual nome da vitamina D injetável?

O nome da vitamina D injetável é calcitriol, essa é a forma ativa do nutriente, encontrada na corrente sanguínea. 

Por exemplo, as formas em suplementos e alimentos são o colecalciferol e ergocalciferol. Após sua digestão e absorção no organismo, as outras formas também são metabolizadas em calcitriol.

Quanto tempo a vitamina D injetável faz efeito?

A vitamina D injetável faz efeito imediatamente, porém é necessário realizar o acompanhamento a cada 2 a 6 meses. 

Após o período, são realizados novos exames laboratoriais para identificar a dosagem da vitamina na corrente sanguínea. Verifique se estão adequados, inadequados ou deficientes.

Além disso, também é necessário o acompanhamento clínico, para verificar como estão as condições do tratamento e doenças que motivaram a aplicação de vitamina D.

Quais os cuidados no uso da vitamina D injetável?

É importante que o uso da vitamina D injetável não seja feito sem prescrição médica. 

O uso do formato pode levar a hipervitaminose D, quadro onde ocorre excesso da vitamina no organismo e que também traz efeitos prejudiciais à saúde.

Para casos de deficiência onde não existem outras doenças graves ou tratamentos, a suplementação oral é mais indicada.

Qual a reação da vitamina D Injetável?

As reações adversas da vitamina D injetável são similares à ingestão excessiva do nutriente por meio de suplementos. Mas também pode ocorrer dor leve no local da aplicação da injeção.

Porém, é importante lembrar que com o acompanhamento médico adequado a hipervitaminose D não ocorre.

Reações comuns a hipervitaminose D:

  • Dores de cabeça;
  • Falta de apetite;
  • Desidratação;
  • Sonolência;
  • Parestesia;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Secura na boca;
  • Constipação;
  • Dor abdominal;
  • Infecção no trato urinário;
  • Mialgia;
  • Dispepsia.

Para soluções práticas e confiáveis, confira as vitaminas e minerais em nossa loja online.

Quer saber mais?

Referências:

Brett NR, Gharibeh N, Weiler HA. Effect of Vitamin D Supplementation, Food Fortification, or Bolus Injection on Vitamin D Status in Children Aged 2-18 Years: A Meta-Analysis. Adv Nutr. 2018;9(4):454‐464. Disponível nesse Link 

Duhamel JF, Zeghoud F, Sempé M, et al. Prevention of vitamin D deficiency in adolescents and pre-adolescents. An interventional multicenter study on the biological effect of repeated doses of 100,000 IU of vitamin D3. Arch Pediatr. 2000;7(2):148‐153. Disponível neste Link

Ward, G. Das, S. A. Roberts, J. L. Berry, J. E. Adams, R. Rawer, M. Z. Mughal, A Randomized, Controlled Trial of Vitamin D Supplementation upon Musculoskeletal Health in Postmenarchal Females. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Volume 95, Issue 10, 1 October 2010, Pages 4643–4651. Disponível neste Link.

Raghukumar S, Ravikumar BC, Vinay KN, Suresh MR, Aggarwal A, Yashovardhana DP. Intralesional Vitamin D3 Injection in the Treatment of Recalcitrant Warts: A Novel Proposition. J Cutan Med Surg. 2017;21(4):320‐324. Disponível neste Link

Teng M, Wolf M, Ofsthun MN, et al. Activated injectable vitamin D and hemodialysis survival: a historical cohort study. J Am Soc Nephrol. 2005;16(4):1115‐1125. Disponível neste Link.  

Zhao J, Huang X, Xu B, Yan Y, Zhang Q, Li Y. Whether vitamin D was associated with clinical outcome after IVF/ICSI: a systematic review and meta-analysis. Reprod Biol Endocrinol. 2018;16(1):13. Published 2018 Feb 9. Disponível neste Link.

3.8/5 - (13 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

40 comentários em “Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações”

    1. Oi Jenifer,

      A vitamina D injetável é diferente da encontrada nos suplementos alimentares, que são baseados nas forma da vitamina encontradas em alimentos de origem animal (colecalciferol) ou vegetal (ergocalciferol). A vitamina D injetável é o calcitriol, a forma ativa encontrada no corpo humano e pode ser utilizada por onívoros e vegetarianos.

      Se tiver mais dúvidas, ficamos à disposição 🙂

  1. A vitamina addera d 7000 ui injetável é melhor que o remédio, a injetável o efeito é mais rápido que o medicamento?
    E quanto que tem que dar no exame pra estar normal?

    1. Nubia, tudo bem ?

      A versão injetável passa ser um remédio que é usado para casos muito específicos ou uma deficiência de Vitamina D muito grave, ou seja, apenas para tratamento clínico.

      Os valores de referência para o nível correto da vitamina D no sangue segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia são:

      – Maior que 20 ng/mL é o adequado para a população geral saudável;
      – Entre 30 e 60 ng/mL é o adequado para grupos de risco como idosos, gestantes, pessoas com osteomalácia, raquitismo, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos;
      – Entre 10 e 20 ng/mL é considerada baixa e com risco de perda de massa óssea, osteoporose e fraturas;
      – Menor que 10 ng/mL é considerada muito baixa e com risco de desenvolvimento de osteomalácia e raquitismo.

  2. Pelo amor de Deus,minha medica me passou a vitamina D de 600.000 injetável e não acho em lugar algum e nem a medica que recomendou não sabe onde tem, fiz bariátrica e sofro de desnutrição.Alguem sabe onde posso encontrar?

  3. Boa Noite, tdo bem c vc?
    Fraturei o pé ano passado em novembro e em setembro desse ano começou a me doer novamente, fui ao ortopedista que te atendeu no ano passado, como havia feito exames recentes eu comentei que estava com a vitamina D com 25… o médico me prescreveu imediatamente duas injeções de 15 cada ampola = 30
    5 dias após tive uma crise de dores insuportáveis em todas as minhas articulações do corpo inteiro, foi horrível, tive crise de choro pois as dores eram insuportáveis.
    Fui levada na UPA da minha cudade atendida imediatamente de tanto que eu gritava de dor!
    Me deram injeção na veia através de soro e qdo terminou fui pra casa… mas só passou totalmente as dores no segundo dia!
    Isso pode ter sido causado p causa das injeções de vitamina D???
    Desde já agradeço a sua atenção em responder!

    1. Almeri, tudo bem?

      O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal. 😉

  4. Boa Noite a 6 meses minha vitamina D3 deu 13 ,tomei 14.000 ml semana e repeti os exames e ao invés de regular ,baixou para 12.6 . Acredito que só a injetável vai resolver .

  5. Onde comprar vitamina d3 600.000 ui.
    Passei em um endócrino que me receitou, mas não achei farmácia para manipular, nem onde comprar.
    Agora tenho que viajar para passar nele novamente, mas na minha cidade não faz.
    Alguém sabe me dizer uma farmácia ou laboratório bom, de confiança que manipule ou vende?
    Grata

    1. Boa Tarde Elaine! Tudo bem?

      Nesse caso sugiro uma recomendação do seu médico de laboratórios ou farmácia de confiança perto da sua casa ou online que vende essa quantidade que você procura!

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no whats (11) 96036-5520.

      1. Boa Tarde ! Tudo bem?

        Simone, trabalhamos com suplemento de Vitamina D que no caso é 2000 ui, a versão injetável passa ser um remédio que é usado para casos muito específicos ou uma deficiência de Vitamina D muito grave, ou seja, apenas para tratamento clínico.

        Espero ter ajudado, qualquer dúvida envie um e-mail para [email protected] ou uma mensagem no whats (11) 96036-5520.

  6. Olá! Meu médico me orientou tomar vitamina D injetável 5 amplas em 15 em dias. Pode ser tomando assim tão próximo um dosagem da outra?

  7. Pessoal vitamina D vai de acordo com a sua necessidade de vitamina no organismo, por exemplo eu fiz exames, dra constatou que eu preciso tomar de 3 em 3 meses vitamina D injetável, 600.000 tem gnt que é de seis em seis meses de 50,000 então varia muito, o certo é procurar um medico e fazer todos os procedimentos ou seja através de exames. só assim saberão a sua dosagem.

    1. Exatamente Adriana, lembrando que a dosagem de 2000ui por dia é para a manutenção e é uma dosagem segura. Qualquer dosagem acima deve ser orientado e receitado por um médico.

    1. Oie Carla, tudo bem? Os benefícios da Vitamina D3 seria a melhora da estrutura óssea! Já o melhor local par injetar, um profissional de sua confiança que irá te orientar =)

    1. Oie Moises, tudo bem? Não comercializamos Vitamina D3 injetáveis. Alias, as situações injetáveis são sempre recomendas por profissionais e os mesmos quem foram as aplicações =)

      1. Oie Ttaiane, tudo bem? Vitamina D injetável só deve ser usada mediante a indicações médicas. Neste caso para encontra-lá é necessária a indicação de um profissional =)

        1. Mesmo com receita não encontro em nenhuma farmácia em Sete Lagoas, só encontrei pela internet só que tenho receio em comprar medicamento pela internet.

          1. Grazi, sugerimos que peço indicação para seu médico em farmácias online onde você pode encontrar! Ele vai te recomendar uma de confiança =)

          2. Estava com a vitamina D em 19 e uma urticária recorrente, tomei a injetável em setembro e subiu para 34 no mês seguinte.
            Quando posso tomar novamente?
            Minha médica apesar de ter me receitado a meu pedido, não acredita nos benefícios.

          1. Sergio, tudo bem por aí?

            A deficiência de vitamina D foi identificada por um médico? Ele não te passou nenhuma orientação de consumo da vitamina D injetável? Veja, é difícil prescrever a forma de tomar a vitamina d injetável pois seria necessário analisar o exame clínico dela. O consumo da vitamina D injetável varia de acordo com a dosagem e o nível de deficiência do organismo. Isso depende também da fase da vida da pessoa, isso quer dizer que, uma criança ou adolecente, pode não necessitar do consumo da vitamina D injetável, já que, dependendo do caso, a suplementação de forma oral é seria o suficiente, já que nessa fase da vida a absorção do corpo das vitaminas e nutrientes é muito maior. Recomendamos que consulte novamente o médico para que ele possa te dar as orientações corretas de uso da vitamina D. Esperamos ter ajudado 🙂

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        5 × quatro =


        The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.