Pular para o conteúdo
Home » Todos os posts » 10 benefícios do chá verde para a sua saúde

10 benefícios do chá verde para a sua saúde

jarra e xícaras com chá verde
7 minutos de leitura

O chá verde é uma bebida produzida a partir das folhas de Camellia sinensis não fermentadas. Por isso, ele possui a cor original das suas folhas, sendo muito consumido em países da Ásia.

Nos últimos tempos, o consumo do chá verde se propagou em outras regiões do mundo devido aos seus diversos benefícios à saúde, como:

  • reduz a gordura corporal;
  • melhora a disposição;
  • previne a hipertensão arterial;
  • diminui o risco de câncer;
  • entre outros.

Os benefícios do chá verde ocorrem pelo fato das suas folhas conterem cafeína e serem ricas em polifenóis. Destes, as que mais predominam são as catequinas, substâncias com alto poder antioxidante, antiobesidade, antimicrobiano, estimulante e diurético.

Veja a seguir quais são os 10 principais benefícios do chá verde para a sua saúde!

1. Ajuda a emagrecer

O chá verde ajuda na perda de peso por dois motivos: o primeiro porque ele tem efeito diurético, por isso, contribui na eliminação da retenção de líquidos. E o segundo porque ele é rico em compostos bioativos que aceleram o metabolismo.

Dessa forma, ele é um excelente coadjuvante no processo de emagrecimento. Uma vez que ele faz com que o corpo gaste mais energia

2. Previne doenças neurodegenerativas

Os polifenóis contidos no chá verde também possuem importantes efeitos antioxidantes, neuroprotetores e anti-inflamatórios.

Com isso, esses elementos protegem as células cerebrais de degenerações que podem ocorrer devido ao estresse cerebral e processos inflamatórios. Sendo bastante eficazes na prevenção das doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

3. Melhora o desempenho físico

Por conter cafeína, o chá verde tem demonstrado um efeito significativo em se tratando da melhora do desempenho físico em praticantes de atividade física. Além disso, a bebida também parece atuar na redução da fadiga muscular. 

4. Previne o envelhecimento precoce

Como você pode ver, o chá verde possui uma alta quantidade de substâncias antioxidantes. No corpo, elas também atuam na proteção das células contra o efeito dos radicais livres.

Desse modo, o chá também pode ser importante para a prevenção do envelhecimento precoce da pele. Prevenindo, por exemplo, rugas e flacidez.

mulher bebendo chá

5. Regula a pressão arterial

Embora muitos acreditem que o chá verde aumenta a pressão arterial por conter cafeína, alguns estudos têm demonstrado que os polifenóis presentes na bebida reduzem a oxidação, inflamação e melhoram a circulação sanguínea.

O que, consequentemente, controla a pressão arterial. Além do seu efeito diurético, que também é importante para prevenir a constrição excessiva dos vasos sanguíneos.

Por isso, o uso do chá verde para normalizar a pressão arterial em pessoas hipertensas parece ser bastante útil. Até porque, 1 xícara de chá da bebida possui em torno de 3 vezes menos cafeína do que o café.

6. Reduz o risco de câncer

Nas diversas pesquisas que o chá verde foi estudado, já foi possível observar um importante efeito da bebida na redução do risco de diversos tipos de câncer. Sobretudo o câncer de mama, pulmão, estômago, fígado, colorretal e pâncreas.

Além disso, o chá verde também parece ser bastante eficaz para melhorar a qualidade de vida de indivíduos que estão em tratamento oncológico.

Isso se dá pelo fato do seu alto poder anticarcinogênico referente às catequinas e aos outros compostos fenólicos.

7. Previne doenças cardiovasculares

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), atualmente, as doenças cardiovasculares, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infartos, são uma das principais causas de morte no mundo.

No entanto, o chá verde pode ser um importante aliado na prevenção e tratamento dessas enfermidades.

Isso porque, devido a sua alta capacidade antioxidante, ele é capaz de diminuir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue. Os quais são uns dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

8. Diminui o risco de doenças infecciosas

Por ter propriedades antimicrobianas, o chá verde ajuda no combate de doenças infecciosas, como resfriados e gripes. Sem contar que ele também é poderoso no fortalecimento do sistema imunológico.

9. Combate os inchaços

Dentre os componentes do chá verde, um dos que mais se destacam é a cafeína, a qual possui ação estimulante e diurética. Além disso, a bebida também contém teofilina e teobromina, substâncias que estimulam a diurese.

Por essa razão, o chá verde é muito eficaz na diminuição da retenção de líquidos. Sendo um grande coadjuvante para quem sofre de inchaços frequentes.

10. Ajuda na saúde intestinal

Por fim, um dos benefícios do chá verde mais importantes é o auxílio na manutenção da microbiota intestinal.

Isso se dá porque as catequinas, contidas no chá, fortalecem os microrganismos benéficos que existem em nosso intestino. Com isso, é possível manter a boa saúde intestinal e evitar doenças inflamatórias intestinais, como a disbiose. 

Onde comprar o chá verde?

Hoje em dia, o chá verde é facilmente encontrado em diversos tipos de estabelecimentos. Em síntese, é possível comprá-lo em lojas de produtos naturais, farmácias ou supermercados

Podendo ser utilizado nas próprias folhas da Camellia sinensis ou até mesmo em cápsulas, pó solúvel ou sachês de chá.

mulher fazendo chá

Como fazer chá verde?

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas de chá de verde;
  • 1 xícara de 250 ml de água.

Modo de preparo:

Para começar, coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Após fervura, desligue o fogo e coloque as folhas de chá verde. Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

Feito isso, é só coar e beber morno, frio ou gelado. Caso queira, você também pode acrescentar limão espremido, gengibre em pó ou canela para agregar mais sabor.

Quem não pode tomar chá verde?

Apesar dos incríveis benefícios do chá verde, não são todas as pessoas que podem consumi-lo. Logo, ele não é indicado para:

  • grávidas;
  • lactantes;
  • crianças;
  • indivíduos que têm dificuldade para dormir;
  • pessoas com problemas no fígado, rins, alterações na tireoide ou úlceras gástricas.

Além disso, é importante ressaltar que o chá verde também pode reagir com alguns medicamentos e reduzir os seus efeitos.

Desse modo, pessoas que fazem uso de coagulantes, antihipertensivos e antihipoglicemiantes devem consumir o chá verde apenas com recomendação médica.

Quer saber mais?

Referências

LAMARÃO, R. C.; FIALHO, E. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr. v. 22, n. 2, p. 257-269, mar./abr., 2009.

SAIGG, N. L.; SILVA, M. C. Efeitos da utilização do chá verde na saúde humana. Universitas: Ciências da Saúde. v. 7, n. 1, p. 69-89, 2009.

SENGER, A. E. V.; SCHWANKE, C. H. A.; GOTTLIEB, M. G. V. Chá verde (Camellia sinensis) e suas propriedades funcionais nas doenças crônicas não transmissíveis. Scientia Medica. v. 20, n. 4, p. 292-300, 2010.

5/5 - (2 voto(s))

Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP).

Experiência acadêmica em pesquisa científica, trabalhando com projeto sobre tratamento de epilepsia com dieta cetogênica. Atuação em educação alimentar, desenvolvendo curso de capacitação para professores da rede pública sobre nutrição.

Trabalha com marketing de conteúdo, com foco na divulgação de informação de qualidade baseada em ciência sobre alimentação e suplementação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.