Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » Ômega 3 faz mal para o estômago? Quem tem gastrite pode tomar?

Ômega 3 faz mal para o estômago? Quem tem gastrite pode tomar?

Quem tem gastrite pode tomar Ômega 3
4 minutos de leitura

Ômega 3 faz mal para o estômago? 

Será que quem tem gastrite pode tomar ômega 3? Antes de tudo, vamos entender qual a importância desse nutriente, uma vez que a suplementação de ômega 3 promove diversos benefícios à saúde.

Para as gestantes, por exemplo, ele é importante para o desenvolvimento fetal, para o peso ideal ao nascer, menor tempo de internação após o parto e também menor risco de complicações durante a gestação. 

Além disso, para as crianças com transtorno do espectro autista o ômega 3 ajuda na melhora da interação social, no desenvolvimento da linguagem mais cedo, e também na melhora de sintomas comportamentais.

Estamos falando desses dois públicos em especial, porque para esses públicos também são comuns alguns sintomas gastrointestinais, como gastrite e refluxo.

Mas além de gestantes e crianças com autismo, os desconfortos gastrointestinais também são comuns em outros grupos populacionais, como nos idosos, por exemplo.

O que é gastrite?

Em síntese, a gastrite é definida como uma inflamação que pode ocorrer de forma aguda ou crônica na parede do estômago, provocando grandes dores e desconfortos na região abdominal. 

Os sintomas mais comuns relacionados à gastrite envolvem dor e queimação abdominal, azia, náuseas e vômitos.

Porém, outros sintomas podem estar relacionados, sendo necessário sempre um diagnóstico médico para confirmação.

Quem tem gastrite pode tomar ômega 3?

Como mencionamos anteriormente, iremos mostrar a relação dos sintomas envolvendo a gastrite para gestantes e crianças com o transtorno do espectro autista.

Além disso, vamos falar sobre como o suplemento age com relação aos sintomas comuns da gastrite.

Gestação e sintomas gastrointestinais associados ao ômega 3

Um estudo, publicado em 2007, avaliou 57 gestantes e mulheres com crianças de até 6 meses, para avaliar se a suplementação de ômega 3 era bem aceita e se não causaria efeitos colaterais.

Metade das mulheres tomaram ômega 3 enquanto a outra metade não tomou.

O objetivo desse estudo foi comparar os seguintes sintomas: tontura, diarreia, náusea, enjoo, dificuldade em respirar, gosto ruim na boca, azia, refluxo e cansaço. 

Uma vez que esses sintomas são comuns na gestação e estão relacionados ao diagnóstico de gastrite. Como resultado, não encontraram nenhuma diferença no número total de sintomas entre os grupos.

Portanto, a suplementação de ômega 3 foi bem aceita por grávidas, não piorando sintomas de desconforto gastrointestinais. 

Apesar de terem encontrado alguns sintomas nas pessoas que tomavam suplementos de ômega 3, eles não foram associados com a suplementação e sim por algum outro motivo não controlado durante o estudo.

Transtorno do espectro autista e sintomas gastrointestinais associados ao ômega 3

Curiosamente, nas crianças com autismo é comum sintomas de desconforto gastrointestinais, como a gastrite, e, ainda assim, o ômega 3 é uma terapia alternativa muito utilizada e sem associação com a piora desses sintomas.

Contudo, é importante ressaltar que todo tipo de suplementação utilizado deve ser informado para os profissionais de saúde envolvidos no cuidado dessas crianças. 

O mais interessante é que tanto para as crianças quanto para as gestantes, o ômega 3 não piora os desconfortos gastrointestinais, além disso não interfere no tratamento com outros suplementos.

Dicas para evitar desconfortos gástricos associados ao Ômega 3

Embora nos estudos citados anteriormente a suplementação de ômega 3 não tenha mostrado uma piora de sintomas relacionados à gastrite para gestantes e crianças com autismo, isso pode não acontecer na população em geral.

De fato, quando analisamos individualmente, a população em geral, casos de náuseas, diarreia e enjoo são relativamente comuns. 

Por isso, separamos 3 dicas que vão te ajudar muito a evitar os desconfortos gastrointestinais ao toma  ômega 3:

  • Em primeiro lugar, nunca consuma o ômega 3 em jejum;
  • Além disso, prefira consumir o suplemento de ômega 3 junto às principais refeições;
  • E por fim, evite consumir muito líquido no momento em que for tomar o suplemento.

Quer saber mais?

Referências:

NATH, Debdeep. Complementary and alternative medicine in the school-age child with autism. Journal of Pediatric Health Care, v. 31, n. 3, p. 393-397, 2017.

FREEMAN, Marlene P.; SINHA, Priti. Tolerability of omega-3 fatty acid supplements in perinatal women. Prostaglandins, Leukotrienes and Essential Fatty Acids, v. 77, n. 3-4, p. 203-208, 2007.

VHITA. Benefícios do ômega 3: Tudo o que você precisa saber.  Blog Vhita. São Paulo, 21 de maio de 2019.

VHITA. Ômega 3 tem contraindicação? | Entenda aqui as indicações e benefícios!.  Blog Vhita. São Paulo, 06 de abril de 2021.

3.5/5 - (2 voto(s))
Priscila Gontijo Correa

Nutricionista e Mestre em Ciências pela UNIFESP.

Experiência acadêmica em pesquisa científica. Atua como professora convidada em cursos de graduação e pós graduação na área da saúde.

Profissional com sólida formação em pesquisa e inovação. Atua na interseção entre o desenvolvimento de produtos com base em ciências e inovação para a saúde, e o marketing de conteúdo.

Marcações:

18 comentários em “Ômega 3 faz mal para o estômago? Quem tem gastrite pode tomar?”

  1. Meu filho parou tratamento esquizofrenia bipolaridade,Agora trata Omega3-1000mg- vitamina B3 2000mg,e vitamina D3 1000g, está se sentindo ótimo

    1. Ana, tudo bem?

      Pode sim! O consumo do ômega 3 ajuda nos sintomas comuns da gastrite e do refluxo como náusea, diarreia, enjoo, sensação de estufamento e dores abdominais. Nesse caso, recomendamos o consumo de de 2 cápsulas do nosso ômega 3 Vhita que deve ser feito junto às principais refeições.

      Hábitos que você deve evitar: beber muito líquido quando for tomar o ômega 3, consumi-lo em jejum, colocar a cápsula no congelador, tá bem?

      Dá uma olhadinha na página do produto – https://www.vhita.com.br/products/omega-3-capsulas

  2. Boa noite, estou grávida e a médica me passou o Feminis (rica em omega3), tenho enorme dificuldade de engolir capsulas/comprimidos, posso a abrir a capsula??? Obrigada

    1. Oie Marisa,da mesma forma que para depressão, o ômega 3 atua no tratamento e prevenção da ansiedade ajudando a amenizar os sintomas. Recomendamos para esse caso o consumo de 2 cápsulas (2000 mg) do nosso ômega 3 ao dia, que contém 783mg de EPA e 494mg de DHA no total

  3. Tomo omega manipulado, sempre tomo junto com o almoço. Só q Depois de dois meses estou sentindo dores, desconforto estomacal. meu médico recomendou 1 cápsula por dia de 1000 mg
    Ja fiz um teste. Parei de tomar por uma semana. Voltei a tomar e as dores e o desconforto voltaram.
    Que faço?

    1. Mariluci. tudo bem por aí?

      Tente consumir o ômega 3 antes ou após as principais refeições – sempre respeitando o intervalo de pelo menos 30 minutos. Outra alternativa, é guardar o ômega 3 na geladeira e consumi-lo geladinho, isso pode diminuir essa sensação de refluxo que está sentindo 🙂

  4. Boa Noite Eu Tomo O Ômega 3 Trinta Minutos Antes Do Almoço E Trinta Minutos Antes Do Jantar Esta Correto?
    Ou Esta Errado Alguém Pode Me Responder Por Favor Obrigado

    1. Bom dia Aparecida!
      Tudo bem?
      Você sente algum desconforto ao consumir ômega 3 dessa forma? Se não sentir, está perfeito! Pois não existe uma recomendação de melhor horário, desde que você consuma a dose recomendada, está certinha 🙂
      Nossa dica é sempre consumir realmente próximo de refeições grandes e evitar consumir em jejum.
      Qualquer dúvida Aparecida,
      Estamos à disposição!

  5. Nossa eu tenho gastrite nunca tinha pensado se o ômega 3 pode ajudar ou melhorar!! Ainda bem que não tem esta contra indicação, bem legal o texto!!
    Ômega 3 é muito bom para mim, tanto para a memória, para recuperação muscular e também para funcionar o intestino! Eu amo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 5 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.