Quais são os tipos de colágeno hidrolisado? Confira aqui

| | ,

O colágeno é uma proteína muito importante e encontrada em abundância em animais e humanos, mas sabia que existem alguns tipos de colágeno no nosso corpo? 

Conheça cada um deles a seguir e confira como e por quem eles podem ser usados!

Quais são os tipos de colágeno?

Explicamos sobre os principais tipos de colágeno abaixo, confira:

Colágeno Tipo I 

É o tipo mais comum de colágeno, encontrado em cartilagens fibrosas, ossos, pele, e tendões.

Por passar por um processo de hidrólise onde é quebrado em pedaços menores — para que seja absorvido com mais facilidade —, aí recebe o nome de colágeno hidrolisado.

Colágeno Tipo II 

Abundante principalmente em cartilagens e articulações, está presente, também, nos olhos.

Apesar de ser difícil de ser encontrado, há alguns suplementos que contêm a fórmula capaz de aumentar a produção de colágeno no organismo humano. Ele alivia dores nas articulações, que são associadas à perda de cartilagem. 

Peptídeos bioativos de colágeno 

Por fim, temos os peptídeos bioativos de colágeno. Eles são altamente hidrolisados, ou seja, suas moléculas são quebradas em partículas ainda menores e com uma capacidade de absorção maior.

Não é considerado um tipo de colágeno, mas sim uma forma de apresentação e, por isso, pode ser tanto do tipo I quanto do tipo II. 

Esse colágeno é bastante conhecido e utilizado entre os praticantes de atividades físicas, por ter fácil disponibilidade no organismo.

Colágeno e os tipos de suplementos de colágeno disponíveis.

Principais diferenças entre o colágeno hidrolisado e os peptídeos de colágeno 

Embora os dois tipos de colágeno sofram o processo de hidrólise, os peptídeos bioativos são quebrados em pedaços ainda menores. E por isso, vão ter uma absorção melhor e mais rápida no organismo.

O colágeno hidrolisado é mais indicado para pessoas que sofrem com problemas como a perda de massa óssea, já que a proteína é capaz de aumentar essa massa e reduzir os riscos de fratura. Também pode ser indicado para quem tem problemas como artrite e artrose. 

Já os peptídeos bioativos de colágeno são indicados para quem busca combater o envelhecimento da pele, restabelecer a hidratação e a elasticidade e estimular a produção de colágeno. 

Suplementação de colágeno para atletas 

É comum para quem pratica atividades físicas sofrer com dores e desconfortos em articulações como joelho, mãos, ombros e quadril, por conta do impacto causado pelo exercício. 

O uso da suplementação dos peptídeos bioativos de colágeno irá fornecer aminoácidos ao organismo, para que a proteína seja formada no corpo, como na pele e cartilagem articular, melhorando esses sintomas desconfortáveis. 

Agora que você conhece mais sobre a diferença entre o colágeno hidrolisado e os peptídeos bioativos de colágeno, é hora de pensar em iniciar uma suplementação dessa proteína para receber os benefícios que ela tem a oferecer.

É importante lembrar, porém, que embora o produto seja natural, ainda assim aconselhamos você a buscar ajuda de um nutricionista para que o seu caso seja mais bem avaliado e você possa ingerir o colágeno na dose adequada.

Quer saber mais?

Referências:

MOREIRA, Juliana Aparecida Ramiro; GIUSTI, H. H. K. D.; UNIARARAS, Hermínio Ometto. A fisioterapia dermato-funcional no tratamento de estrias: Revisão de literatura. Revista Científica da UNIARARAS, v. 1, n. 2, 2013.

PÉREZ-SÁNCHEZ, Almudena et al. Nutraceuticals for skin care: A comprehensive review of human clinical studies. Nutrients, v. 10, n. 4, p. 403, 2018.

PROKSCH, E. et al. Oral intake of specific bioactive collagen peptides reduces skin wrinkles and increases dermal matrix synthesis. Skin pharmacology and physiology, v. 27, n. 3, p. 113-119, 2014.

 
Anterior

Chá funcional | Benefícios, malefícios e dicas

Polêmica do ômega 3 para doenças cardiovasculares

Próximo

9 comentários em “Quais são os tipos de colágeno hidrolisado? Confira aqui”

    • Olá Artur!
      Como vai?
      Para a calvície infelizmente não existe nenhum estudo científico demonstrando esse benefício para o colágeno tipo 1. O benefício seria em talvez ajudar a evitar mais a queda. Porém é uma hipótese que ainda não foi validada para homens até o momento.
      Temos um conteúdo sobre o assunto que vai te interessar, se quiser saber mais: https://blog.vhita.com.br/colageno-beneficios-para-homens/
      Inclusive, nele você encontrará um vídeo explicando mais sobre o assunto 🙂
      Qualquer outra dúvida,
      Estamos a disposição Artur!

      Responder
      • Olá equipe do vhita,

        Me chamo Ton e conheci o site de de vocês através de pesquisas buscando informações sobre colágeno. Estou interessado em saber mais sobre o assunto, é possivel me indicarem alguma fonte para me informar?

        Responder
        • Bom dia Ton!
          Que legal! É sempre um prazer levar conteúdo de qualidade para quem se interessa 🙂
          Sobre a indicação, navegue pelo nosso blog que ao final de cada texto possui as referências científicas utilizadas naquele texto. O que nós fazemos aqui no blog é levar conteúdo científico de forma descomplicada para facilitar o entendimento, porém a melhor fonte que poderia ter são esses estudos.
          Caso queira mais estudos sobre determinado assunto, recomendamos a base de dados PUBMED que é a maior biblioteca virtual da área da saúde. O link para o PUBMED é esse: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/.
          O site e os textos são em inglês, mas vale a pena pois todas as novidades confiáveis, estão nesse site :). Caso precise de informações como usar o site, basta responder esse comentário que eu te mandamos diretamente no seu e-mail um passo a passo 🙂

          Responder
    • Boa tarde Carol!
      Como vai?
      Apenas o peptídeo possui realmente um efeito na melhora da aparência da pele, o colágeno hidrolisado não trará nenhum benefício além do aumento de proteínas da dieta.
      E a dose recomendada do peptídeo bioativo de colágeno pra esse resultado é de 2.5 g.

      Responder

Deixe um comentário