Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Quem pode tomar ômega 3?

Quem pode tomar ômega 3?

3 minutos de leitura

O uso de suplementos de ômega 3 se tornou popular devido aos benefícios que ele promove para a saúde. Porém, os benefícios são notados apenas com uma ingestão regular, diária e na quantidade adequada.

Existem vários tipos de suplementos disponíveis no mercado, os quais podem diferir principalmente em origem (óleo de peixe, óleo de sementes) e concentração (quantidade de EPA + DHA). 

O ômega 3 é indicado para pessoas preocupadas em cuidar da saúde cerebral, da saúde do coração ou obter os demais benefícios como:

  • Prevenção e tratamento da depressão e ansiedade;
  • Importante para o desenvolvimento do sistema nervoso e da retina de bebês e crianças até 2 anos (quando ingerido pela gestante e pela nutriz);
  • Diminui complicações e tempo de internação pós-parto;
  • Estimula o processo de aprendizagem em crianças;
  • Manutenção da boa visão no adulto;
  • Terapia complementar em alguns tipos de câncer;
  • Diminui a gravidade da desnutrição grave;
  • Prevenção de doenças do coração e diminuição do colesterol LDL;
  • Entre outros.

Quem não pode tomar ômega 3?

Por se tratar de um nutriente presente na alimentação, não há muitas restrições para o uso do suplemento de ômega 3, mas alguns grupos de pessoas precisam ter mais cuidado, como:

  • Indivíduos com problemas de coagulação, 
  • Portadores de hemofilia, 
  • Próteses cardíacas.

Nesses grupos de pessoas, o uso da suplementação deve acontecer sob orientação e acompanhamento de um médico ou nutricionista. 

Além disso, suplementos de baixa qualidade podem trazer sérios problemas à saúde. Saiba como escolher a melhor marca.

Quem tem pressão alta pode tomar ômega 3?

Sim. O único cuidado seria no caso de, juntamente com a pressão alta, haver a presença das condições enumeradas no item de contraindicações.

Inclusive, segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, o ômega 3 está entre os suplementos alimentares os quais os estudos científicos mostram alguma evidência de discreta redução da pressão arterial.

Quem tem diabetes pode tomar ômega 3?

Sim. Assim como no caso da pressão alta, o único cuidado seria no caso de, juntamente com o diabetes mellitus tipo 2, haver a presença das condições enumeradas no item de contraindicações.

Curiosamente, um estudo publicado em 2018 concluiu que a suplementação pode atuar na prevenção em pessoas com pré-diabetes. 

Além disso, o ômega 3 para diabetes é foco de estudos tanto para a prevenção como para o tratamento, porém mais estudos são necessários.

Quem tem gordura no fígado pode tomar ômega 3?

Sim!! Além disso, de acordo com o Consenso da Sociedade Brasileira de Hepatologia, a suplementação de ômega 3 pode ser considerada como tratamento para gordura no fígado de causa não alcoólica e para níveis altos de triglicerídeos no sangue.

Quer saber mais?

Referências

BECIC, Tarik; STUDENIK, Christian. Effects of Omega-3 Supplementation on Adipocytokines in Prediabetes and Type 2 Diabetes Mellitus: Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Diabetes & metabolism journal, v. 42, n. 2, p. 101-116, 2018.

Chewcharat A, Chewcharat P, Rutirapong A, Papatheodorou S. The effects of omega-3 fatty acids on diabetic nephropathy: A meta-analysis of randomized controlled trials. PLoS One. 2020;15(2):e0228315. Published 2020 Feb 11. doi:10.1371/journal.pone.0228315

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber.  Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019. Disponível em: https://blog.vhita.com.br/omega-3-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

3.7/5 - (8 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

13 comentários em “Quem pode tomar ômega 3?”

    1. Oi Maria,

      O ômega-3 é um tipo de ácido graxo essencial que desempenha um papel importante na saúde geral do corpo, incluindo a saúde cardiovascular e cerebral. Embora alguns estudos tenham sugerido que o ômega-3 pode ter benefícios para a função vascular, isso não significa necessariamente que melhore o desempenho sexual.

      O desempenho sexual é influenciado por diversos fatores, incluindo a saúde geral, os níveis hormonais, o estresse, a relação interpessoal e outros fatores psicológicos e físicos. Melhorar a saúde geral, o bem-estar e a circulação sanguínea por meio de uma dieta saudável e equilibrada, que inclua ômega-3, pode indiretamente contribuir para a saúde sexual.

      No entanto, se você está enfrentando problemas de desempenho sexual, é importante discuti-los com um profissional de saúde, como um médico ou urologista. Eles podem avaliar a situação, identificar possíveis causas subjacentes e recomendar tratamentos ou medidas adequadas, se necessário.

  1. Oi tudo bem eu comecei a tomar ômega 3 e tive muita diarréia e parei, minha mãe também tomou e teve diarréia isso quer dizer que sou alérgica a crustáceos? Nunca comi crustáceos por medo de alergia.

    1. Patricia, tudo bem?

      Ômega 3 é uma gorduraa boa e essencial no cardápio de quem sofre com gota ou com outros tipo de artrite, pois é poderoso anti-inflamatórios e podem ajudar a combater as dores nas articulações.💜

    1. Marlene, tudo bem?

      o ômega 3 é contraindicado para indivíduos alérgicos a peixe e crustáceos, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação.🥰

  2. GOSTARIA DE TOMAR UM COLAGENO PARA AS ARTICULAÇOES MAS COM VITAMINAS ; TOMO FASCIA MAIS O MESMO NAO E PARA ARTICULAÇOES GOSTARIA DA OPINIAO DE VOCES , SOU DIABETICA CONTROLADA , FAÇO CAMINHADA E TENHO 70 ANOS , SOU MUITO VAIDOSA ,ME AJUDEM.

    1. Oie Maria, vou te explicar os principais benefícios do ÁgilPlus: – Contribui para o fortalecimento dos ossos, promovendo maior resistência física;- Auxilia na reposição do colágeno para tratar lesões de cartilagem;- Atua na prevenção e tratamento da osteoartrose e osteoartrite;- Atua na recuperação dos movimentos;- Favorece a reconstrução das cartilagens; – Reduz as dores nas articulações.- Previne lesões nas articulações.

        1. José, tudo bem?

          O ômega 3 é contraindicado para indivíduos alérgicos a peixe e crustáceos, pois é extraído do animal. Em pessoas com hemofilia ou que tenham qualquer outro problema relacionado a coagulação sanguínea, gestantes e pessoas com prótese cardíaca é recomendado o consumo com acompanhamento médico ou nutricional, evitando a auto suplementação. 🥰

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    quinze − oito =


    The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.