Pular para o conteúdo
Home » Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações

Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações

Vitaminas d injetaveis
6 minutos de leitura

A vitamina D injetável é uma das opções de tratamento para a deficiência da vitamina D. É uma forma de oferecer a vitamina D direto na corrente sanguínea. 

É um tratamento recomendado e aplicado por médicos quando há a necessidade da recuperação da saúde em menor tempo possível, ou para condições clínicas como fertilização in vitro e tratamentos dermatológicos.

Embora tenha um valor mais elevado em relação aos suplementos e medicamentos de vitamina D, as injeções podem ser necessárias em casos graves de deficiência, principalmente quando associados a outras doenças ou condições clínicas.

Existem vários protocolos de aplicação, eles se diferenciam em relação à concentração e formato bioquímico da vitamina D, periodicidade da aplicação e tempo do tratamento. A escolha do protocolo depende das concentrações da vitamina no organismo e das outras condições de saúde da pessoa, ou seja, depende de cada caso. 

Quais são os benefícios da vitamina D injetável?

A vitamina D injetável tem a vantagem de oferecer o calcitriol, que é a forma ativa do nutriente ao metabolismo. Isso faz com que o resultado venha bem rápido porque elimina as etapas que a vitamina D passa dentro do nosso metabolismo até chegar a sua forma ativa.

Para doenças graves e tratamentos específicos, a forma injetável pode ser a melhor opção. Nos demais casos, é recomendado repor a vitamina D com o uso de alimentos fortificados e suplementos.

Inclusive, em alguns estudos, os alimentos fortificados e os suplementos se mostraram melhores que a vitamina D injetável para aumentar os níveis do nutriente no metabolismo.

Veja, a seguir, as conclusões das pesquisas que usaram a vitamina D injetável para  tratar a sua deficiência no organismo humano:

  • Vitamina D injetável em Mulheres para Fertilização in vitro

Os estudos mostram que a deficiência da vitamina D está associada com a redução de nascimento após fertilização in vitro.

Para mulheres que estão recorrendo à fertilização in vitro para realizar o sonho de ser mãe, é recomendado o uso de injeções de vitamina D que podem ajudar no sucesso da fertilização

Isso acontece porque a vitamina D possui um formato bioquímico semelhante ao de hormônios sexuais.

A falta de vitamina D na gravidez aumenta a probabilidade de complicações como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto cesariana. 

  • Vitamina D injetável para Doença renal (Hemodiálise)

Pacientes com doença renal crônica que estão passando por hemodiálise, geralmente apresentam outras doenças e disfunções endócrinas que diminuem a sua qualidade e expectativa de vida.

Uma dessas comorbidades é o hiperparatireoidismo, disfunção endócrina tratável com a vitamina D injetável. A doença renal dificulta a produção do hormônio da paratireoide (PTH), problema que pode ser solucionado pela forma ativa da vitamina D (calcitriol).

A vitamina D injetável também está relacionada com o aumento da expectativa de vida dessas pessoas. E não foi só isso, o grupo que recebeu a vitamina D injetável ainda teve menor incidência de morte por doenças cardiovasculares.

  • Vitamina D injetável no tratamento de verrugas recalcitrantes

A verruga é uma condição bem comum com várias opções de tratamento. Porém, a verruga conhecida como recalcitrante é recorrente e possui alta probabilidade de reaparecer após o tratamento.

Por isso, ainda é preciso buscar soluções mais eficientes para o tratamento desse tipo de verruga. As injeções de vitamina D são eficazes para combater as verrugas recalcitrantes. A recorrência medida após 6 meses, confirmou o sucesso das aplicações de injeções de vitamina D. 

Conhecida tecnicamente por aplicação intralesional vitamina D3,  a vitamina D injetável é uma opção segura e eficaz para o tratamento de verrugas recalcitrantes.

  • Vitamina D injetável em Criança e Adolescentes:

A vitamina D é um nutriente fundamental para a saúde óssea e muscular. É fundamental ter as quantidades suficientes dela no organismo durante a infância e puberdade, fase de maior desenvolvimento dos músculos e ossos. 

Porém, se o objetivo for apenas recuperar os níveis adequados de vitamina D no organismo, usar as injeções em crianças e adolescentes não é a melhor opção. Estudos mostram bons resultados na agilidade dos músculos, mas não em  benefícios relacionados à composição dos ossos. 

O consumo de alimentos fortificados e suplementos é mais eficaz do que as injeções em crianças e adolescentes com deficiência de vitamina D.

Quando e como usar a vitamina D injetável para tratar a deficiência de vitamina D?

A vitamina D injetável só deve ser usada em decorrência de alguma doença grave ou condição clínica em que ela seja a opção mais eficaz para o tratamento. A avaliação de quando e como usar a vitamina D injetável deve vir após diagnóstico médico.

Ou seja, só devemos usar a vitamina D injetável quando um médico prescrever e da forma (concentração e periodicidade da aplicação) que ele indicar.  

Estudos demonstram cada vez mais os benefícios das quantidades adequadas de vitamina D para a nossa saúde.  

O problema é que na maioria das vezes, não conseguimos consumir quantidades suficientes da vitamina D através dos alimentos, e a exposição solar não é capaz de garantir níveis adequados do nutriente para a promoção da saúde.

Dessa forma, devemos procurar por alternativas eficazes para reposição da vitamina D, como os alimentos fortificados, suplementos alimentares, medicamentos e até sua forma injetável.

Quer saber mais?

Referências:

Brett NR, Gharibeh N, Weiler HA. Effect of Vitamin D Supplementation, Food Fortification, or Bolus Injection on Vitamin D Status in Children Aged 2-18 Years: A Meta-Analysis. Adv Nutr. 2018;9(4):454‐464. Disponível nesse Link 

Duhamel JF, Zeghoud F, Sempé M, et al. Prevention of vitamin D deficiency in adolescents and pre-adolescents. An interventional multicenter study on the biological effect of repeated doses of 100,000 IU of vitamin D3. Arch Pediatr. 2000;7(2):148‐153. Disponível neste Link

Ward, G. Das, S. A. Roberts, J. L. Berry, J. E. Adams, R. Rawer, M. Z. Mughal, A Randomized, Controlled Trial of Vitamin D Supplementation upon Musculoskeletal Health in Postmenarchal Females. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Volume 95, Issue 10, 1 October 2010, Pages 4643–4651. Disponível neste Link.

Raghukumar S, Ravikumar BC, Vinay KN, Suresh MR, Aggarwal A, Yashovardhana DP. Intralesional Vitamin D3 Injection in the Treatment of Recalcitrant Warts: A Novel Proposition. J Cutan Med Surg. 2017;21(4):320‐324. Disponível neste Link

Teng M, Wolf M, Ofsthun MN, et al. Activated injectable vitamin D and hemodialysis survival: a historical cohort study. J Am Soc Nephrol. 2005;16(4):1115‐1125. Disponível neste Link.  

Zhao J, Huang X, Xu B, Yan Y, Zhang Q, Li Y. Whether vitamin D was associated with clinical outcome after IVF/ICSI: a systematic review and meta-analysis. Reprod Biol Endocrinol. 2018;16(1):13. Published 2018 Feb 9. Disponível neste Link.

5/5 - (1 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

34 comentários em “Vitamina D injetável: conheça os benefícios e as indicações”

    1. Oie Carla, tudo bem? Os benefícios da Vitamina D3 seria a melhora da estrutura óssea! Já o melhor local par injetar, um profissional de sua confiança que irá te orientar =)

    1. Oie Moises, tudo bem? Não comercializamos Vitamina D3 injetáveis. Alias, as situações injetáveis são sempre recomendas por profissionais e os mesmos quem foram as aplicações =)

    1. Oie Ttaiane, tudo bem? Vitamina D injetável só deve ser usada mediante a indicações médicas. Neste caso para encontra-lá é necessária a indicação de um profissional =)

      1. Mesmo com receita não encontro em nenhuma farmácia em Sete Lagoas, só encontrei pela internet só que tenho receio em comprar medicamento pela internet.

        1. Estava com a vitamina D em 19 e uma urticária recorrente, tomei a injetável em setembro e subiu para 34 no mês seguinte.
          Quando posso tomar novamente?
          Minha médica apesar de ter me receitado a meu pedido, não acredita nos benefícios.

          1. Sergio, tudo bem por aí?

            A deficiência de vitamina D foi identificada por um médico? Ele não te passou nenhuma orientação de consumo da vitamina D injetável? Veja, é difícil prescrever a forma de tomar a vitamina d injetável pois seria necessário analisar o exame clínico dela. O consumo da vitamina D injetável varia de acordo com a dosagem e o nível de deficiência do organismo. Isso depende também da fase da vida da pessoa, isso quer dizer que, uma criança ou adolecente, pode não necessitar do consumo da vitamina D injetável, já que, dependendo do caso, a suplementação de forma oral é seria o suficiente, já que nessa fase da vida a absorção do corpo das vitaminas e nutrientes é muito maior. Recomendamos que consulte novamente o médico para que ele possa te dar as orientações corretas de uso da vitamina D. Esperamos ter ajudado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.